O guia definitivo para expandir seus negócios de marketing com influenciadores
O que é marketing de influenciador e, mais importante, você deve alavancá-lo para sua própria marca?
O marketing pode empurrar até o empreendedor mais obstinado. Criar marca, falar a língua do seu público, escolher as plataformas apropriadas para o seu produto e descobrir quais estratégias de marketing são mais eficazes para o seu mercado-alvo pode ser um verdadeiro desafio.
Mas você não precisa enfrentar tudo isso sozinho.
O marketing de influência é uma ótima maneira de ajudá-lo a alcançar novos públicos, aumentar o conhecimento da marca e impulsionar o ROI de marketing e os resultados financeiros.
Este é realmente um guia épico, cobrindo tudo o que você precisa saber sobre marketing de influenciadores, então leia do início ao fim. Ânimo!
Capítulo 1: Primeiro, uma breve visão geral do marketing de influência (definição, ROI)
Este primeiro capítulo é uma visão geral do marketing de influenciador, desde o que é um influenciador até como escolher uma pessoa apropriada para obter o máximo ROI com o marketing de influenciador e onde encontrar influenciadores legítimos. (Bem como a maior lição que aprendemos ao fazer marketing de influenciadores. 😀)
Em seguida, vamos nos aprofundar em cada aspecto do marketing de influenciador nos capítulos 2 a 10.
1) O que é marketing de influenciador?
O marketing de influência é uma estratégia que as empresas usam para promover seus produtos e serviços por meio de parcerias com usuários populares de mídia social ou blogueiros. Os influenciadores geralmente têm um público grande e engajado que as marcas podem alcançar para construir credibilidade e até mesmo impulsionar as vendas.
Se você já quis comprar uma roupa, um fone de ouvido, um game, porque você viu alguém que acompanha na internet usando ou falando do produto, então você já sentiu na pele o funcionamento do marketing de conteúdo.
Isso é marketing de influenciador.
A parceria com influenciadores é a estratégia de marketing número um para muitas marcas. A resposta simples de porque o marketing de influenciador funciona inclui estes benefícios:
- Alcance um público maior
- Crie confiança para sua marca
- Aumente seu número de seguidores sociais
- Aumente o tráfego do site
- Obtenha mais leads
- Impulsione as vendas
Quando você vê celebridades e outras pessoas famosas, você adora usar coisas ou usar outras coisas, é muito mais provável que você faça o mesmo também.
Os influenciadores quem você vê na mídia social tem algumas centenas de milhares ou mais de um milhão de seguidores no Instagram ou Snapchat ou YouTube. Essas pessoas construíram seu público-alvo, e é por isso que são chamadas de influenciadores.
Lembre-se de que construir seguidores é muito difícil. O YouTube e o Facebook estão pagando um bom dinheiro a essas pessoas porque têm um grande público orgânico.
2) Como aproveitar o marketing de influência
A maneira mais fácil de alavancar o marketing de influenciadores é pagar diretamente influenciadores pelas postagens.
Veja o Instagram, por exemplo. Existem toneladas de modelos lá vendendo seus produtos de proteína ou garrafas de água ou algo semelhante. Esses modelos estão sendo pagos por postagem.
Digamos que você esteja no e-commerce e vendendo produtos. Você não precisa necessariamente de influenciadores no nível de LeBron James ou Kim Kardashian. Muitos influenciadores não têm milhões de seguidores, mas têm um público grande o suficiente para impulsionar uma boa campanha de marketing, cobrando bem menos que grandes nomes.
Se sua empresa de comércio eletrônico está pagando R$ 1.000 por postagem e o valor médio do pedido é R$ 500, você pode ver como os números somam a seu favor. Digamos que uma das publicações de um influenciador dê a você R$ 10.000 em pedidos. Esse é um negócio que você faria o dia todo, todos os dias. Na verdade, você vai procurar ainda mais influenciadores. Isso é algo que você deseja duplicar.
Saiba mais no Capítulo 2: Como fazer seus negócios crescerem com marketing de influência mutuamente benéfica
3) Quais influenciadores você deve recrutar?
Quando você olha para pessoas que têm um milhão de seguidores no Instagram, se elas estão recebendo apenas mil curtidas por foto, o que isso quer dizer? Seus seguidores não são leais. Se alguém não tiver seguidores leais e disser: “Compre este produto. Use este serviço”, o que você acha que vai acontecer? Ninguém vai se importar.
Por outro lado, se alguém tiver seguidores leais, receberá mais curtidas, mais comentários e mais engajamento por postagem.
É quase impossível fingir essa taxa de engajamento mais alta e é uma indicação clara de que esse influenciador dedicou tempo para construir seguidores orgânicos e leais.
Portanto, quando estiver tentando descobrir quais influenciadores recrutar, não escolha apenas aqueles com maior número de seguidores ou decida com base em quanto eles cobram. Baseie-o puramente no envolvimento que eles estão obtendo.
4) Atingindo o ROI Máximo com Influenciadores
Quando estamos fazendo marketing de influenciador no Instagram, não olhamos para quantos seguidores alguém tem, apenas olhamos quantas curtidas por foto eles recebem e quantos comentários recebem porque:
- Queremos ter certeza de que a proporção está acima de 5% para públicos menores de 10.000-20.000 seguidores
- Queremos ter certeza de que a proporção é de pelo menos 3% para mais de 20.000 públicos (este é um bom sinal de que estamos lidando com seguidores leais)
A partir daí, tentamos comprar o máximo de postagens possível, negociando e comprando em pacotes a granel. Não faça eventos pontuais. Você tem que fazer isso de forma consistente ao longo do tempo. Assim como o Beats by Dre.
Se eles pagarem a Kim Kardashian uma vez para usar os fones de ouvido, eles não se sairão bem. Mas se eles pagam uma tonelada de influenciadores e fazem isso ao longo de seis meses a um ano, começa a ter um impacto. Isso cria um movimento.
5) Onde encontrar influenciadores
Existem plataformas onde você pode encontrar os influenciadores que procura.
Mas como agência, a Warp Media pode te ajudar a encontrar a pessoa certa para sua campanha. Há alguns fatores que você precisa analisar na hora de escolher um bom influenciador.
Pense nisso desta maneira:
- Se você está vendendo um produto de jogo, pode enviá-lo para os streamers do Twitch.
- Se você está vendendo algo como garrafas de água, pode enviá-lo aos influenciadores do esporte.
- Se você tem um produto cosmético, precisa ir a um influenciador de beleza.
- Mas se você está vendendo software corporativo, o marketing de influenciador provavelmente não é a escolha certa para você.
É tudo uma questão de segmentação.
Capítulo 2: Como fazer seus negócios crescerem com marketing de influência
As referências têm sido uma das estratégias de marketing mais eficazes.
Se você tiver um problema e um de seus amigos lhe falar sobre uma ótima solução para ele, há uma boa chance de você comprá-lo.
O marketing de influência é assim – apenas em escala. Quando os influenciadores contam a seus fãs e seguidores sobre o quão bom é o seu produto, há uma chance muito maior de que seu público se converta, simplesmente porque eles precisam do produto e confiam no influenciador.
Normalmente, o vendedor ou profissional de marketing fornecerá um código de desconto especial apenas para o público do influenciador, a fim de rastrear a eficácia da campanha.
1) O crescimento das parcerias com influenciadores da marca
Aqui estão algumas estatísticas inspiradoras sobre marketing de influenciador :
- 70% dos assinantes adolescentes do YouTube confiam nas opiniões dos influenciadores em vez das celebridades tradicionais
- 49% dos consumidores dependem de recomendações de influenciadores
- Em média, as empresas geram US $ 5,20 para cada US $ 1 investido em marketing influenciador
- 89% dos profissionais de marketing dizem que o ROI do marketing influenciador é comparável ou melhor do que outros canais de marketing
Por essas razões, marcas e influenciadores estão agora construindo relacionamentos de longo prazo:
Por exemplo, quando a Motorola lançou uma nova linha de smartphones, eles recorreram a influenciadores no YouTube para promovê-la.
Porque YouTube? Eles já estavam comercializando seu produto para um público jovem e perceberam que essas pessoas costumam usar essa plataforma em particular.
Eles escolheram 13 influenciadores, cada um dos quais fez seu próprio vídeo promovendo os smartphones. Um dos vídeos de maior sucesso foi feito por um influenciador que o amarrou a um foguete de 3 metros! O resultado final foi:
- 11,6 milhões de visualizações
- 38,1 milhões de impressões sociais
- 122.000 cliques no site (80.000 dos quais foram visitantes pela primeira vez)
Não deve ser surpresa que o espaço de marketing do influenciador deve atingir US $ 15 bilhões até 2022 :
Como os custos dos anúncios pagos continuam a aumentar em plataformas de mídia social como YouTube e Instagram, as empresas precisam encontrar uma maneira de sobreviver. É aqui que entra o marketing de influenciador.
Trabalhar com influenciadores pode ser mais barato do que publicidade paga e é muito mais eficaz porque você pode comprar os seguidores leais (e muitas vezes enormes) do influenciador.
Setores como moda / beleza e fotografia viram um grande aumento na popularidade do marketing de influenciador nos últimos anos: 57% das empresas de moda atualmente usam parcerias com influenciadores e 21% esperam começar a alavancá-lo em breve.
Então, o marketing de influenciadores é uma tendência que logo desaparecerá ou se tornará supersaturada? Ou vale a pena pular nisso?
Tenha certeza de que o marketing de influenciador não irá embora tão cedo simplesmente porque o número de olhos nas mídias sociais continua a crescer. A popularidade das redes sociais, por sua vez, leva a um aumento no número de influenciadores, o que significa que é aí que está o gasto com marketing.
Na verdade, 65% dos orçamentos de marketing de influenciadores aumentarão em 2021.
O espaço de marketing do influenciador ainda tem um longo caminho a percorrer antes de ficar saturado, embora você deva esperar que fique mais caro em breve, porque funciona muito bem.
Ainda não tem certeza se deve entrar no movimento?
Dê uma olhada para ver se há outras marcas em seu setor que veiculam anúncios com influenciadores. Você provavelmente notará que vários estão, e se algum deles veiculou anúncios por vários meses ou anos, é um bom sinal de que está funcionando.
Mesmo que você não veja ninguém usando em sua indústria, ainda pode valer a pena encontrar um influenciador altamente compatível e testá-lo.
2) Por que as marcas confiam no marketing de influência
Como o marketing de influência ainda é uma estratégia relativamente nova, ele continua a ser uma solução viável para profissionais de marketing que desejam pensar fora da caixa para construir a confiança de seu público-alvo.
É aqui que as marcas contam com o marketing de influenciadores.
Influenciadores têm poder real
Não há muitas coisas que impulsionam as vendas de forma mais eficaz do que o bom e velho marketing boca a boca:
- 74% dos clientes dizem que são mais influenciados em suas decisões de compra pelas referências de outras pessoas.
- 70% dos adolescentes afirmam confiar mais nos influenciadores do que nas celebridades tradicionais e 60% seguem seus conselhos.
Isso é parte de uma mudança geral na forma como priorizamos recomendações em vez de anúncios pagos de televisão, revistas e jornais e é difícil ignorar o poder desses embaixadores não oficiais da marca:
Os influenciadores são sociais
De acordo com Oberlo , todo mundo usa a mídia social, até mesmo seus avós:
- 90,4% da geração do milênio
- 77,5% da Geração X
- 48,2% dos baby boomers
Ter um forte número de seguidores nas redes sociais é uma forma dinâmica de interagir com os clientes, que estão nas redes sociais pesquisando produtos e marcas:
Os influenciadores provavelmente serão capazes de ajudá-lo a aumentar seu número de seguidores sociais quase da noite para o dia, apenas apresentando muitos clientes direcionados às suas páginas de mídia social. Mesmo que eles não convertam com a campanha inicial do influenciador, você pode redirecioná-los com, por exemplo, anúncios do Facebook.
Os influenciadores afetam seu SEO
Ter um influenciador o ajudando a aumentar o número de seguidores nas redes sociais também melhora o seu SEO.
Como? Embora a presença na mídia social não seja um fator de classificação confirmado, é um sinal para os mecanismos de pesquisa de que você tem muitos seguidores, o que equivale à qualidade da marca. Como você provavelmente sabe, as marcas são de fato o caminho do futuro.
3) Marca + influenciador: torne-os mutuamente benéficos
Assim como qualquer relacionamento, o marketing de influenciador deve ser uma via de mão dupla.
Se sua marca for a única parte que se beneficia, você provavelmente não conseguirá que ninguém concorde em um relacionamento com você e, se concordar, provavelmente não terá muitos seguidores.
Nós defendemos que você deve considerar cerca de R$0,03 centavos para cada visualização que seu anúncio receber em um vídeo em um canal do YouTube.
Use esta fórmula para ter uma ideia de compensação antes de começar a alcançar as pessoas (mais sobre isso mais tarde). Certifique-se de não rebaixar seus parceiros em potencial e ofendê-los antes mesmo de entrar no processo de negociação!
Existem várias maneiras diferentes de remunerar os influenciadores:
- Dinheiro. Essa é a forma mais comum de compensação, e a maioria dos influenciadores prefere esse método e o solicitará. A única ressalva é que a pessoa pode não estar realmente investida em sua marca e, portanto, não coloca seu coração no projeto. Se sua empresa dispõe de recursos, no entanto, os dados confirmam que esta é uma de suas melhores opções.
- Produto grátis ou desconto. Por que não oferecer a alguém um produto grátis ou um desconto em troca de uma mensagem? Esse não precisa ser o único arranjo, mas é uma boa maneira de construir um relacionamento. Com o tempo, você pode desativar isso e optar por outra forma de pagamento.
- Comissão. É uma situação em que todos ganham, já que ambas as partes estão envolvidas no jogo. Você paga a pessoa para compartilhar o produto de sua marca com o público dela e qualquer venda que ela gerar resultará em uma comissão paga ao influenciador. Contanto que você seja justo com a estrutura de comissões, este é um dos melhores arranjos. Cuidado com essa tática, muitos influenciadores atualmente não gostam de receber comissões, sem um valor fixo combinado em conjunto desta estratégia.
- Liberdade creativa. Crowdtap fez uma pesquisa com 59 influenciadores, perguntando-lhes o que os persuadiu a trabalhar com marcas mais de uma vez, e 77% disseram que a liberdade criativa é importante para eles:
Com um acordo mutuamente benéfico, sua campanha de marketing de influenciador prosperará.
Defina um orçamento, acompanhe seu ROI
Antes de ficar muito entusiasmado e influenciar o seu caminho para a falência, é importante definir um orçamento.
A NeoReach analisou 2.000 campanhas de marketing de influenciadores e descobriu que o valor agregado da mídia era em média $ 5,20 por $ 1 gasto . Em outras palavras:
Para cada dólar gasto em marketing de influenciador, as marcas geraram mais de 5 vezes mais impressões e engajamentos do que a publicidade paga.
Se esta é sua primeira aventura no marketing de influenciadores, comece com um orçamento pequeno para descobrir o que funciona e o que não funciona.
É fácil exagerar no marketing de influenciador, já que todas as oportunidades são atraentes de alguma forma, então é sua função cumprir o seu orçamento e gastar dinheiro apenas quando fizer sentido.
Para fazer isso, você precisará rastrear seu ROI. Isso não apenas mostra o que está e o que não está funcionando, mas também o coloca em uma posição para ajustar sua estratégia e aumentar seu orçamento no futuro.
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Capítulo 3: Como escolher um influenciador que seja melhor para sua campanha de marketing
Escolher um influenciador para sua campanha de marketing nem sempre é uma tarefa fácil.
Antes de entrar em contato, certifique-se de definir os objetivos de sua campanha. Somente quando você tiver um objetivo claro para sua campanha, sua busca poderá começar. Em seguida, use as ferramentas listadas na seção 3 abaixo (Encontre o seu influenciador ideal) ou outros métodos engenhosos de pesquisa para encontrar o influenciador apropriado para sua campanha de marketing.
Depois de ter tudo definido, lembre-se de que o processo de criação deve ser colaborativo, portanto, você precisa se comunicar constantemente com seu influenciador e oferecer informações relevantes. Se a campanha de marketing do primeiro influenciador der certo, você poderá ter um relacionamento frutífero e de longo prazo.
Vamos examinar como escolher um influenciador para impulsionar sua campanha de marketing.
1) Exemplos de parcerias de marketing de influência
De acordo com a Pesquisa de Avaliação do Consumidor da Bright Local, 76% das pessoas confiam nas avaliações on-line tanto quanto em recomendações pessoais, o que leva a uma conclusão muito importante:
Os clientes confiam mais em completos estranhos do que em empresas bem conhecidas.
E depois de ler uma crítica positiva, um terço das pessoas visitará o site de uma marca e 11% entrará em contato com a empresa :
Vamos dar uma olhada em um exemplo de parceria de marketing de influenciadores bem-sucedida.
Cristiano Ronaldo e Nutrição Herbalife
Um exemplo de parceria de marketing de influenciador é aquela entre Cristiano Ronaldo e Herbalife Nutrition , que começou em 2013 e foi recentemente estendida até 2021:
A Herbalife associou-se a Cristiano Ronaldo, um jogador de futebol português internacionalmente famoso (ou seja, jogador de futebol), para o lançamento da sua Herbalife24® CR7, uma bebida desportiva “concebida especificamente para ir ao encontro das necessidades nutricionais da lenda do futebol mundial e beneficiar atletas de todos os níveis. ”
Este é o efeito “mágico” do marketing de influenciador: quando você vê ou ouve falar de um produto ou empresa, automaticamente o associa a uma pessoa conhecida, como um atleta famoso ou estrela de cinema, e vice-versa.
Mas não desanime pensando que, se você não for uma marca grande e conhecida, esse tipo de marketing não funcionará para você. Você não precisa pagar a uma personalidade seis ou sete dígitos para que ela promova seus produtos. Na verdade, a maioria dos influenciadores não é tão notável e famosa. Influenciadores, existem muitos, grandes e pequenos, e é provável que você encontre um (ou mais) que seja uma combinação perfeita para sua marca ou produto.
2) Defina os principais objetivos de sua campanha de influenciador
Antes de fazer um brainstorming para algumas ideias de campanha extraordinárias ou começar a procurar o influenciador de seus sonhos para alavancar sua influência com o seu público, primeiro você precisa delinear seus objetivos.
Se você não quer desperdiçar recursos preciosos, toda decisão que você tomar precisa ter um objetivo final. Continuaremos nosso exemplo de Cristiano Ronaldo para torná-lo compreensível para todos.
Digamos que você seja uma grande empresa que vende suplementos nutricionais e, embora tenha um portfólio impressionante, ainda não se tornou uma referência no setor. Este é um nicho muito competitivo com muitas empresas poderosas competindo, então você precisa se destacar.
Ao escrever os objetivos de sua campanha, você deve ter em mente três aspectos muito importantes:
- Público-alvo (idade, sexo, localização, estudos, renda etc.)
- Papel principal do influenciador
- Papel do influenciador durante a campanha
Um influenciador para esta campanha em particular deve ter menos de 40 anos, ser conhecido na indústria do esporte e ter uma base de fãs jovem. Porque queremos dar um impulso real à nossa marca, o influenciador precisa ter uma base de fãs de 8 dígitos ou mais . Ronaldo tem 200 milhões de seguidores nas redes sociais, o que o torna um candidato ideal.
O principal objetivo desta campanha é aumentar as vendas em 30% nos primeiros três meses. Incluirá pelo menos seis postagens de mídia social do influenciador durante esses três meses e haverá um anúncio de 20 segundos que será compartilhado em canais de mídia social (principalmente Facebook, Youtube, Twitter e Instagram).
Por que 20 segundos? Porque, de acordo com o YouTube, a retenção do usuário cai nos primeiros 15 segundos do anúncio .
Ao definir o objetivo de sua campanha, eles precisam ser SMART (em inglês)
- Específico
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Tempo limite
Nossa meta é bem específica: ver um aumento de 30% nas vendas. Você pode medir facilmente seu progresso e alcançá-lo não é irreal. O aumento das vendas é muito relevante para a nossa empresa porque queremos aumentar as nossas receitas e, por último, mas não menos importante, é um prazo. Tem um período experimental de 3 meses.
3) Encontre o seu influenciador ideal
Agora que você definiu os objetivos da sua campanha, faça um esforço e vamos encontrar o seu influenciador!
Encontrar o lugar certo para vender seus produtos pode ser muito fácil – basta pesquisar as lojas que vendem produtos semelhantes e chegar até elas.
Bem, os influenciadores não são tão fáceis de encontrar. Este é um novo tipo de marketing e não é como se houvesse lugares aonde você pode ir e colocar um anúncio de um influenciador.
Aqui estão alguns métodos eficazes de busca por seu influenciador ideal:
Pesquisa Manual
Primeiro, você precisa descobrir quais canais deseja usar e que tipo de influenciador deseja:
Aqui estão algumas maneiras de descobrir isso:
- Pergunte ao seu público. Se você trabalha com uma empresa de software, por exemplo, pode simplesmente ligar para um de seus clientes e perguntar quais tipos de mídia eles preferem e onde gostam de consumi-la (podcasts, postagens em blogs, vídeos; YouTube, Instagram, Facebook etc.). Você também pode fazer isso por meio de sua lista de e-mail. Em seguida, encontre alguns influenciadores nessas plataformas e pergunte a seus clientes se eles seguem alguma dessas pessoas. Se o fizerem, bingo! Se não pedir sugestões.
- Faça alguma pesquisa sobre a concorrência. Provavelmente, você já está fazendo parte dessa pesquisa, portanto, verifique com quem seus concorrentes estão fazendo parceria. Você provavelmente não será capaz de fazer parcerias com os mesmos influenciadores, embora deva encontrar concorrentes dos influenciadores e, em seguida, criar parcerias com eles.
- Contrate uma agência de influenciadores, como a Warp Media. Isso conecta você diretamente com influenciadores que estão dispostos a fazer parcerias de longo prazo com marcas. (Veja o capítulo 7 para mais ferramentas.)
Avaliando o Influenciador Perfeito para a Sua Marca
Agora que você tem algumas ideias sobre como encontrar o influenciador certo, veja como avaliá-lo para sua marca:
a) Alcance de mídia social
Um influenciador só é um influenciador se puder realmente influenciar os outros. Um pouco trava-língua, mas faz sentido, certo?
Simplificando, quanto maior o alcance, maior o número de pessoas que verão seu produto ou serviço. Um usuário do Instagram com 1.500 seguidores pode ser capaz de gerar alguns resultados, mas um usuário do Instagram com 150.000 seguidores pode realmente levar sua mensagem ao seu público.
Claro, maior nem sempre é melhor. Você também deve levar em consideração o envolvimento anterior, pois isso ajuda a entender se o público da pessoa realmente ouve o que ela tem a dizer:
Continuando com o Instagram, você pode descobrir que uma pessoa com 15.000 seguidores recebe uma média de 500 curtidas em cada atualização. Por outro lado, uma pessoa com 30.000 seguidores pode receber apenas uma média de 100 curtidas por atualização.
Embora a pessoa com mais seguidores coloque sua marca na frente de mais pessoas, a postagem ou o vídeo pode não receber tanto engajamento. Este é um ato de equilíbrio com um componente de tentativa e erro.
Dependendo do seu orçamento e do nível de engajamento por seguidor que você deseja, você pode procurar um microinfluenciador ou um influenciador com um público menor (geralmente até 10 mil) em um nicho específico. Novamente, um macro influenciador pode promovê-lo a milhões, mas quantos estão realmente ouvindo? Eles estão realmente dispostos a se envolver da maneira que alguém especificamente em seu nicho faria?
Aqui está uma ideia de quanto cobram os micro influenciadores :
Postagens de blog patrocinadas:
- 96% cobram R$ 1.000 ou menos por postagem
- 87% cobram R$ 500 ou menos por postagem
Postagens no Facebook:
- 96% cobram R$ 500 ou menos
- 90% cobrar R$ 250 ou menos
Tweets de marca:
- 96% cobram R$ 300 ou menos
- 90% cobrar R$ 150 ou menos
b) Segmento de público influenciador
Antes de se envolver com um influenciador, entenda onde seu público se encontra. Por exemplo, eles preferem Instagram ou Twitter ?
Um dos principais erros dos profissionais de marketing influenciadores é correr atrás de personalidades com muitos seguidores e nada mais. Conforme observado acima, um grande alcance é um bom lugar para começar. Mas, novamente, não é o único ponto a considerar.
Você deve certificar-se de que o público-alvo da pessoa corresponde à sua marca. Por exemplo, um modelo de maiô com 100.000 seguidores pode ser o alvo perfeito se você estiver vendendo roupas femininas. Mas essa pessoa seria capaz de fazer alguma coisa pelo seu negócio de software? Provavelmente não (ou melhor, espero que não!). O público desse influenciador não está interessado em software.
Criando um banco de dados
Allen McGregor, pesquisador líder do Aussie Writings , explica este método:
“Este é o mais estafante. Você precisa revisar manualmente cada página que contém informações sobre o seu setor. Você precisa encontrar blogueiros ou personalidades muito bem conectadas ao seu público. Basicamente, é assim: Google-Read-Write-Down-the-Relevant-Facts-Repeat. ”
Você precisará compilar todas as suas descobertas em um banco de dados e o Google Drive e Google Docs são recursos simples e gratuitos para isso.
Aqui estão as principais coisas que você deve adicionar ao seu banco de dados para cada influenciador que você pesquisar:
- Nome
- Nicho
- Tamanho da base do ventilador
- Canais de mídia social (e links para eles)
- Pontos fortes
- Pontos fracos
- Informação de contato
- Observações: anote suas peculiaridades (tende a usar muito o vídeo, tem um ótimo senso de humor, tem muitos anúncios, nosso concorrente o tem / ela sob contrato etc.)
Bancos de dados online
Você pode encontrar facilmente muitos softwares que vasculham a Internet em busca dessas informações e geralmente são divididos em tipo de autoridade ou local. Lembre-se de que, embora esse método leve menos tempo para obter as informações, nem sempre é muito relevante, portanto, você terá que verificá-lo novamente.
Esses bancos de dados são uma excelente maneira de encontrar influenciadores e provavelmente fornecem a seleção mais ampla possível de influenciadores online. Você só precisa abordar essas pessoas você mesmo, depois de identificá-las.
4) Crie sua campanha de influenciador
Agora que os objetivos de sua campanha estão claros em sua mente e você decidiu qual influenciador prefere, é hora de começar a se envolver com essa pessoa e alavancar sua imagem.
Aqui estão as coisas mais importantes que você deve ter em mente ao criar sua campanha de influenciador:
- Sua mensagem deve ser exclusiva: ao criar a mensagem e o tema de sua campanha, você precisa ser 100% original. Junto com seu influenciador, faça um brainstorm de ideias originais e tente métodos incomuns de anunciar sua mensagem. Estes são os que causam o melhor impacto.
- Use canais relevantes. Você pode ter a melhor mensagem lá fora, mas se não usar os canais certos, ela não alcançará seu público. Por exemplo, se seu público é composto por usuários finais, não empresas, você não deve perder tempo anunciando sua mensagem em plataformas como o LinkedIn. Esta plataforma é mais adequada para interações B2B.
- Ofereça informações privilegiadas ao seu influenciador. Convide seu influenciador para sua sede, destaque a missão de sua empresa, demonstre como seu produto é útil para seus clientes etc. Dê a ela informações substanciais para trabalhar. Se houver histórias interessantes ou momentos engraçados durante a existência de sua empresa, compartilhe-os com seu influenciador. Essa será a prova de que ela precisa de sua confiança e a inspirará a promover genuinamente sua marca. Por meio do conteúdo real que ela gera, os clientes também sentirão essa confiança na sua marca.
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Capítulo 4: Como reforçar sua estratégia de aquisição de clientes com marketing influenciador
Colaborar com influenciadores para reforçar sua estratégia de aquisição de clientes é provavelmente a maneira mais econômica de conquistar novos clientes. Como os influenciadores são genuínos, autênticos e criativos, eles podem facilmente estabelecer uma conexão com seus clientes potenciais.
Mas certifique-se de encontrar influenciadores relevantes em seu nicho para o sucesso de sua campanha.
Monitore suas campanhas, pois isso pode ajudá-lo a entender o que está funcionando e o que não está e, se necessário, faça as alterações necessárias. Você também deve rastrear o tráfego e as conversões geradas a partir do conteúdo de seus influenciadores. É importante que você continue aproveitando essas táticas de marketing de influenciadores para uma estratégia de aquisição de clientes bem-sucedida.
Vamos dar uma olhada em algumas táticas de marketing de influenciador vencedor para ajudá-lo a criar uma estratégia robusta de aquisição de clientes.
1) Faça com que influenciadores promovam a história da sua marca
A maneira como você representa sua marca para seu público é muito importante para a aquisição de clientes. Os valores e a missão da sua marca precisam ser comunicados com clareza ao seu público de uma forma simples, facilmente compreensível e identificável. Em grande medida, a imagem da sua marca vai depender do que e como você se comunica.
As histórias são a melhor maneira de construir uma conexão emocional com as pessoas, então você pode pedir aos seus influenciadores que compartilhem as histórias da sua marca com seus seguidores nas redes sociais de uma forma que os atraia. Mas por que você precisa de um influenciador para se tornar um contador de histórias para sua marca?
Os influenciadores são conhecidos por sua criatividade e autenticidade, portanto, quando apresentam suas histórias aos seguidores, isso pode fazer maravilhas pela sua estratégia de aquisição de clientes. Como 89% das marcas dependem de influenciadores para compartilhar suas histórias com conteúdo autêntico, isso tende a atrair novos clientes:
2) Faça com que influenciadores colaborem em brindes e concursos
Organizar brindes ou concursos é uma das melhores maneiras de fortalecer sua estratégia de aquisição de clientes.
Quando feito da maneira correta, com certeza atrairá novos clientes para sua marca, porque é sempre emocionante ganhar um prêmio, sem custos. E quando você colabora com influenciadores para realizar concursos ou brindes, você pode alcançar um público mais amplo que não seria possível de outra forma.
3) Faça com que os influenciadores sejam os defensores da sua marca
Uma das maneiras mais fáceis de aumentar o conhecimento de sua marca é transformar seus fãs leais em defensores da marca. Você também pode usar a mesma estratégia com seus influenciadores. Portanto, junte-se a influenciadores que já são grandes fãs de sua marca e transforme-os em defensores para apoiar sua estratégia de aquisição de clientes.
Essa tática é muito mais eficaz quando você constrói uma comunidade influente de defensores da marca, em vez de colaborar com apenas alguns deles. Você pode usar várias ferramentas de monitoramento social , como Hootsuite, Brandwatch ou Alertas do Google, para rastrear qualquer menção à sua marca ou produtos. Essas ferramentas o ajudarão a identificar seus maiores influenciadores leais.
4 ) Faça com que os influenciadores usem hashtags específicas da campanha
Para reforçar ainda mais sua estratégia de aquisição de clientes, você pode usar hashtags que sejam relevantes para sua campanha.
A chave para ser descoberto por públicos relevantes e aumentar o conhecimento da marca é usar as hashtags certas, mas lembre-se de que é preciso tempo, esforço e extensa pesquisa para encontrar os relevantes. Certifique-se de que são uma mistura de hashtags comuns e exclusivas e incentive seus influenciadores a usar essa combinação de hashtags em suas postagens.
Por exemplo, LaCroix , uma marca de água com gás, trabalha com micro influenciadores para promover seu produto e conquistar novos clientes. No exemplo abaixo, embora a microinfluenciadora tenha menos de 5 mil seguidores, sua taxa de engajamento é muito alta.
Como você pode ver aqui, a marca usa hashtags específicas e pediu ao influenciador que as usasse também.
Assim como o LaCroix, você também pode promover seus produtos usando hashtags específicas e relevantes em suas campanhas. Uma forma de colaborar com micro influenciadores é enviar amostras grátis de seus produtos e pedir que revisem e / ou promovam nas redes sociais.
5) Faça com que influenciadores escrevam críticas honestas
Para fortalecer e apoiar ainda mais sua estratégia de aquisição de clientes, peça a seus influenciadores para escrever e compartilhar avaliações honestas sobre seus produtos. O feedback genuíno nunca deixa de atrair novos clientes.
Avaliações e depoimentos de usuários são ainda mais importantes quando você é uma marca relativamente nova no setor. Nesses casos, são grandes as chances de que as pessoas não tenham ouvido falar de seu produto ou ainda não confiem em você o suficiente para investir seu dinheiro. No entanto, uma avaliação positiva de um influenciador em quem eles confiam pode revelar muito sobre sua marca e seu valor.
Portanto, colabore e peça a influenciadores relevantes para lhe dar um feedback honesto sobre seus produtos ou serviços e peça que compartilhem sua experiência com sua marca em suas contas sociais. Essas táticas certamente o ajudarão a conquistar a confiança de novos clientes.
6) Obtenha influenciadores para alavancar o conteúdo gerado pelo usuário
Aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário é uma das táticas mais bem-sucedidas e poderosas para conquistar novos clientes.
Você pode pensar no como uma vantagem oculta para suas campanhas de marketing de influenciador. Para que essa tática funcione, você precisa primeiro estabelecer e construir conexões com seus influenciadores e, em seguida, alavancar sua confiabilidade e confiabilidade para posicionar a imagem de sua marca nas mídias sociais.
O conteúdo gerado pelo usuário impacta positivamente as decisões de compra de seus clientes em potencial. Na verdade, a geração do milênio acredita que as informações recebidas por meio do conteúdo gerado pelo usuário são 50% mais confiáveis do que de outras fontes de mídia, incluindo TV, jornais e revistas.
Quando você compara todas as formas de conteúdo, as pessoas confiam nos recursos visuais dos usuários mais do que em qualquer outro formato. Os visuais gerados pelo usuário são mais impactantes e influentes quando comparados às imagens ou vídeos da própria marca.
Capítulo 5: Marketing de influência para SEO: como construir links com o alcance de influenciador
Antes de mostrar como impulsionar o SEO com marketing de influenciador, primeiro explicarei por que funciona. Os benefícios de SEO do marketing de influenciador podem ser diretos ou indiretos.
1) Como o marketing de influência pode impulsionar seu SEO
Aqui estão quatro maneiras pelas quais o marketing de influenciador pode impulsionar o SEO da sua marca.
Desenvolva o conhecimento da marca
Construir sua própria base de público exclusiva leva anos ou até mais sem a ajuda de outras pessoas. Quando você faz parceria com participantes do setor já estabelecidos, pode encurtar o processo.
86% dos profissionais de marketing usam o marketing de influência para alimentar suas estratégias de marketing de conteúdo e 57% dizem que ele tem um desempenho melhor do que os ativos criados pela marca.
Se você faz parceria com influenciadores, especialmente aqueles que têm seguidores leais de centenas de milhares de pessoas, você pode obter um alcance melhor do que promover apenas em seu próprio site.
Obtenha backlinks
Quando você atinge um público maior por meio do marketing de influenciador, também obtém significativamente mais oportunidades de construir backlinks. Os links são um dos fatores de classificação mais importantes que o Google usa em pesquisas.
Quando você faz parceria com blogueiros por meio de comentários de visitantes, análises de produtos ou outros tipos de colaboração, quase sempre garante um novo link para o seu site. Alguns deles podem ser nofollow (o que significa que são sinalizados para não impactar as classificações de pesquisa). Mas eles ainda podem impactar o SEO indiretamente, construindo o conhecimento da marca e direcionando o tráfego.
Ganhe seguidores nas redes sociais
Os especialistas em SEO gostam de discutir se a mídia social tem um impacto direto no PageRank nos motores de busca. De qualquer forma, uma coisa é clara: os sinais de mídia social podem melhorar o SEO , indiretamente ou de outra forma:
Quando sua empresa se envolve com um novo público social, isso abre o potencial para mais seguidores e engajamento. Isso pode levar a mais tráfego no site, backlinks e outros fatores que melhoram o SEO .
Crie mais conteúdo orgânico
Em última análise, quanto mais conteúdo você cria por meio do marketing de influência, mais oportunidades você tem para sua marca se classificar nos resultados de pesquisa do Google.
Digamos que sua empresa seja nova e sua autoridade de domínio não seja boa o suficiente para ter uma boa classificação. Escreva uma postagem em algum site de alta autoridade. Este conteúdo provavelmente terá uma classificação muito melhor na pesquisa enquanto espalha a palavra sobre sua marca.
O mesmo acontece quando você trabalha com um influenciador do YouTube É uma grande oportunidade de se classificar melhor na Pesquisa de vídeos do Google e nos resultados orgânicos regulares:
2) Estratégias para trabalhar com influenciadores para construir links
Existem muitas maneiras diferentes de colaborar com influenciadores. Aqui estão algumas estratégias em que você deve se concentrar se construir links for seu objetivo principal:
Críticas de produto ou site
Existem muitos blogueiros que estão dispostos a revisar seu produto e criar um link para seu site.
Ao procurar influenciadores para avaliar seu produto, certifique-se de verificar a autoridade de domínio deles. Os blogueiros que oferecem oportunidades de avaliação tendem a vincular de volta a vários sites diferentes. Isso pode impactar negativamente sua autoridade de domínio se eles estiverem vinculando a muitos sites de baixa qualidade. Você não quer esse tipo de link para o seu site.
Quanto mais autoridade de domínio um site tiver, mais valiosos seus links serão para o seu SEO. Você pode usar várias ferramentas para comparar a autoridade de domínio deles com a sua. O Link Explorer da Moz, por exemplo, oferece uma pontuação de autoridade de domínio gratuita com base no potencial de um domínio para classificar nos resultados de pesquisa:
Postagem de Convidado (Guest Post)
A postagem de visitantes é uma ótima maneira de aumentar os links enquanto colabora com outro site, gratuitamente. Como acontece com os sites de revisão, você deve segmentar domínios que tenham autoridade de domínio comparável ou superior.
É fácil encontrar oportunidades de postagem de convidados em sites que publicaram diretrizes de envio. Basta usar consultas de pesquisa como estas para começar:
- [Palavra-chave do nicho] “escreva para nós”
- [Palavra-chave de nicho] “diretrizes do contribuidor”
- [Palavra-chave de nicho] “enviar uma postagem de convidado”
- [Palavra-chave do nicho] “guest post”
- [Palavra-chave do nicho] “torne-se um contribuidor”
Leia as letras miúdas de suas diretrizes e tente segmentar blogs que permitem um link dofollow de volta ao seu site.
Concurso ou Giveaway
Brindes são uma ótima maneira de gerar buzz nas redes sociais, atrair pessoas de volta ao seu site e obter links. Mas você pode ampliar ainda mais a estratégia trabalhando com influenciadores.
Código de desconto para seus leitores
Se você não está preparado para distribuir produtos grátis para trabalhar com influenciadores, um código de desconto deve ser suficiente para começar a trabalhar com eles e atingir um novo público.
Mencione o influenciador
As pessoas adoram criar links de volta e compartilhar o conteúdo que as apresenta. Você pode se beneficiar com isso criando regularmente conteúdo de blog que menciona ou apresenta outros influenciadores.
As postagens resumidas são uma ótima maneira de fazer isso:
Você também pode citar um influenciador ou destacar o negócio / produto dele em seu conteúdo.
Depois que seu conteúdo for publicado, entre em contato com eles por e-mail (você pode encontrar seus endereços de e-mail com Hunter ) para que saibam que foram mencionados. Forneça um link para o conteúdo para que eles possam compartilhá-lo facilmente.
Contribua com sua experiência
Se você der uma olhada mais de perto em alguns dos melhores conteúdos da web, quase sempre verá que foi o resultado da colaboração entre figuras do setor.
Se você tiver alguns dados do setor que outro player do setor poderia analisar e usar, ou apenas conhecimento útil sobre um tópico para melhorar seu conteúdo, proponha uma colaboração.
Otimização de Conteúdo
O conteúdo que foi cuidadosamente otimizado tem melhor desempenho nas SERPs: classifica-se melhor e para uma maior difusão de termos de pesquisa. Isso significa mais atenção ao seu conteúdo e uma chance maior de que outros acessem a partir de seu próprio conteúdo. Não apenas isso, mas o trabalho envolvido de sua parte para conseguir links extras que possam surgir em seu caminho é mínimo.
Se você chegou até aqui nesta postagem (viva!), agora você entende completamente o poder do marketing de influenciador. Mas de que adianta esse poder se você não o está rastreando?
Rastrear suas campanhas de marketing de influenciador é uma estratégia importante para ajudá-lo a fazer escolhas de marketing informadas para gerar um melhor ROI . Quanto mais métricas detalhadas você tiver acesso, mais precisos serão seus esforços.
Caso você esteja interessado, aqui estão mais algumas estatísticas sobre o marketing de influenciadores :
- 65% dos orçamentos de marketing de influenciador aumentarão em 2021.
- O orçamento de influenciador mais comum é de $ 1.000 – $ 10.000 / ano, seguido por $ 100.000 – $ 500.000 / ano.
- 89% dizem que o ROI do marketing influenciador é comparável ou melhor do que outros canais de marketing.
- 69% dos profissionais de marketing planejam gastar mais dinheiro no Instagram para o marketing de influenciadores este ano.
- Postagens do Instagram, histórias do Instagram, vídeos do YouTube e vídeos do Instagram são os formatos mais usados, nesta ordem.
- O setor de marketing de influenciador deve crescer para aproximadamente US $ 9,7 bilhões em 2021 .
- O valor médio de mídia ganho por $ 1 gasto aumentou para $ 5,78 .
3) Marketing de influenciador B2B = campanha boca a boca
Se B2B e B2C forem comparados, o primeiro é fortemente influenciado pelo marketing boca a boca.
Muitos fatores diferentes influenciam como um consumidor compra e de quais marcas ele decide comprar, mas para empresas que precisam colaborar com outras empresas, isso tem muito a ver com a credibilidade de uma marca nesse setor e com quantas outras empresas estão optando por trabalhar com eles.
O marketing de influenciador é tecnicamente uma das melhores abordagens de marketing para B2B porque é basicamente uma versão ampliada da campanha de propaganda boca a boca.
Quando um influenciador promove uma marca, a palavra se espalha dentro da indústria e outras marcas se tornam mais conscientes. Afinal, para outras empresas, não se trata apenas de comprar e consumir, mas sim de buscar ganhos e benefícios mútuos. O boca a boca é e provavelmente sempre será a única forma de marketing que nunca perderá seu charme.
4) O B2C precisa de novos rostos, mas o B2B precisa de rostos respeitáveis
Para o marketing de influenciador dirigido ao consumidor, encontrar novos rostos e nomes para promover sua marca é a chave. Rostos populares e novos sempre costumam dar certo, pois geram curiosidade e engajam o público na campanha. Quanto maior o número de pessoas que falam sobre sua marca, mais credibilidade seus consumidores agregam a ela.
Isso funciona inversamente quando se trata de marketing de influenciador B2B. Novos rostos e nomes não geram curiosidade, mas carecem do tipo de confiabilidade e reputação que você está tentando estabelecer. Agora, se um influenciador conhecido em seu setor começar a advogar em favor de sua marca, isso terá muito mais valor.
Por exemplo, alguém que foi proclamado um especialista do setor por anos é uma ótima escolha para ser um influenciador para sua marca ou mesmo alguém que tem revisado ou falado sobre sua linha de trabalho por um período significativo para que sua palavra seja confiável.
Como mencionamos no capítulo 3 acima, ao compilar seu próprio banco de dados de influenciadores em potencial, aqui estão algumas coisas que você deve observar:
- Nome
- Nicho
- Tamanho da base do ventilador
- Canais de mídia social (e links para eles)
- Pontos fortes
- Pontos fracos
- Informação de contato
- Observações: anote suas peculiaridades (tende a usar muito o vídeo, tem um ótimo senso de humor, tem muitos anúncios, nosso concorrente o tem / ela sob contrato etc.)
5) Seu influenciador DEVE ter conhecimento aprofundado de sua marca
O brilho e o glamour do marketing de influenciador têm seu apelo único, sem dúvida, mas para transações B2B simplesmente não é o suficiente. Uma mensagem errada comunicada pode anular completamente todo o objetivo de sua campanha de marketing, e isso tende a acontecer quando o (s) influenciador (es) com quem você decide colaborar carecem de conhecimento crítico sobre sua marca e produto.
Portanto, você tem duas opções: escolher alguém que já tenha conhecimento detalhado que pode ajudar sua campanha a se tornar bem-sucedida ou tomar a iniciativa extra de educá-los e informá-los detalhadamente sobre seus produtos antes de dar o pontapé inicial na campanha.
De qualquer forma, seu briefing visa garantir que seu influenciador esteja totalmente em sincronia com os ideais de sua marca e tenha conhecimento técnico quando necessário. Lembre-se de que o público-alvo da sua empresa já conhece bem as nuances do seu setor e é por isso que você não pode cometer erros.
6) Os números das mídias sociais não contam para o B2B
O marketing de influência é uma forma massivamente digital de promoção e isso não pode ser negado. No entanto, estatísticas de mídia social como número de seguidores ou curtidas e comentários em postagens não ditam a extensão da influência de uma pessoa, pelo menos para o marketing B2B.
É verdade que o alcance de um influenciador que está promovendo diretamente para os consumidores depende muito de quantos seguidores ele tem, mas isso não é verdade quando outras empresas e marcas são seu público-alvo.
Então, sim, o marketing de influenciador B2B funciona em várias plataformas sociais, mas os números sociais não indicam quão confiável ou não um influenciador é. É aqui que o conhecimento interno da indústria e os círculos entram em jogo, e porque escolher um influenciador com muito cuidado é uma etapa crucial.
7) Tenha cuidado com os conflitos de influenciadores de B2B
O segmento de marketing influenciador B2B é muito mais sensível aos conflitos de lealdade corporativa e de marca, por isso você precisa ter muito cuidado com quem vai contratar.
Os influenciadores que trabalham em projetos de curto prazo não têm essas restrições ou diretrizes sobre com quem podem trabalhar, mas existem aqueles influenciadores que têm contratos de longa data com outras marcas. Esses contratos os restringem de uma série de coisas, mesmo que não os proíbam de trabalhar com sua marca.
Portanto, certifique-se de ter todos os fatos corretos antes de decidir divulgar qualquer informação importante sobre sua campanha de marketing com eles. Você deve ter um acordo hermético sobre o que eles vão entregar e o que você vai dar a eles em troca, sem que ocorram conflitos em relação ao seu escopo de envolvimento.
8) Tendências são importantes no marketing B2B
O mercado consumidor é extremamente volátil, com tendências indo e vindo mais rápido do que temporadas de chuva em Seattle. O que está em voga hoje pode cair nas avaliações durante a noite.
E embora você não possa controlar exatamente como essas tendências funcionam, você pode ser inteligente e se manter atualizado sobre elas. É aqui que a análise de tendências e as previsões entram em jogo e, sim, tem uma correlação direta com o marketing de influenciadores.
A ideia de optar pelo marketing de influenciador é escolher um defensor da marca que se alinhe aos ideais da sua marca e apresente-a da maneira mais vantajosa possível. Se as tendências atuais não combinam com sua campanha de marketing de influenciador, então não importa o quão boa ela seja ou quão eficaz seja a comunicação de seu influenciador, a campanha tem maior probabilidade de falhar.
Então, todos aqueles artigos e notícias sobre tendências que você encontra? Preste atenção a eles! Use listas do Twitter, inscreva-se em boletins informativos sobre marketing de influenciadores, configure Alertas do Google, etc .:
9) O marketing influenciador de B2B ainda precisa ser criativo
Há um equívoco de que o marketing de influenciador B2B tende a ser mais tecnicamente orientado e menos inclinado à criatividade, e é aí que a mentalidade precisa mudar. O marketing de influência nesse nicho tem espaço mais do que suficiente para criatividade e apelo de massa – são apenas os pequenos detalhes que precisam ser mais ajustados e específicos.
Mesmo para um projeto que envolve a revisão de sites ou a criação de guest posts para outros sites, há uma série de aspectos criativos que você pode adicionar à campanha.
A questão é que o marketing de influência entre empresas e marcas não é menos competitivo do que o lançamento de um novo produto / serviço no mercado de varejo. Embora seu público-alvo seja composto de especialistas do setor que procuram uma oportunidade de negócio, eles ainda querem se impressionar com um conceito e se envolver com o processo de pensamento que o envolve.
Outro bônus é que até mesmo seus influenciadores estarão mais inclinados a pensar fora da caixa e colocar suas proezas criativas para funcionar!
10) Um sistema é essencial para escolher o influenciador certo
Voltar à prancheta para reavaliar sua estratégia de marketing de influenciador é essencial, e isso também significa verificar se você escolheu os influenciadores certos para se associar
Para ajudá-lo a analisar melhor essa estratégia, você pode fazer uma lista de estatísticas e números que precisa examinar. Se os números e as métricas corresponderem aos objetivos que você está tentando alcançar, você sabe que está no caminho certo. Esta lista pode consistir no seguinte:
- Alcance potencial e classificação
- Estatísticas de engajamento
- Pior e melhor desempenho de campanha
- Gráfico de crescimento
- Presença e reputação na mídia
- Relevância do conteúdo e hashtags
- Alcance com base na localização
- Melhores resultados em termos de nicho e indústria
- Cobertura e tópicos
E com essa lista em vigor, você pode tomar uma decisão mais abrangente sobre quem e quantos influenciadores embarcarão em suas campanhas!
11) Co-criar com o seu influenciador é a chave
Os influenciadores que você contrata podem ser simplesmente defensores que recitam palavra por palavra tudo o que você lhes diz sobre sua campanha, ou podem escolher fazer parte da própria concepção.
Muitas marcas deixam de ver a importância de envolver influenciadores em todo o processo de criação de uma campanha de marketing eficaz. Esse envolvimento do início ao fim não só faz maravilhas para a execução final da campanha, mas também emprega o envolvimento muito necessário de toda a equipe.
E, é claro, com seus influenciadores trabalhando em conjunto com você, o influxo de ideias e estratégias será muito mais lucrativo!
12) Crie uma estratégia para influenciadores
Se as vantagens e a associação parecem uma situação em que todos ganham, você terá influenciadores mais interessados em fazer parcerias com você para várias campanhas.
É sobre como você embala e apresenta sua marca ao seu mercado potencial:
- Qual é o tom de comunicação que você emprega?
- Qual é a mensagem geral que ele transmite?
- Quando alguém pensa ou fala em sua marca, quais são os adjetivos que está usando?
Tudo isso e muito mais adiciona ao perfil da sua marca, e quando a imagem maior entrar em jogo, você estará recuperando os criadores de conteúdo e influenciadores sem muito esforço.
Capítulo 6: Tudo o que você precisa saber sobre o ROI do marketing de influência
O marketing de influência está ajudando grandes marcas a alcançar mais pessoas e ajudando as pequenas empresas a crescerem melhor, dando-lhes mais publicidade. E a melhor parte é que ele fornece um melhor ROI do que outros métodos de marketing.
89% de todos os profissionais de marketing consideram o ROI do marketing influenciador comparável ou melhor do que outros canais de marketing:
Mas como calculamos o ROI do marketing de influenciador? Vejamos alguns fatores que precisamos considerar ao calcular o ROI de marketing do influenciador – e confira o infográfico no final deste capítulo!
1) Conhecimento da marca
Quando você deseja expandir seus negócios, precisa ter certeza de criar buzz em torno de sua marca – e os influenciadores podem ajudá-lo a fazer isso rapidamente. Uma postagem nas redes sociais ou um vídeo de um influenciador pode ajudar a colocar sua marca no centro das atenções. Os influenciadores, que têm um público grande e fiel, podem tornar sua marca mais reconhecível e identificável.
2) Melhor percepção da marca
Os influenciadores são conhecidos por se envolverem com seus seguidores e formarem relacionamentos genuínos com eles, e sua palavra sobre um produto ou serviço é considerada confiável. Portanto, conseguir um influenciador a bordo pode realmente afetar a maneira como os consumidores percebem sua marca.
A melhor coisa é que, quando os influenciadores promovem o seu produto ou serviço, ele não aparece como publicitário. Para o varejista de alimentos congelados, Iceland Foods, a colaboração com influenciadores fez uma grande diferença em seus índices de aprovação. Depois de lançar vídeos apoiados por influenciadores, seus índices de aprovação saltaram de 10% para 80%.
3) Aumento do tráfego e envolvimento
Links de afiliados e tags de mídia social ajudam os seguidores de influenciadores a chegarem diretamente a uma marca. Isso significa que eles podem ser redirecionados para o site da sua marca ou páginas de mídia social.
Por causa disso, os influenciadores costumam usar links de afiliados e tags de mídia social junto com suas postagens. Eles podem fornecer uma maneira de redirecionar os seguidores para o site da sua marca. Portanto, os profissionais de marketing podem esperar um aumento no tráfego e no engajamento do site.
Fique de olho no número de visualizações de página, visitantes diários, curtidas, compartilhamentos e comentários para acompanhar esse ROI.
4) Feed de conteúdo diversificado
Os influenciadores sabem que tipo de conteúdo repercute em seu público, portanto, trabalhar com influenciadores o ajudará a diversificar seu feed de conteúdo. De análises a aquisições de mídias sociais e tutoriais, você pode experimentar muito. Os depoimentos de influenciadores também podem ajudá-lo a ganhar mais credibilidade.
Para entender melhor o ROI do marketing influenciador, confira este infográfico:
Resumidamente? O marketing pode se beneficiar muito com influenciadores.
Esperamos que esse guia possa ter te dado boas ideias. Caso queira, ENTRE EM CONTATO para que nossa equipe possa cuidar de sua campanha.
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