Entrevista com o Fiaspo, do canal Fiaspo Games

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

Era uma vez um adolescente que pensou em criar um canal no YouTube para mostrar tutoriais. Ele era feliz, mas sentia que ainda faltava alguma coisa. Foi então que ele resolveu criar um canal de games. Asssim nasceu o canal Fiaspo Games, que como todo canal, começou pequeno e assim ficou por algum tempo até de repente receber centenas, depois milhares e hoje milhões de visitantes por mês!

O Fiaspo é um exemplo que mostra claramente que você que tem um canal que ainda não decolou, não deve desanimar e trabalhar sempre com o coração. A Agência Samba (que faz parte do grupo Warp Media) entrevistou ele faz um tempo e resolvemos colocar a entrevista dele aqui no nosso blog também, já que por aqui falamos muito sobre canais do YouTube. Espero que vocês gostem:

 

AGÊNCIA SAMBA:  Olá Fiaspo, um prazer ter você na estreia de nossa série de artigos sobre mídias sociais. Conta pra gente como é o seu canal, do que você fala e porque você decidiu ter um canal no YouTube.

FIASPO: Opa, eu que agradeço o convite! Então, o meu canal sempre foi focado em jogos antigos que fizeram parte da minha infância de alguma forma. Nos meus vídeos eu costumo fazer de uma forma diferente, algo bem parecido com alguma matéria jornalística. Gosto muito de contar a história por trás dos games, explicar fatos e curiosidades sobre tudo que envolve consoles e jogos antigos, como por exemplo mostrar de fato qual foi o primeiro jogo de luta na história dos vídeos games e ver como as coisas evoluíram.

Sobre a criação do meu canal, desde que me conheço por gente eu tenho um HAHAHA. Eu já tive 3 canais, o meu primeiro nasceu em 2009 e era focado em tutoriais sobre programação para a criação de blogs, gostava muito de fazer tutoriais e ensinar as pessoas, adorava responder os comentários com dúvidas. Logo em seguida ele acabou sendo hackeado e deletado, então comecei tudo de novo em 2011, mas acabei deixando de lado, e vi que estava surgindo canais de games nesse mesmo ano, e decidi então criar o meu e ver como funcionava essa comunidade gamer dentro da plataforma, e acabou que estou nela até hoje!

AGÊNCIA SAMBA:  Porque você usa esse apelido? Tem alguma história por trás?

FIASPO: Esse apelido é explicado de forma bem fácil: FALTA DE CRIATIVIDADE. Sério, é exatamente isso, eu jogava muito um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) chamado RuneScape, e lá eu vi diversos nicks que eu namorava eles, sempre queria usar mas já estava em uso. Quando em 2011 fui fazer o registro no Youtube, eu tentei diversos nomes, todos já estavam em uso, porém tentei Fiaspo e não deu, coloquei FiaspoGames e ficou.

Se eu soubesse que o canal iria crescer eu teria criado um nome melhor hehe.

AGENCIA SAMBA:  Qual a história por trás do canal Fiaspo Games, porque você decidiu criar o canal?

FIASPO: Foi uma curiosidade, na época como fazia vídeos de tutoriais, eu também acompanhava canais do mesmo estilo. E um que eu gostava muito era o Estúdio Pirata que hoje é conhecido como Davy Jones do GameplayRj.

Eu vi que ele abriu um canal de games, e eu sempre tive a curiosidade em saber como as pessoas conseguiam capturar a tela de uma televisão pra fazer detonado. Eu fui pesquisando e estudando sobre, e decidi então criar o meu próprio canal. No começo rolou várias gameplays de jogos aleatórios, até mesmo Minecraft, mas acabei me encontrando dentro dos jogos antigos, porque eu gosto muito mesmo de games nostálgicos. E também não existia canais com esse foco no Youtube Brasil, foi uma oportunidade que não podia deixar passar.

AGÊNCIA SAMBA: Vimos alguns dos seus primeiros vídeos e você estava com cara de “criança” ainda em alguns deles. Com quantos anos você começou no YouTube e quantos anos você tem hoje? (sim, somos indiscretos haha).

FIASPO: Em 2009 quando comecei meu primeiro canal, eu tinha 11 anos. SIM, eu era um pivete tentando fazer vídeos sobre programação de templates para blog no Youtube. No Fiaspo Games, quando eu comecei eu tinha 13 anos, o que não é muito diferente, atualmente estou com 18.

AGÊNCIA SAMBA:  Você investiu ou investe financeiramente em seu canal (com anúncios nas redes sociais por exemplo entre outros)?

FIASPO:  Sim invisto bastante, atualmente eu tenho investido muito em editores que trabalham paralelamente comigo. Enquanto edito alguns vídeos, eles já editam outra remessa pra que futuramente eu possa aumentar ainda mais a frequência de vídeos. Também tenho alguns ilustradores que me ajudam em certas miniaturas para os vídeos. Fora a compra de equipamentos e manutenção dos mesmos. Estou sempre investindo em melhor qualidade de áudio e imagem.

AGÊNCIA SAMBA: Você pode dizer hoje que “vive de YouTube”? Comente um pouco sobre isso

FIASPO: Sim, eu posso dizer que vivo do YouTube, mas não apenas dele. A renda gerada pelo YouTube não é por si só suficiente para se viver, mesmo se eu morasse sozinho, isso por conta de diversos fatores, o que incluí a crise econômica no Brasil. Temos poucas empresas investindo em campanhas publicitárias, o que acaba deixando o Youtube com menos anúncios, o que acaba me prejudicando no final do mês.

Então por isso eu sempre busco outras rendas, como divulgação de marca ou jogos dentro dos meus próprios vídeos, é mais um complemento. O valor em si, é algo relativo nunca será fixo mas é algo em torno de um salário de quem trabalha numa fábrica de sapatos.

AGÊNCIA SAMBA:  Conta pra gente algumas das coisas que você conquistou com seu canal.

FIASPO: Algo que conquistei com o canal foi poder largar meu emprego “convencional” e focar naquilo que eu mais gosto de fazer, que é jogar e fazer vídeos. Sem contar no fato de ter milhões de pessoas que te assistem, e gostam do seu trabalho, as vezes me pergunto porque as pessoas gostam de mim hahaha. Uma das maiores conquistas foi ter ganhado a placa do YouTube por ter chegado 100.000 inscritos, foi insano ter ganhado algo do próprio site que eu frequento a anos.

(NOTA: Fiaspo, se prepare que ainda vem por aí outras placas, hehe)

AGENCIA SAMBA : o canal Fiaspo Games tem alguma meta para o futuro?

FIASPO: Sim, a meta atual é conseguir chegar aos 1 milhão de inscritos até o final do ano. É uma meta bem complicada de se conseguir pelo fato de que todo mês o canal cresce de uma forma diferente, mas com muito trabalho e dedicação, acredito que eu vou conseguir!

AGÊNCIA SAMBA: E o Fiaspo, que planos você tem para seu futuro, falando profissionalmente?

FIASPO: Eu gostaria de fazer curso de Cinema e audiovisual para ampliar meu conhecimento e também ter um currículo como plano B. Hoje o canal eu levo de uma forma bem profissional, falta pouco pra se transformar em uma empresa. Eu pretendo explorar também outras áreas, investir em alguma loja, criar até outros canais. Mas sempre trabalhando com algo relacionado a audiovisual.

AGÊNCIA SAMBA: que conselhos você daria para quem quer começar um canal no YouTube hoje?

FIASPO: Saia da mesmice, se você quer criar um canal, é porque quer pessoas assistindo. Então não faça algo que milhões de pessoas já fazem, seja criativo, crie sua identidade, busque sempre ser diferente para que possa se destacar aos demais, e crescer aos poucos. Também faça parcerias com canais que tenham a mesma quantidade de inscritos e com conteúdo semelhante, e procurem-se ajudar, fazendo vídeos juntos. Eu sempre dou essa dica pelo fato que foi assim que eu fiz, não adianta você criar um canal e pedir parceria para outro Youtuber que tenha milhões de inscritos, não é assim que funciona, todos começam por baixo! Então persista se isso é teu sonho, e procure SEMPRE, fazer amizades para que vocês possam crescer juntos!

Link do artigo original: http://agenciasamba.com.mx/br/blog/2016/04/empreendedores-digitais-parte-01-fiaspo-games/

A previsão é que o canal do Fiaspo ultrapasse 1 milhão de seguidores ainda esse ano. A audiência do canal dele é superior ao que muitas emissoras de TV recebem em alguns programas. Esse e o poder da internet e do YouTube, pessoal.

Se você quer saber mais sobre o projeto WarpTube, da Warp Media, entre em contato que a gente te explica melhor!

Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *