10 dicas de como começar um canal no YouTube de maneira fácil

O YouTube é extremamente popular e um ótimo lugar para mostrar seus negócios e produtos digitais. Com mais de um bilhão de horas assistidas diariamente, o YouTube é agora o segundo site mais visitado e o segundo maior mecanismo de busca depois do Google. Com tanto a ganhar compartilhando seus vídeos com o mundo no YouTube, por que não começar agora?

Compilamos 10 dicas sobre como iniciar um canal no YouTube para iniciantes para ajudá-lo a começar:

1. Conheça o propósito do seu canal

2. Crie seu canal no YouTube

3. Verifique sua conta

4. Crie um banner

5. Conheça seu nicho

6. Basta começar a gravar

7. Não se esqueça do SEO

8. Conheça as análises do YouTube

9.Não se preocupe muito com sua câmera

10. Preocupe-se com áudio

Como um canal no YouTube pode ajudar seu negócio de conhecimento

Antes de mergulharmos nas dicas, vamos ver como o YouTube pode ajudar seu negócio de conhecimento. As principais vantagens são:

  • Você pode construir uma audiência de fãs que você pode eventualmente vender.
  • Você pode construir credibilidade e autoridade sobre os tópicos. A partir daí, você pode vender cursos sobre esse tema, escrever livros, falar em conferências, coach e muito mais.
  • O YouTube pode ser um ótimo condutor de tráfego para o seu site. Uma vez que eles estão em seu site, você pode colocá-los em seus funis de vendas para eventualmente aumentar a receita. 

Devo começar um canal no YouTube para o meu negócio?

Sim, mas só se ele se encaixa com os objetivos do seu negócio e você se dedica a criar conteúdo de vídeo para ele ao longo do período. Se você não está comprometido em criar muito conteúdo de vídeo, seu canal no YouTube provavelmente não será bem-sucedido.

1. Conheça o propósito do seu canal

Primeiro, você precisa saber o propósito do seu canal no YouTube. Esta é uma das dicas mais importantes do YouTube para iniciantes. Você quer compartilhar sua paixão com o mundo? O YouTube faz parte da sua estratégia de marketing de conteúdo de vídeo para promover o seu negócio? Você está procurando integrar as mídias sociais e estratégias de video marketing? Você está tentando fazer do seu canal no YouTube o seu negócio? Definir um propósito ajudará a guiá-lo enquanto você começa a criar conteúdo.

Se você está começando um canal no YouTube para promover o seu negócio, provavelmente vai querer marcá-lo com o nome da sua empresa. Você também pode vincular seu canal ao site da sua empresa e outras contas de mídia social. Ter uma forte compreensão sobre o propósito também pode ajudá-lo a ter ideias para os tipos de conteúdo de vídeo que provavelmente irão falar com seu público. Se você entrar cegamente, sem planejamento, no seu canal do YouTube, você pode sofrer por ter conteúdo desfocado que carece de coesão e afasta os inscritos.

2. Crie seu canal no YouTube

Agora você está pronto para criar seu canal no YouTube. Aqui está um passo a passo de alto nível para ajudá-lo a orientar através da configuração do seu primeiro canal no YouTube.

  • Se você ainda não tem uma conta no Google, você precisará se inscrever para uma. Depois de criar um nome de usuário e senha, você será solicitado a fornecer seu número de telefone para verificação da conta.
  • Depois de criar e acessar sua conta do Google, vá até o YouTube e faça login com seu nome de usuário.
  • Em seguida, tome qualquer ação que exija que você tenha um canal no YouTube. Isso inclui deixar um comentário em um vídeo ou criar uma lista de reprodução. Recomendamos a ação ‘upload de vídeo’, pois lhe dará solicitações para guiá-lo através da criação de seu próprio canal.
  • Você será perguntado se deseja criar seu canal usando o nome associado à sua conta do Google ou com uma conta de marca. A vantagem de usar uma conta de marca é que você poderá dar acesso à gestão de canais a várias pessoas. Depois de escolher qual opção gostaria de usar, o YouTube configurará seu canal. É simples assim. 

3. Verifique sua conta

Depois de criar seu canal no YouTube, você precisará verificar. Isso permitirá certos recursos aos seus não ter acesso sem verificação. Isso inclui coisas como a capacidade de personalizar suas miniaturas de vídeo. Ter uma miniatura (thumbnail) envolvente pode ser a diferença entre as pessoas clicarem para assistir ao seu vídeo, ou ignorá-lo completamente.

Para verificar sua conta:

  • Navegue até “Status e recursos do canal” nas configurações do YouTube.
  • Depois de redirecionar, clique no botão azul “Verificar” na parte superior da página.
  • Você será solicitado a dar seu número de telefone, momento em que você pode selecionar entre obter um código de verificação via texto ou chamada de voz. Este código de verificação deve chegar rapidamente. 

4. Crie um banner

Todos sabemos como as primeiras impressões são importantes. Eles podem definir o tom de toda a sua interação com qualquer pessoa em qualquer circunstância. Seu banner de canal no YouTube provavelmente será a primeira coisa que seus telespectadores e possíveis assinantes verão ao visitar seu canal. É grande e fica bem no topo da página principal do seu canal.

Esta é a sua chance de causar essa boa primeira impressão. Um banner eficaz permitirá que o espectador saiba onde eles estão, seduzirá o espectador a ficar e conferir alguns vídeos, e pode até fazê-los confiar um pouco em você.

Criar arte de canal no YouTube não deve ser problema se você tiver habilidades de design. Se você não está tão confiante em seu ofício, existem várias ferramentas e modelos online que tornarão todo o processo muito mais fácil. Canva é uma plataforma de design gráfico fácil de usar com vários modelos de arte de canal do YouTube que podem ajudá-lo a começar a projetar seu próprio banner.

Existem algumas restrições de tamanho para banners considerarem:

  • O tamanho mínimo para o banner é 2048 x 1152 pixels
  • O tamanho máximo do arquivo é de 6MB
  • Seu banner será diferente dependendo se você está visualizando-o em um celular ou um dispositivo desktop
  • Coloque seu logotipo e texto crítico na área central 1540 x 427 do banner para minimizar o risco de cortar o conteúdo. Esta área é considerada a “zona segura”.

Uma vez que seu design seja finalizado, vá para o seu canal e passe o mouse sobre a área onde seu banner estaria. Você verá um ícone de câmera piscando no canto superior direito da área do banner. Clique no ícone e faça o upload!

Se você ainda não tiver que enviar nenhum vídeo, você precisará clicar em “Personalizar canal” para o canto superior direito da página. Aqui você verá uma prévia da página inicial do seu canal. Clique em “Adicionar arte do canal” onde o banner estaria, o que o levará a carregar seu banner. Agradável e fácil. 

5. Conheça seu nicho

O conteúdo focado é importante. Tente encontrar seu nicho e se ater a ele. Descubra a área/assunto/tópico que você deseja falar e com quem deseja falar. O público é mais propenso a confiar e se envolver com criadores de conteúdo que possuem autoridade e proficiência. Certifique-se de direcionar sua estratégia de conteúdo de vídeo para sua área de especialização.

Se você está construindo uma estratégia de marketing de conteúdo de vídeo para promover um negócio existente, há uma boa chance de você já saber quais serviços/produtos você tem a oferecer e a quem você está oferecendo a eles. Mas se você está entrando no YouTube com a esperança de torná-lo seu negócio, você pode ter mais dificuldade em encontrar seu nicho. Concentre-se em coisas que você já é proficiente ou estabeleceu credibilidade. Pense em um assunto pelo que você é apaixonado e quer compartilhar com os outros.

Seu nicho pode ser muito específico? certo. Criar conteúdo apenas em torno de como mudar suas cordas de guitarra é provavelmente um pouco focado demais. Mas um vídeo sobre como mudar suas cordas de guitarra pode ser um excelente candidato para o seu canal de reparo e manutenção de guitarra. É mais fácil construir autoridade e confiabilidade em torno de um nicho específico do que para uma variedade de assuntos quase relacionados, por isso não deixe de alinhar isso com sua área de atuação.

6. Basta começar a gravar

“A prática faz a perfeição” pode ser um ditado brega, mas isso não o torna menos verdade. Assista YouTubers profissionais suficientes e você encontrará um sentimento semelhante. Embora possa ser fácil criticar a qualidade ou consistência do seu trabalho inicial, você deve se orgulhar do esforço necessário para chegar lá. Além disso, o trabalho antecipado ainda pode gerar inscritos!

Ponha a mão na massa! Comece a fazer seus vídeos o mais rápido possível. Aprender a iniciar um canal no YouTube como iniciante se resume em parte a apontar a câmera e filmar.

Brincar com ângulos de câmera. Dê atenção à sua voz. Descubra como tirar suas fotos. Dê atenção também com a edição. Esta é a sua hora de começar a ganhar experiência. Comece a filmar.

7. Não se esqueça do SEO

O YouTube não é apenas uma plataforma de vídeo, é um mecanismo de busca de vídeos. Os vídeos do YouTube são frequentemente alguns dos primeiros resultados que você vê ao pesquisar no Google. É importante se familiarizar com as melhores práticas de SEO para o YouTube.

Uma estratégia importante é colocar palavras-chave direcionadas no nome do arquivo de vídeo, título de vídeo e descrição do vídeo. Se for o caso, você pode até colocar palavras-chave direcionadas na marca do seu canal. Você também pode marcar seus vídeos com as palavras-chave relevantes que deseja aparecer.

Grande parte do SEO básico transfere para SEO para o YouTube. Construa uma fundação com uma pesquisa sólida de palavras-chave. Descubra quais termos estão sendo procurados em seu nicho e use-os. Enquanto você está recebendo seus rolamentos, atire em palavras-chave com menos concorrência, mas volume de pesquisa substancial.

Não se esqueça da pesquisa de concorrentes. Veja quem está classificando para suas palavras-chave e termos de destino e tente identificar as coisas que eles estão fazendo bem. Isso lhe dará inspiração para o que você deve estar fazendo e, o mais importante, ideias de sementes para como fazê-lo melhor. 

8. Conheça as análises do YouTube

Os dados são a chave para entender se seus vídeos estão se realizando e se seus esforços de SEO estão funcionando. A análise do YouTube fornecerá vários pontos-chave de dados, incluindo quantas visualizações seus vídeos obtêm, de onde esses espectadores estão vindo e quantos assinantes você tem. Visualizações e assinantes podem servir como um bom ponto de pulso para o engajamento inicial do público.

À medida que você continua a crescer seu canal no YouTube, um dos pontos de dados mais importantes que você encontrará é o Watch Time. Esta é a quantidade de tempo que as pessoas passaram assistindo seus vídeos.

Isso é importante porque o YouTube tende a classificar vídeos com tempos de relógio mais longos mais altos. O YouTube também é mais propenso a exibir vídeos com horários de alta frequência. Mas isso não significa necessariamente que você deve criar vídeos super longos.

O YouTube também dá importância a fatores como o tempo médio de duração (quanto tempo as pessoas gastam em um vídeo em média) e percentual médio visualizado (quanto do vídeo as pessoas realmente assistiram). Ambas as métricas podem ser acessadas através do Analytics do YouTube.

Essas são as três métricas que o YouTube usa para medir o quão envolvente seus vídeos você é. Quanto mais envolvente, maior a chance do seu vídeo ser classificado alto e/ou apresentado pelo YouTube.

9. Não se preocupe muito com sua câmera

Uma preocupação comum que as pessoas têm ao olhar para como iniciar um canal no YouTube para iniciantes é a configuração da câmera. Alguns YouTubers podem ter medo de parecer um novato com equipamento ruim, enquanto outros podem estar animados com um novo brinquedo.

De qualquer forma, conseguir a melhor câmera não deve ser uma prioridade máxima. Seu smartphone provavelmente poderia fazer o trabalho por enquanto, e muito bem. Em vez de obter uma nova câmera imediatamente, procure obter ferramentas que possam tornar mais fácil filmar com o seu telefone, como um tripé ou suporte.

Eventualmente, você vai querer atualizar sua câmera quando chegar a hora.

10. Preocupe-se com áudio

Woman sitting at desk, looking at computer and recording herself through a microphone

Um dos erros mais comuns que os novos YouTubers cometem é concentrar-se demais na qualidade do vídeo e não o suficiente no áudio. Na verdade, deve ser o contrário porque nada estraga um vídeo mais rápido do que o áudio ruim. Se o seu áudio não estiver claro, sua música de fundo é muito alta, ou você fala muito suavemente, você certamente verá reclamações nos comentários.

Certifique-se de que o que precisa ser ouvido seja ouvido. A melhor e mais imediata maneira de fazer isso é tendo microfones fortes. Uma dica muitas vezes negligenciada do YouTube para iniciantes é investir em um bom microfone antes de uma boa câmera. 

Usando seu canal no YouTube para impulsionar seu negócio de conhecimento

Esperamos que essas dicas para começar um canal no YouTube aumentem sua confiança e o capacitem a começar a criar. Há tanto potencial que você pode alcançar criando conteúdo de vídeo. Seja você um empreendedor, dono de pequenas empresas ou criador de cursos, o vídeo é uma ótima maneira de se conectar com um público e compartilhar sua experiência com o mundo.

 

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