Assessoria para YouTubers: o que é midia kit? vale a pena fazer um?
Se você é criador de conteúdo, seja com um blog, uma rede social ou o Youtube (que não é rede social é midia social), pode ser que alguma empresa já tenha te perguntado: “você tem midia kit?” Mas o que é midia kit e será que vale a pena você ter um? Vejamos.
Primeiro, vamos definir o que é midia kit. Podemos dizer que se trata de um “documento” por assim dizer, que mostra dados interessantes sobre o meio de comunicação (ou os meios) que você usa para transmitir seu conteúdo.
Por exemplo, um Youtuber pode mostrar dados estatísticos que mostram que o canal dele tem um audiência interessante para uma ação publicitária. Geralmente, esses dados incluem:
- Quem é você, sua experiência no assunto em que você aborda: é interessante mostrar que você sabe do que está falando. Você faz isso mostrando o tempo que você tem estudando ou trabalhando com o tema em questão. Isso ajuda a valorizar o conteúdo que você produz.
- Quantidade de inscritos no canal (se for Youtube por exemplo) – esse dado costuma impressionar se for alto, porém não deveria ser levado tanto em conta, pois um canal pode ter milhares de inscritos “fantasmas”, ou seja, pessoas que já não acompanham a muito tempo, porém ainda não se desinscreveram ou simplesmente esqueçaram de fazer isso. Aí o que ocorre é uma quantidade grande de inscritos, mas vídeos que são vistos por uma quantidade bem pequena em proporção com a quantidade de inscritos. E esse indicador é bem negativo para um anunciante em potencial.
- Quantidade de visualizações mensais: esse número é importante porque mostra a audiência que o canal recebe (ou o blog). Com esse dado, um anunciante pode ter uma ideia de quantas pessoas ele poderá atingir com uma ação. Mas o próximo dado é ainda mais importante.
- Público por gênero e idade: em média, quem são as pessoas que acessam seu conteúdo? Homens adultos, jovens, crianças, mulheres adultas? Essa informação é muito importante, porque indica ao anunciante com “quem ele estará falando” durante a campanha. Não adiantaria por exemplo para uma empresa que vende lingeries anunciar em um canal cujo público em sua maioria são adolescentes do sexo masculino. Eles não são o público com potencial de comprar esse produto.
- Parcerias e Eventos: você também pode mostrar quais as parcerias que seu canal/blog tem, como alguma Network que você participe, Assessoria que cuida de sua imagem (nesse caso coloque o contato da Assessoria no midia kit). E se você costuma participar de eventos da sua área, é legal mostrar que você está sempre se atualizando (você pode incluir fotos do evento).
- O motivo de valer a pena te contratar: nessa parte você pode usar um pouco dos pontos anteriores e criar um texto bem interessante e persuasivo para mostrar que realmente vale a pena contratar você para ações publicitárias ou para outros tipos de eventos.
- Formas de contratação: nessa parte muitos midia kits colocam as maneiras em que um anunciante pode contratar, às vezes inclusive, propondo “pacotes” como: falar do produto anunciado durante um vídeo, usar um produto durante um vídeo, fazer uma análise do produto, colocar um banner durante o vídeo ou uma combinação de todo o anterior. Algumas pessoas colocam nessa parte o valor de cada pacote. Outros indicam como o anunciante pode ter informação sobre valores. Se você trabalha com uma assessoria, é sempre melhor deixar os valores para serem passados por eles, pois pode ser que existam outros detalhes a serem negociados e eles poderão ver qual a melhor opção para você e seu canal.
- Contato: como comentamos anteriormente, caso você conte com uma assessoria, é ideal deixar o contato dela nesse espaço. Se vê profissional e inclusive passa a informação de que você é um profissional que se preocupa por sua carreira. Caso você não tenha assessoria, aí sim você vai usar seus contatos nessa parte.
Ter uma Assessoria mostra para um anunciante em potencial que você é um profissional e se preocupa por sua carreira. Isso valoriza seu conteúdo e com certeza, o preço que você irá cobrar.
VALE A PENA FAZER UM MIDA KIT?
Isso depende. De quê? Do ponto em que está o veículo de midia que você usa (canal do Youtube, blog, etc). Se você está no começo e ainda não tem uma audiência bem estabelecida, fazer um midia kit ainda não é para você, pois um anunciante teria poucos argumentos para te contratar.
Um midia kit é indicado para criadores de conteúdo que já pelo menos começaram a fidelizar um público e já tem uma boa quantidade de visualizações mensais naquilo que produzem. Não estamos falando em milhões de visualizações, mas mesmo assim, é importante que seja uma quantidade que convença uma empresa a te contratar. Lembre-se que nesse caso, a empresa vê você como uma opção ou até um concorrente de outras maneiras de anunciar, como o Google Adwords ou o Facebook Ads. Essas plataformas de anúncios geralmente entregam milhares de visualizações em um anúncio. Investir em você precisa valer a pena quando a empresa te comparar com essas plataformas de anúncios.
Ou seja, se você está começando a criar conteúdo, espere um pouco até criar seu midia kit. E se você já tem um público bem definido e fidelizado, faça um bem caprichado! Sua assessoria pode te ajudar com isso.
E se você procura uma assessoria para seu canal do Youtube ou seu blog, entre em contato com a gente! Mande um e-mail para contato@warpmedia.com.br e a gente conversa melhor.
Um abraço e até o próximo artigo!
Write a Comment