Viver de YouTube – Ser Youtuber pode ser uma profissão em tempo integral pra você?

Você já se perguntou se ter o YouTube como trabalho é possível e como é uma carreira em tempo integral? Em caso afirmativo, você veio ao lugar certo.

Vá para qualquer escola de ensino fundamental ou médio e pergunte aos alunos como eles gostariam que fosse seu trabalho quando ficassem mais velhos. Provavelmente, um grande segmento de alunos dirá que deseja ser YouTubers. Mas essa é uma meta realista ou seria melhor esses alunos tentarem uma carreira em uma indústria tradicional?

Neste artigo, você aprenderá:

O YouTube pode ser um trabalho em tempo integral?
O YouTube é um bom trabalho?
Como fazer do YouTube uma carreira

Continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre como ser um YouTuber em tempo integral.

O YouTube pode ser um trabalho em tempo integral?

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Então, o YouTube pode ser um trabalho em tempo integral? Afinal, sempre que você ouve falar do YouTube na mídia convencional (por motivos positivos), eles costumam chamar a atenção para o fato de que muitos criadores de conteúdo são muito ricos.

O YouTube pode ser um trabalho de tempo integral. A plataforma gera tanta (senão mais) atenção quanto a TV e Hollywood e só continua crescendo. Se você se esforçar muito e for inteligente para gerenciar o dinheiro que ganha com o YouTube, poderá criar uma carreira fantástica para si mesmo.

Com isso dito, é importante reconhecer que a taxa de sucesso não é tão alta quanto pode parecer. A grande maioria dos criadores de conteúdo nunca ganhará dinheiro suficiente no YouTube para poder trabalhar em tempo integral.

À medida que a plataforma continua a crescer, mais criadores terão a capacidade de fazer do YouTube seu trabalho em tempo integral. No entanto, o sucesso não é garantido. Portanto, se você deseja tentar ganhar uma renda em tempo integral no YouTube, reconheça que participará de uma batalha difícil que muitos já tentaram e falharam.

O YouTube é um bom trabalho?

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Você pode estar se perguntando: o YouTube é um bom trabalho? Afinal, uma coisa é ser capaz de ter uma renda em tempo integral no YouTube, mas não adianta fazer isso se o trabalho vai deixá-lo infeliz o tempo todo.

Se você olhar para o YouTube através das lentes tradicionais de uma maneira imparcial, provavelmente concluirá que o YouTube não é um bom trabalho. As pessoas julgam você e seu trabalho diariamente, a carga de trabalho pode ser intensa e sua renda pode tecnicamente desaparecer a qualquer momento.

No entanto, se você é alguém que valoriza o controle e a liberdade, há uma boa chance de que os aspectos positivos de ter o YouTube como trabalho superem os negativos. Isso é especialmente verdadeiro se você for uma pessoa criativa com uma mente estratégica e não se importa em ficar sem uma renda garantida.

No final do dia, tudo se resume ao tipo de pessoa que você é. Muitas pessoas pensam que gostariam de ser um criador de conteúdo em tempo integral, apenas para perceber que é muito trabalhoso e exige muita atenção. Para a maioria das pessoas, ter um emprego tradicional das 9 às 5 leva a uma felicidade geral com base na estabilidade e facilidade de trabalho oferecidas.

Como fazer do YouTube uma carreira

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Tornar o YouTube sua carreira é possível, mas exigirá muito trabalho. Se, no entanto, você fizer as coisas certas, a carga de trabalho pode ser muito gerenciável e você pode evitar atividades que desperdiçam tempo e que não levarão a resultados positivos.

Veja como fazer do YouTube uma carreira:

  1. Defina o seu sucesso
  2. Selecione uma direção
  3. Pesquise sua competição
  4. Planeje sua marca
  5. Pesquisar tópicos de vídeo
  6. Crie conteúdo de alta qualidade
  7. Priorize SEO
  8. Construir relacionamentos
  9. Use as redes sociais
  10. Repita o processo de forma consistente
  11. Seja paciente

Vamos discutir cada uma dessas etapas com mais detalhes.

1. Defina o que é sucesso para você

Para começar o processo de fazer do YouTube sua carreira, você deve primeiro definir qual é sua definição de sucesso.

Para algumas pessoas, o sucesso no YouTube pode ser definido como tendo uma pequena sequência de espectadores dedicados que os apoiam com sua atenção.

No entanto, se você quer mesmo fazer carreira fora do YouTube, sua definição de sucesso deve corresponder a esse objetivo. Você deve definir objetivos claros e as etapas que deve executar para atingir esses objetivos. Dessa forma, você pode criar uma estratégia que o ajudará a progredir em áreas que terão impacto sobre seus objetivos.

2. Selecione uma direção

Para construir um público, você deve saber qual público deseja atrair. Sabendo disso, você deve selecionar uma direção para seu canal no YouTube, determinando seu nicho e definindo seu público-alvo ideal.

Muitos criadores de conteúdo tentam operar diversos canais. Canais variados enviam todos os tipos de vídeos, desde jogos vamos jogar a vlogs. O problema com essa abordagem é que esses canais geralmente acabam com uma audiência segmentada e inativa. É por isso que você deve determinar em qual nicho gostaria de fazer parte e os vídeos que gostaria de criar.

Lembre-se de que sua meta é ser capaz de obter uma renda que possa substituir a que seu emprego (ou futuro emprego) proporciona. Se você vai fazer vídeos para crianças, que provavelmente não comprarão produtos afiliados, por exemplo, você precisará concentrar sua atenção em obter o máximo de visualizações monetizadas possível.

3. Pesquise sua concorrência

Uma das melhores maneiras de criar um plano de ação para seu canal é observar o que seus concorrentes estão fazendo. Especificamente, você deve olhar para grandes canais em seu nicho selecionado e tomar nota do que eles estão fazendo.

Pense nisso – esses grandes canais conseguiram fazer o que você deseja – aumentar e gerar receita com seu público. Observando a engenharia reversa desses canais, você pode determinar o que deve ser feito para obter um resultado semelhante.

Anote seus concorrentes:

  • Apresentação de vídeo
  • Tópicos de vídeo
  • Programação de upload
  • Idade do canal
  • Métodos de monetização
  • Métodos de marketing

Esses itens o ajudarão a traçar a estratégia que você seguirá para fazer do YouTube sua carreira.

4. Planeje sua marca

A maneira como você apresenta sua marca terá um impacto em sua capacidade de aumentar o público e ganhar dinheiro com seu conteúdo. Se você não criar elementos de branding profissionais para seu canal, ele parecerá pouco profissional e amador.

Os elementos da marca incluem:

  • Banners do canal do YouTube
  • Exibir fotos
  • Elementos inseridos no vídeo (terços inferiores, transições etc.)
  • Vídeo introduções e outros

Todos esses itens em seu canal devem permanecer consistentes e de alta qualidade se você deseja que as pessoas levem seu canal a sério. Os amadores podem ignorar essas coisas – você não pode, porque seus objetivos são diferentes dos deles.

5. Pesquisar tópicos de vídeo

Antes de pegar sua câmera e pressionar gravar, você precisa saber sobre o que serão seus vídeos. Da mesma forma, se você deseja que seus vídeos sejam vistos, você deve criá-los sobre tópicos de interesse do seu público-alvo.

Existem muitas maneiras de pesquisar tópicos de vídeo para seus vídeos. Você pode olhar para os canais concorrentes e ver quais vídeos eles enviam, ou você pode se tornar um membro de vários fóruns de nicho específico para ter uma ideia dos tópicos nos quais seu público está interessado.

Como alternativa, outra opção que foi determinada como uma ótima estratégia de pesquisa de tópico é observar quais palavras-chave o YouTube sugere como sugestões automáticas ao inserir palavras na barra de pesquisa do YouTube.

6. Crie conteúdo de alta qualidade

As pessoas visitam o YouTube para assistir a vídeos de alta qualidade, pura e simplesmente. Portanto, se você deseja que essas pessoas assistam aos seus vídeos e o apoiem financeiramente, você deve garantir a criação e o upload de conteúdo de alta qualidade.

Agora, você provavelmente está se perguntando: o que exatamente é conteúdo de alta qualidade? Bem, o conteúdo de alta qualidade possui uma combinação de:

  • Alto valor educacional ou de entretenimento
  • Valor de produção de alta qualidade
  • Apresentação consistente

Ao criar vídeos, você deve garantir que eles contenham esses elementos. Ou seja, seus vídeos devem entreter ou educar seu público-alvo, devem ter uma ótima aparência e som, e devem ser apresentados de forma semelhante a envios anteriores.

7. Priorizar SEO

Se você olhar para muitos canais grandes no YouTube, notará que eles tendem a usar títulos que chamam a atenção. Eles fazem isso para incentivar os usuários do YouTube a clicar e assistir a seus vídeos, o que faz sentido. No entanto, essa não é a maneira ideal de dar um título aos seus vídeos quando você está apenas iniciando o seu canal.

Você vê, uma das melhores maneiras de obter espectadores inicialmente é por meio dos resultados de pesquisa do YouTube. A única maneira de seus vídeos aparecerem nos resultados da pesquisa para que os espectadores os encontrem, no entanto, é priorizando o SEO.

O ideal é que os títulos, descrições e tags de seus vídeos contenham palavras-chave relevantes que descrevam o assunto de seus vídeos. Isso ajudará o YouTube a determinar do que tratam seus vídeos, para que possam ser classificados e entregues aos espectadores interessados ​​nesses tópicos de maneira mais eficaz.

8. Construir relacionamentos

Hoje em dia, uma das melhores maneiras de aumentar o público é colaborar com outros criadores de conteúdo do YouTube. Mas para colaborar com outros criadores, um relacionamento deve primeiro ser formado, explicando assim a importância de construir relacionamentos.

Relacionamentos com outros criadores de conteúdo podem ser construídos comentando em seus vídeos, interagindo com eles nas redes sociais e até mesmo conversando com eles em plataformas como o Discord. Na verdade, é exatamente isso que os maiores criadores de conteúdo fazem – conversam e se relacionam regularmente.

Na mesma linha, você também deve construir relacionamentos com seu público. Sempre responda aos comentários deles, interaja com eles nas redes sociais e considere a geração de leads e a criação de uma lista de e-mail para enviar e-mails personalizados.

9. Use a mídia social

Falando em mídia social, você deve usá-la. É claro que há alguns aspectos negativos em fazer isso, mas usar a mídia social apresenta muitos benefícios positivos que não podem ser ignorados se você estiver procurando construir uma audiência e fazer do YouTube seu trabalho e carreira em tempo integral.

Muitos vídeos com bom desempenho geralmente o fazem porque ganharam força em plataformas de mídia social como Twitter ou Facebook. Claro, muitos esforços promocionais serão ineficazes, mas a oportunidade está sempre presente.

Além de promover seus vídeos, você deve usar as mídias sociais para se envolver com seu público-alvo. Por exemplo, você pode responder a tweets de seguidores de contas do Twitter que postam vídeos semelhantes aos seus no YouTube ou gostam de suas postagens no Instagram.

Com o tempo, as pessoas começarão a segui-lo e a se envolver com suas postagens em suas contas de mídia social. Quando isso acontecer, você pode direcionar essas pessoas para seus vídeos do YouTube, o que levará a um aumento nas visualizações, assinantes e receita.

10. Repita o processo de forma consistente

Como foi dito acima, o YouTube dá muito trabalho. Você não pode criar e publicar um vídeo, promovê-lo nas redes sociais e esperar que as visualizações e o dinheiro entrem. Para fazer do YouTube sua carreira, você deve aparecer e trabalhar todos os dias.

A maioria dos YouTubers em tempo integral desenvolve estratégias, programações diárias e rotinas que lhes permitem fazer as coisas necessárias para criar vídeos e aumentar o público todos os dias. Nunca é demais afirmar o quanto a disciplina e a organização são importantes para se manter a consistência.

Comece determinando quanto tempo você leva para gravar, editar, otimizar e promover um único vídeo do YouTube. Em seguida, tente tornar o processo mais eficiente e crie um cronograma com base nos resultados de suas descobertas.

11. Seja paciente

Quer saber por que tantas pessoas lutam para fazer carreira no YouTube? Tudo se resume a uma falta de paciência. As pessoas começam um canal, criam vídeos e desistem depois de alguns meses, quando alcançam os resultados esperados.

O YouTube é um jogo de longo prazo sem garantia de sucesso. Se você não quiser ser paciente, terá dificuldade em se tornar um YouTuber em tempo integral. 99,9% dos criadores em tempo integral criaram vídeos por vários anos antes de começar a fazê-lo como carreira – você estaria disposto a fazer isso?

Você precisa ser honesto consigo mesmo – você está disposto a ser paciente e empenhar-se no trabalho necessário, mesmo quando não está alcançando os resultados desejados? Muitos criadores diriam que estão dispostos a passar por tempos difíceis, mas poucos acabam por fazê-lo.

Ser YouTuber é um trabalho?

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A esta altura, você deve estar se perguntando: ser YouTuber é um trabalho? Afinal, muitos YouTubers parecem levar uma vida de luxo. Esta percepção é realidade? Ou ser criador de conteúdo é uma profissão ocupada e desafiadora?

Simplificando, ser um YouTuber não é apenas um trabalho – são vários trabalhos. Veja, como criador de conteúdo, você será responsável por realizar muitas tarefas. Essas tarefas geralmente são realizadas por profissionais que dedicam sua vida a se concentrar em uma habilidade específica.

Algumas tarefas que os criadores de conteúdo no YouTube precisam fazer incluem:

  • Planejamento e pesquisa
  • Redação e esboço de roteiros
  • Produção de vídeo
  • Edição de vídeo
  • Edição de áudio
  • Design gráfico
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Todas essas tarefas são feitas por freelancers e em agências de marketing. Muitos criadores de conteúdo geralmente terceirizam essas tarefas para freelancers e agências quando têm capital para fazê-lo.

Portanto, sabendo que os criadores devem aprender muitas habilidades diferentes e realizar todas essas tarefas, é fácil ver como ser um YouTuber pode ser considerado um trabalho. Embora seja um trabalho divertido, é difícil que requer muito tempo e esforço.

Em resumo

Agora você conhece a realidade de ter o YouTube como trabalho. O YouTube pode ser uma carreira em tempo integral, mas é preciso muito trabalho para colocar você e seu canal na posição de ganhar uma renda em tempo integral com a criação de conteúdo. No entanto, se você fizer as coisas certas e persistir, não há como dizer onde você e seu canal irão parar no futuro.

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