Quer que seu filho tenha um canal no YouTube? Leia isso antes

Ser famoso no Youtube ou outras plataformas sociais. Praticamente todas as semanas, aqui na agência, recebemos mensagens de pais que têm interesse em que seus filhos sejam influenciadores digitais. Você é um deles? Se sim, leia este artigo até o fim com atenção, antes de decidir colocar seu filho no mundo da influência digital, likes, inscrições, vídeos e lives.

Vamos analisar pontos positivos e negativos que você deve considerar. Vamos a eles.

Quem quer realmente a fama? Seria a criança ou os pais dela?

Esse é um ponto muito importante. Muitos pais querem tanto que seus filhos sejam famosos que não pararam para pensar se essa é a melhor decisão para seu filho. Será que a realidade é que você como mãe ou pai, que tem tanto amor e vê seu filho como “o mais lindo” do mundo, acredita que seus filhos “merecem” ser famosos?

Como pais, vocês devem analisar bem esse ponto. O fato de seus filhos serem muito “ativos” muito comunicativos não quer dizer em si, que eles poderão ser bons influenciadores digitais, apesar de que ser bom comunicador é básico nesse mercado. Veja se é isso que seus filhos querem, se é nisso que ele falam. Mas tem mais pontos.

Quanto tempo seus filhos têm para investir nesse projeto?

Esse é um ponto super importante também. Pode parecer que não, mas as atividades de uma criança podem ser muitas.  E nunca devemos menosprezar o tempo para brincarem e estudarem. Aqui na Warp Media, a maioria dos canais infantis que começam, terminam porque a criança não conseguia levar as rotinas escolares, de brincadeiras e das gravações de conteúdo. E claro, o correto é que toda criança tenha tempo para ser criança, para brincar, explorar e também estudar. Então você como pai ou mãe precisa analisar como é a agenda de seu filho e ver se ele terá uma disponibilidade apropriada para se dedicar a um canal.

Ter um canal de sucesso exige muita disciplina, exige reservar tempo TODA semana para gravações.

O quanto seus filhos estão realmente dispostos a serem influenciadores?

Quem tem filhos pequenos sabe que a resposta para a pergunta “o que você quer ser quando crescer” pode mudar com o tempo, em alguns casos mais rápido do que você pensa. E isso se aplica muito ao que a criança gosta no momento. Muitas crianças veem canais infantis no YouTube e se veem como aqueles apresentadores, porém apenas como uma brincadeira. Assim como uma criança pode ver um filme que tem astronautas e depois sair brincando que é um astronauta também, muitas crianças veem canais infantis e querem brincar de ser YouTubers. E como toda brincadeira enjoa, uma criança pode simplesmente enjoar dessa brincadeira e querer fazer outras coisas.

Se seus filhos brincam de ser YouTubers isso em si não quer dizer que é isso que eles querem fazer na vida real. Converse com seus filhos sobre o assunto, veja se eles realmente estão dispostos a dedicarem tempo e terem a disciplina correta para essa carreira. E claro, se seus filhos querem apenas brincar mesmo de ser YouTubers não há nenhum problema em que você crie um canal para eles no YouTube, de verdade. Apenas, não nutra sentimentos de que isso será algo mais concreto. Veja como uma brincadeira que a qualquer momento, pode mudar.

Seus filhos têm disciplina para outras atividades?

Veja se seus filhos já têm disciplina para outras atividades. Eles fazem aula de natação, teclado ou outra atividade com hora marcada? Como eles veem essas atividades? São pontuais? Ou muitas vezes fazem porque você teve que obrigá-los? Se for assim, pense bem antes de colocar outra responsabilidade para seus filhos.

Manter um canal de maneira profissional exige, EXIGE muita disciplina com agenda. Toda semana o canal precisa de conteúdo novo, não importa se estamos animados ou não, não interessa se há outras coisas acontecendo. Vídeos novos TEM que ser produzidos todas as semanas sem falta.

Como já comentamos em outro artigo, temos visto nos bastidores que alguns pais chegam a obrigar seus filhos a gravarem. A criança diz que não está a fim, que não quer e grava obrigada. Claro o vídeo não fica bom e isso vai estressando a criança, que cada vez mais vai perdendo o gosto pelo seu canal.

Claro, o fato de existirem canais de muito sucesso no YouTube comandados por crianças prova que existem muitas crianças que têm a disciplina necessária e já têm bem definido que realmente querem se dedicar ao YouTube. Se seu filho ou filha é assim e você pôde comprovar isso, então aí sim pode ser uma boa investir na carreira de influenciador digital dele.

Mas espera, então vocês não querem que meus filhos sejam YouTubers?

Por favor, não nos entenda mal. Nos dedicamos a ajudar pessoas a serem influenciadores digitais. Somos uma agência de YouTubers. No entanto, temos observado que muitos canais infantis começam pelos motivos errados. Em resumo esses podem ser alguns desses motivos errados:

  • Por vaidade dos pais: os pais acham seus filhos tão ativos que querem, de todas as formas, que seus filhos sejam famosos, muitas vezes sem considerar se seus filhos realmente querem isso.
  • Porque veem seus filhos brincando de ser YouTuber. Isso em si não quer dizer que ele queira seguir essa carreira.
  • Porque “está na moda” ser YouTuber.
  • Porque seus filhos se comunicam bem e não são tímidos. Isso em si não quer dizer muito sobre se uma pessoa será um bom influenciador digital.

Quando permitir que seus filhos sejam influenciadores digitais?

Analise o seguinte:

  • Seus filhos são disciplinados em outras atividades, cumprem horários, não tentam criar desculpas para fugir de responsabilidades, mesmo que pequenas.
  • Se comunicam bem e além disso você percebe que eles procuram falar em público, por exemplo, eles gostam de participar de peças de teatro na escola, de fazer apresentações em público e se divertem muito fazendo isso.
  • Você percebe que seu filho não apenas acompanha a certos canais no YouTube mas procura saber como desenvolver um canal. Aliás esse é o melhor dos sinais de que seu filho quer mesmo ser YouTuber.
  • Seu filho ou filha poderá continuar com suas atividades preferidas, sem descuidar da escola e manter uma nova rotina com seu canal sem problemas.
  • Você como mãe ou pai poderá acompanhar seu filho e supervisionar não somente o que ele cria para seu canal como também as interações, comentários que ele receba em suas plataformas sociais.

Se você pôde responder com um SIM a todos os pontos acima, pode ser uma boa ideia realmente investir na carreira de seus filhos como influenciadores digitais. Nesse caso, CLIQUE AQUI para conhecer nosso serviço de assessoria.

Desejamos muito sucesso a você e seus filhos, seja como influenciadores ou o que quer que eles queiram fazer!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!