YouTuber Zangado foi hackeado. Como você pode proteger seu conteúdo?

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

O YouTuber Zangado, um dos influenciadores mais famosos no YouTube pelas análises detalhadas e críticas bem desenvolvidas de games, teve seu canal hackeado, quase que coincidindo com o aniversário de 11 anos do canal. Os criminosos mudaram o nome do canal, apagaram ou privaram todos os vídeos e a princípio colocaram uma live de uma empresa de investimentos.

Vale lembrar que recentemente, outro grande YouTuber, o Rato Borrachudo também correu risco de perder seu canal, apesar de ter sido por outro motivo: uma empresa reivindicou os direitos de imagem em um de seus vídeos e o canal quase foi deletado do YouTube. Infelizmente, esses não foram os primeiros nem serão os últimos casos de canais que correm o risco de desaparecerem, pondo fim a uma história de esforços e sucesso.
Será que tem algo que possa ser feito? Separamos algumas dicas para você cuidar do seu patrímonio mais importante como influenciador, seu conteúdo.

COMO PROTEGER SEU CONTEÚDO

Seu conteúdo é seu patrimonio: e perceba que aqui a gente não está dizendo que seu canal é seu maior patrimonio, porque ELE NÃO É. Mas como assim?

Pra começar, o seu canal não é exatamente “seu”. Nos termos de uso do YouTube, está escrito:


Se acreditarmos que qualquer Conteúdo viole este Contrato ou pode causar danos ao YouTube, nossos usuários ou terceiros, podemos remover ou excluir o Conteúdo a nosso próprio critério. 

Você pode ler os termos nesse link. Isso significa que o YouTube pode remover qualquer conteúdo, incluindo qualquer canal que a plataforma considerar prejudicial a outros ou a ela mesma, seguindo critérios próprios, critérios que não são esclarecidos completamente em seus termos. Isso significa que o YouTube pode simplesmente deletar um canal “porque sim”, porque eles consideraram que o canal não é interessante para a plataforma.

Portanto, o canal, apesar de ter o nome que você escolheu e tem o conteúdo que você postou, não é exatamente seu, é do YouTube. Se algum dia a plataforma decidir eliminar seu canal, talvez não haja muito o que você possa fazer.

Então, a melhor decisão sobre seu conteúdo é que você o tenha protegido. Para isso, você pode usar serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive por exemplo. São muitas opções, você pode ver a que melhor se adapta a suas necessidades. Se você estiver sem grana, pode fazer várias contas de armazenamento para ir guardando seus vídeos, imagens e textos lá.
Isso vai evitar que você fique sem espaço no seu computador para novos conteúdos. E caso aconteça algum problema com algum vídeo, você vai ter ele salvo pra repostar se for preciso. Recomendamos isso, principalmente para vídeos que são atemporais, ou seja, vídeos que mesmo com o passar do tempo, ainda são atuais.

Outra dica é que em alguns casos, ter um website pode ser interessante para manter seu conteúdo a salvo. Um website também pode ser atacado a qualquer momento, mas sempre é possível fazr um backup das informações e geralmente as empresas de hospedagem oferecem esse serviço. Um website é um espaço realmente seu, onde não existem “strikes” nem nenhuma restrição. Claro, dependendo do que for publicado lá, o dono do website pode sofrer sanções legais, mas isso é outro assunto.
Então considere a possibilidade de ter um website. Você pode por todos os seus vídeos nele, textos e ainda fazer promoções para seus seguidores e muito mais.

Outra dica que podemos comentar foi comentada pelo Youtuber Fiaspo, que inclusive já entrevistamos aqui. Veja o que ele comentou sobre o caso envolvendo o Zangado:

Realmente, o que o Fiaspo falou é verdade. Aqui na agência, nós também constantemente recebemos e-mails de empresas pedindo para que influenciadores de nosso casting baixem seus jogos em troca de pagamentos tentadores.
Então, cuidado com os e-mails que você receber, principalmente os que vierem com promessas muito boas para ser verdade. Muitos hackers fazem websites que parecem bastante o site de empresas sérias, como os de plataformas de redes sociais, bancos, plataformas de games e muito mais. Se você colocar seu login nesses sites falsos, os criminosos terão acesso a sua conta poderão roubar sua conta. Em outros casos, se pede que você teste um game que está hospedado em um site de armazenamento de arquivos, em lugar de estar em uma plataforma de games, como a Steam, por exemplo. Quando você faz o download do aquivo e o executa, você coloca um programa malicioso em seu computador, que vai coletar suas senhas e dados e com isso os criminosos podem inclusive conseguir seus dados bancários, dependendo das informações que você deixa em seu computador.

Você também precisa ter atenção a websites que pedem login com sua conta do YouTube. Veja se o site é confiável e se o sistema de autorização usado é realmente do YouTube.

Lembre-se, como influenciador, seu maior patrimônio é seu conteúdo e seu maior tesouro são seus seguidores, então cuide bem dos dois.

E se precisar de ajuda com sua carreira, CLIQUE AQUI e conheça nossos pacotes de serviços.

Esperamos que o Zangado em breve recupere seu canal e seu conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Vamos conversar?
Oi, tudo bem?
Como podemos apoiar a seu projeto? :D
Powered by