Saiba porque ter mais visualizações no YouTube é o MENOS importante no começo de seu canal
Ter mais visualizações é o menos importante? Como assim?
Geralmente, quando começamos um canal, o que mais queremos é que as pessoas vejam nosso conteúdo. Não é isso que você quer também?
Mas e se você descobrisse que ter mais visualizações no começo de seu canal no YouTube, dependendo de alguns fatores, pode ser ruim? Calma, primeiro, vamos entender quando é ruim ter muitas visualizações e quando não.
Você compra visualizações
Bem, como sabemos, muitas pessoas ficam desesperadas por ter mais visualizações. E isso faz com que conseguir mais visualizações seja o objetivo de vida de seu canal no YouTube. Como o canal ainda é novo, dificilmente vai ter muitas visualizações nesse começo. Mas o dono do canal não vê que existe um caminho a ser percorrido e quer ter já muitas visualizações.
E aí começam a surgir em sua mente, pensamentos “do lado negro da força,” sobre como conseguir essas visualizações. Você começa a pesquisar na internet como ter mais visualizações em seu canal e aí encontra um montão de websites que prometem visualizações fáceis a preços módicos. Parece um negócio imperdível!
E aí você escolhe um desses serviços, contrata certo número de visualizações, dentro do seu orçamento e espera os resultados. Horas depois, você vai conferir os resultados e vê que aquele vídeo que antes tinha poucas visualizações, agora está repleto delas. Que felicidade! Bom, mas realmente você não deveria estar tão feliz assim. Sabe por que não?
Primeiramente, porque você está oficialmente mudando os resultados de seus vídeos usando meios artificiais, o que é proibido pelas regras do YouTube. E depois, porque essas visualizações na maioria dos casos, não são de pessoas reais. São geradas por meios automatizados. Ninguém dessas “pessoas” que visualizaram irá se inscrever em seu canal ou interagir de alguma forma.
Em outras palavras, seu canal realmente não saiu do lugar. Apenas, para manter a aparência, ele está bonito de se mostrar a outras pessoas. Você pode dizer “veja como meus vídeos fazem sucesso.” Mas que sucesso?
Quem compra visualizações não sai do lugar. É como dizer que você já dirigiu um avião, mas na verdade o que fez foi usar um simulador.
Então, se você compra visualizações, saiba que isso não ajuda, só atrapalha.
Você faz campanhas do YouTube Ads desde os primeiros vídeos
Bom, nesse caso, a principal diferença entre comprar visualizações e fazer uma campanha do YouTube Ads é que pelo menos as visualizações são reais. E são mesmo!
Mas, mesmo assim, temos um problema aí: o Google, dono do YouTube, mostra sim seus vídeos impulsionados por campanhas para mais pessoas. Porém, se você analisar os resultados dessa campanha em seu YouTube Analytics, vai perceber que mesmo conseguindo mais visualizações, outras métricas muito importantes estarão com números muito, muito baixos. E isso é um problema. Vamos falar dessas métricas brevemente agora.
Retenção: é o tempo em que uma pessoa permaneceu vendo seu vídeo, sem parar. Por exemplo, se seu vídeo tem 10 minutos, uma pessoa viu seu vídeo por 4 minutos, do começo até o minuto número 4, então a retenção foi de 40%.
Watch Time: se refere ao tempo total assistido. Por exemplo, você pode ter assistido aos 4 primeiros minutos de um vídeo e depois ter ido direto para o final do vídeo, vendo os últimos dois minutos. Seu watch time foi de 6 minutos no total.
Essas duas métricas deveriam ser sua obsessão, principalmente no começo de seu canal. Justamente porque hoje em dia existem muitas maneiras de manipular o número de visualizações, o YouTube passou a valorizar o tempo em que as pessoas passam vendo os vídeos, em lugar de contabilizar o número de pessoas que viram um vídeo.
Atualmente, para o YouTube, se você assistiu um vídeo todo ou quase todo, significa que você gostou do vídeo. E se você gostou significa que foi importante para você. E se foi importante para você, então o YouTube vai te recomendar outros vídeos desse canal e canais parecido pra você. E como o YouTube estará recomendando os vídeos desse canal a você, o canal irá receber mais visualizações suas e de outras pessoas que também gostam do conteúdo.
Viu como funciona para se ter mais visualizações?
Você precisa fazer com que as pessoas não queiram ir embora do seu vídeo e de preferência que não fiquem pulando partes de seu vídeo, que o assistam do começo ao fim. E quanto mais pessoas permanecerem vendo seus vídeos, mais relevante seu canal será para elas e para o YouTube e como consequência, seu canal terá mais visualizações.
O problema de se fazer uma campanha paga para que o YouTube mostre seu vídeo está aí. Os vídeos, por mais que você prepare bem a campanha, nem sempre chegam para as pessoas certas, nem é mostrado da maneira certa. Assim, você vai perceber que seu vídeo recebeu várias novas visualizações, porém o tempo de retenção vai diminuir drasticamente. Quem viu o vídeo, assistiu por alguns segundos ou por poucos minutos e foi embora.
E o resultado? O YouTube vai entender que seu vídeo e por fim, seu canal, não são relevantes. E com isso, seu canal vai ser menos recomendado pelo YouTube e vai ficar mais dependente de campanhas pagas. Cruel, não é mesmo?
Isso o Google jamais irá admitir, mas na prática é exatamente o que acontece na prática. Faça uma experiência. Compare a retenção e watch time de um vídeo em que você fez uma campanha patrocinada com outro que você não fez. Veja os resultados.
Conseguir mais visualizações deve ser consequência
Se você quer mais visualizações, trabalhe primeiro seus números de retenção e watch time. Faça com que seu público permaneça em seu vídeo o máximo possível e de preferência que veja outro vídeo depois. É isso o que vai fazer com que, COM O TEMPO, seu canal seja recomendado pelo YouTube e com isso você ganhe muito mais visualizações por vídeo.
Então lembre-se: a luta é para manter o público, seja do tamanho que for, vendo seus vídeos, o máximo de tempo possível. Esqueça as visualizações no começo!
Sim, é difícil não pensar nisso, mas acredite, vai valer muito a pena!
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