Quer dar aulas online? Veja como o YouTube pode te ajudar

Em tempos de “novo normal” tudo parece se voltar para o digital. E não é diferente com quem precisa ter ou dar aulas, já que as escolas em geral tiveram que se adaptar para poder oferecer aulas de maneira digital.

Mas olhando pelo lado positivo, isso lançou uma boa oportunidade para profissionais que sempre quiseram ensinar o que sabem, mas não sabiam como começar. Bem, os meios digitais estão aí. E sabe uma plataforma muito interessante em que você pode começar a dar aulas? O YouTube!

Ficou curioso sobre as aulas online no YouTube? Continue lendo o artigo para tirar suas dúvidas sobre esse assunto.

Como planejar a sua aula online:

Adquira o equipamento:

Para iniciar a sua aula online é necessário que você possa ser visto bem em câmera. Não é necessário investir em material caro, principalmente porque muitos dos celulares de hoje já gravam até mesmo em 4k.

Uma coisa que influencia muito na qualidade do vídeo é a iluminação, então talvez seja necessário comprar uma luminária ou algum equipamento que ajude na iluminação. Existem as famosas softboxes que claro, são ótimas, mas você pode improvisar, sempre. O importante é que seu rosto esteja bem iluminado, claro sem exageros, afinal você não precisa parecer um fantasma na tela, não é mesmo?

Invista em algum tripé assim a sua imagem não apresentará “tremedeiras” que podem tirar a atenção de seus alunos. Existem muitas opções bem baratas no mercado, não se preocupe.

O Youtube é uma plataforma ideal:

No YouTube, você pode mostrar pra todo mundo seu conhecimento.
O ideal é que você ofereça conteúdo gratuito em vídeos com duração entre 5 a 10 minutos, e uma opção de vídeos em que a audiência precisa assinar um serviço mensal para ter acesso a aulas mais detalhadas e talvez com maior duração.

Dessa forma você pode cobrar por suas aulas, tanto quando seu canal estiver monetizado no YouTube (isso pode levar um tempo, mas em algum momento vai acontecer), como também através de uma plataforma de venda de conteúdos, como a Hotmart por exemplo.

Lembre-se que a internet é essencial:

A principal ferramenta é a internet, por isso ela deve ser estável, então tente contratar uma internet decente, pois você vai precisar subir vídeos constantetemente, além dos vídeos ao vivo, que dependem bastante de uma boa internet.

Pense em como irá passar o conteúdo:

Se preparar uma aula “offline” já não é tão simples, uma aula online precisa ser ainda mais especial. Os alunos precisam se divertir durante as aulas. Pra isso, pense em maneiras de criar atividades divertidas para eles.
Você pode usar outros vídeos, trechos de séries ou filmes, analisar alguma música, propor uma gincana entre os alunos e muito mais. Use sua imaginação.

Faça um planejamento semanal para sua aulas, separe os temas de cada aula com antecipação, marcando datas para gravação e para postagem no seu canal.

Transmitindo sua aula online pelo YouTube:

Novo na transmissão ao vivo do YouTube? Depois de configurar seu canal e equipamento, basta clicar em um botão para transmitir.

Veja como ir ao vivo no YouTube.

Habilite seu canal

Antes de fazer uma transmissão ao vivo, seu canal do YouTube precisa ser verificado. Se você ainda não fez isso, acesse www.youtube.com/verify para adicionar seu número de telefone e receber um código de verificação. Em seguida, prossiga com as etapas a seguir.

No desktop

  1. Acesse www.youtube.com/dashboard .
  2. Clique no botão Criar no canto superior direito.
  3. Selecione Go Live .

Nota: Demora 24 horas para ativar sua conta para transmissão ao vivo.

No telemóvel

  1. Abra o aplicativo do YouTube.
  2. Clique no ícone da câmera de vídeo no canto superior direito.
  3. Toque em Go Live .

Nota: você precisa de mais de 1.000 assinantes para transmitir ao vivo no celular.

Decida como deseja gravar sua transmissão ao vivo

Existem três opções principais de gravação para streaming no YouTube:

  • Webcam
  • Câmera móvel
  • Streaming do codificador

A câmera do seu laptop ou dispositivo é uma maneira fácil e sem software de gravar. Mas o que você ganha em conveniência, perde em qualidade. Com um codificador (também conhecido como software de streaming), você pode usar melhor equipamento de áudio / vídeo, várias câmeras (incluindo desktop) e muito mais.

Comece a gravar

Antes de ir ao ar, certifique-se de ter preparado um título, uma descrição e uma imagem em miniatura.

Como criar uma transmissão ao vivo do YouTube no desktop

  1. Acesse www.youtube.com/dashboard em um navegador Chrome 60+ ou Firefox 53+.
  2. Clique no ícone da câmera de vídeo no canto superior direito.
  3. Clique em Go Live e selecione Webcam .
  4. Adicione seu título e configurações de privacidade.
  5. Clique em Mais opções para adicionar uma descrição, habilitar ou desabilitar chat ao vivo, monetização, promoção e muito mais.
  6. Clique em Avançar . O YouTube tirará automaticamente uma foto em miniatura da webcam. Você pode refazê-lo ou fazer upload de uma imagem depois.
  7. Selecione Go Live .
  8. Para parar, selecione Encerrar transmissão na parte inferior.

Como criar uma transmissão ao vivo do YouTube no celular

  1. No aplicativo do YouTube, selecione o ícone da câmera de vídeo.
  2. Selecione Go Live .
  3. Adicione seu título e configuração de privacidade.
  4. Selecione Mais opções para adicionar uma descrição. Selecione Mostrar mais para habilitar ou desabilitar chat ao vivo, restrições de idade, monetização, divulgação de promoções e muito mais.
  5. Pressione Mostrar menos para sair e selecione Avançar . Tire uma foto ou carregue uma miniatura.
  6. Toque em Compartilhar para compartilhar o link nas redes sociais.
  7. Selecione Go Live .
  8. Para parar, clique em Concluir e em OK .

Dar aulas pelo Youtube pode ser muito lucrativo para você. Experimente. E se gostar de preparar conteúdo, invista!

Se você precisa de apoio profissional para sua carreira de YouTuber CLIQUE AQUI

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code