10 maneiras de conseguir boas negociações com influenciadores digitais

Depois de um ano em que a maioria de nós passou mais tempo nas mídias sociais do que nunca, não é surpreendente que 63% dos profissionais de marketing pretendam aumentar seu orçamento de marketing de influenciador no próximo ano. Na verdade, como muitos de nós estávamos separados pela distância física, olhamos cada vez mais para os influenciadores que seguimos para sentir essa conexão pessoal.

Na taxa de crescimento atual, a indústria de marketing de influenciadores está a caminho de se tornar uma indústria de $ 15 bilhões de dólares em 2022. No entanto, apesar desse crescimento e dos orçamentos de marketing de influenciadores cada vez maiores, muitas marcas permanecem incertas quanto à melhor maneira de abordar e negociar com os influenciadores. Mas acertar esses contratos de influenciador é fundamental; Afinal, 89% dos profissionais de marketing dizem que o ROI do marketing influenciador é comparável ou melhor do que outros canais de marketing.

Se você planeja investir em mais marketing de influenciador este ano, mas não sabe como negociar com influenciadores, leia nossas 10 maneiras mais eficazes de negociar contratos com influenciadores.

# 1 Determine seus objetivos de marketing

Sem um objetivo claro para sua campanha, será difícil saber quais áreas da parceria estão em negociação e quais são inegociáveis. Os cinco principais objetivos de marketing do influenciador são o conhecimento da marca, alcançar um novo público, gerar vendas, melhorar a defesa da marca e geração de leads. Por exemplo, se o objetivo principal da sua marca é gerar vendas, valeria a pena incluir um código de cupom multiuso para seu influenciador compartilhar com seus seguidores. Neste caso, não seria útil limitar esse código a um o uso do tempo, pois isso prejudicaria sua capacidade de medir a eficácia da campanha ao longo do tempo.

# 2 Faça sua pesquisa

61% dos profissionais de marketing concordam que é difícil encontrar os melhores influenciadores para uma campanha – e fazer a escolha errada pode configurar sua campanha para o fracasso desde o início.
Você terá mais sucesso ao negociar seus contratos de influenciador e executar sua campanha se entrar na parceria com um forte entendimento do influenciador, de sua marca e de seus seguidores.

A Warp Media pode ajudar as marcas a identificar os influenciadores certos para trabalhar, mas também é possivel fazer uma pesquisa diretamente no Instagram, YouTube ou TikTok.

 

# 3 Desenvolva um relacionamento autêntico com o influenciador

Depois de identificar os influenciadores com os quais gostaria de fazer parceria, siga e comece a se envolver com eles nas plataformas sociais de sua escolha. Se os influenciadores com quem você deseja trabalhar estão no TikTok, agora é a hora de criar uma conta e começar a experimentar. Desenvolva relacionamentos reais por meio de interesses semelhantes, experiências compartilhadas ou investimento geral no conteúdo que estão criando. Seu influenciador estará muito mais aberto ao seu argumento de venda se você já estiver no radar dele.
Seguir um influenciador e se envolver em seu conteúdo desde o início também pode ajudá-lo a identificar sinais de influenciadores falsos ou engajamento inautêntico. Verifique suas postagens em busca de comentários inautênticos, um grande número de seguidores em novas contas ou picos repentinos no engajamento.

# 4 Crie um argumento de venda específico e personalizado para sua marca

Uma das melhores maneiras de abrir uma negociação de contrato com um influenciador é com um argumento de venda específico para suas necessidades e elaborado para a marca dele. Ao envolver um influenciador pela primeira vez, compartilhe seu conhecimento sobre o trabalho dele e por que você acha que ele seria uma boa opção para sua marca. Isso pode incluir uma apreciação de sua criatividade, seu forte senso de comunidade ou os valores de sua marca.

Deixe claro seus objetivos com a campanha que está negociando. Você pode deixar isso em aberto durante a negociação, mas delinear sua posição no início lhe dará uma base sólida para construir sua campanha. Os fatores a serem considerados em seus contratos de influenciador incluem:

Termos de pagamento
Quantidade de cobertura da marca ou número de postagens patrocinadas
Quantidade de controle sobre o script
Direitos de uso de conteúdo

# 5 Corresponder orçamento + valor

Claro, o marketing só tem sucesso enquanto não custar mais do que o retorno que você obtém, mas é importante que os profissionais de marketing tenham em mente que influenciar é um trabalho e seus parceiros precisam ser pagos de forma justa pelo que fazem. Valorizar o valor deles não apenas definirá sua parceria para o sucesso de longo prazo, mas também ajudará a garantir que você receba o melhor conteúdo possível para o influenciador.
Se você está em dúvida sobre como propor um preço razoável, aqui estão algumas dicas para manter em mente:

Lembre-se de que a principal ferramenta de negociação de um influenciador é seu público. A audiência manda.

Os pagamentos ou incentivos devem estar diretamente relacionados ao seu público, alcance potencial e taxa de engajamento do público.
A Hootsuite recomenda a fórmula: $ 100 por 10, 000 seguidores + extras = taxa total. Essa fórmula, no entanto, é mais aplicável ao mercado dos Estados Unidos, além de levar em conta o número de seguidores em lugar da audiência. Dentro do mercado brasileiro, recomendamos que você considere entre R$0,03 a R$0,08 por visualização, no caso do YouTube.

# 6 Considere vantagens e incentivos

A troca monetária não é a única maneira de pagar um influenciador, e toda e qualquer forma de incentivo deve ser incluída no seu contrato antecipadamente. Outras formas de pagamento podem incluir:

*Produtos grátis
*Vales-presente para sua loja
*Pagando as despesas de uma sessão de fotos ou as despesas de viagem de um influenciador para participar de um evento da marca
*Pagar uma comissão por cada venda que o influenciador fizer. Cuidado com essa forma de incentivo. Procure misturar essa estratégia com alguma compensação adicional, como uma das opções acima, ou uma compensação financeira.

Lembre-se: o influenciador vê uma campanha como o uso de um espaço publicitário. Espaço que precisa de ser remunerado apropriadamente. Monetizar o influenciador “por resultados” só deve ser aplicado se você também está oferecendo uma compensação adicional.

# 7 Não reprima a criatividade deles

 

O criativo do seu influenciador não se parecerá exatamente com o criativo da sua marca – mas isso é uma coisa boa. Lembre-se de que o influenciador conhece melhor seu público, e o público provavelmente o segue porque aprecia a abordagem criativa do influenciador. O gráfico acima mostra as preferências de criativos para todos os usuários de mídia social, mas o público do seu influenciador pode ser diferente. Ouça as recomendações do influenciador sobre o tipo de conteúdo com o qual seus seguidores estão mais engajados – sejam imagens, vídeos, histórias ou conteúdo ao vivo.

Colocar muitas restrições em torno da criatividade pode não apenas levar à alienação do público que você está tentando atrair;
também pode azedar o relacionamento com um influenciador que você trabalhou tanto para desenvolver.

É razoável compartilhar a missão, os valores e as diretrizes visuais de sua marca – mas resista a exigir que o influenciador se afaste muito da estética de sua marca.

 

# 8 Siga as métricas

 

Desde o início de sua campanha, desenvolva uma lista de métricas para rastrear e compartilhar esses indicadores-chave de desempenho com seu influenciador. Assim que a campanha terminar – forneça essas métricas internamente e com o influenciador em uma análise resumida. Isso vai ajudar ao influenciador a ver que seu conteúdo funciona ou em que pontos ele ou ela pode melhorar quando estiver anunciando um produto ou serviço.

75% dos profissionais de marketing relatam que a taxa de engajamento é a métrica mais comum usada para medir o sucesso da campanha do influenciador.
Além das métricas, você também pode considerar o seguinte:

Os objetivos de negócios estão sendo alcançados?
Com que eficácia esta campanha está ajudando a atingir as metas de marketing?
O influenciador atuou conforme o acordo declarado?

Se as métricas não atenderem às suas expectativas, pode valer a pena rever seus acordos futuros, para ver se você pode chegar a um contrato que irá atender melhor às suas necessidades – ou pelo menos oferecer aprendizados importantes para futuros contratos com influenciadores.

# 9 Cubra suas bases

Ao negociar contratos de influenciador, é importante abordar como você lidará com quaisquer possíveis contingências que possam surgir.
Embora esperemos que todas as parcerias de influenciadores funcionem com sucesso, há momentos em que você precisará se afastar e deseja ter certeza de que está legalmente aberto para isso. Em certos casos, sua marca pode incluir um contrato de não divulgação, uma cláusula de exclusividade ou uma cláusula de rescisão.

Adicionalmente, é recomendável que os influenciadores revelem postagens patrocinadas, portanto, certifique-se de que seu influenciador anuncie sua parceria com as tags ou menções corretas.

 

# 10 Colaborar novamente

 

Não pense em uma campanha com certo influenciador como uma ação isolada.
Na verdade, as melhores parcerias com influenciadores são de longo prazo. Você pode otimizar sua parceria para obter resultados desenvolvendo parcerias de embaixador da marca de longo prazo, permitindo que marcas e influenciadores criem consistência e afinidade de longo prazo entre seus seguidores.
Com a ascensão da Covid e as pessoas gastando cada vez mais tempo em seus telefones, os influenciadores estão se tornando cada vez mais parte da vida digital dos consumidores. De acordo com a pesquisa GlobalWebIndex, 96% dos consumidores que seguem os influenciadores estão se envolvendo mais ou na mesma medida que antes do surto do coronavírus.
Como a influência do marketing influenciador não mostra sinais de desaceleração, as marcas estão dobrando seus esforços com orçamentos maiores e mais, campanhas maiores e parcerias com embaixadores da marca. Mas com tanta concorrência lá fora, as marcas estão disputando a atenção dos melhores influenciadores. Em 2021,
as marcas precisarão conhecer as maneiras mais eficazes de negociar com influenciadores para se destacar na multidão.

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fonte: socialmediastrategiessummit.com

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