5 dicas para encontrar os influenciadores certos para sua campanha

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Quando se trata de gastos do consumidor, o conteúdo on-line e as conversas sociais têm um enorme impacto sobre como e o que as pessoas escolhem comprar.

Como profissionais de marketing, criamos conteúdo para persuadir e interagir com os clientes. Mas os consumidores modernos são céticos e esclarecidos. No momento em que algo sugere “anúncio”, eles perdem o interesse e seguem em frente.

Se você vende produtos de fitness e saúde, pacotes turísticos ou serviços domésticos,  uma única recomendação positiva de uma fonte confiável pode superar até a sua cópia mais bonita ou a demonstração de vídeo mais atraente. E embora o conteúdo criado pela marca seja útil e possa ajudar a criar confiança com os clientes, às vezes o conteúdo mais influente vem de pessoas com idéias semelhantes às quais seus clientes conhecem e confiam.

Nesse novo paradigma social, blogueiros e outros com seguidores leais nas mídias sociais são os novos influenciadores.

Quem são esses novos influenciadores?

Esses novos indivíduos socialmente experientes geralmente sabem mais sobre mídias sociais e se envolvem com conteúdo digital do que marcas e agências. O que torna esses novos influenciadores ainda mais poderosos é o conteúdo de nicho que eles produzem, que geralmente está em uma área muito especializada. Existem milhões de blogueiros que publicam conteúdo em áreas populares como pais, alimentação, fitness, moda e entretenimento. Esses influenciadores podem ser segmentados ainda mais para alcançar consumidores específicos, como pais de adolescentes, amantes de animais, maratonistas, fanáticos por tecnologia e cozinheiros orgânicos.

O conceito de parceria com blogueiros e outros usuários ativos de mídia social é chamado de “marketing de influência”. Ele se baseia na premissa de encontrar influenciadores em seu nicho para criar e distribuir conteúdo relevante e compartilhá-lo de maneira autêntica e transparente.

Encontrando os influenciadores certos

Apesar de suas vantagens aparentes, o marketing de influenciadores é um investimento desperdiçado se você não estiver trabalhando com os corretos. E, embora seja tentador usar definições de métrica única, como visitantes únicos ou seguidores do Twitter como uma medida de influência, é importante olhar mais profundamente.

A resposta para a pergunta “quão influente é alguém online?” é “depende”. Aqui estão cinco itens a serem procurados ao identificar influenciadores on-line para sua marca.

RELEVÂNCIA

Antes de observar visitantes únicos e outras métricas estáticas, é importante observar o alinhamento do conteúdo de um blogueiro com as mensagens . Leia as postagens arquivadas desse blogueiro para ter uma idéia de que tipo de consumidor elas são.

Só porque um blogueiro publica receitas não significa necessariamente que eles correspondem a uma marca orgânica, e um fã de esportes com experiência em tecnologia não os torna uma correspondência garantida para seu aplicativo de jogos.

Você procura viajantes com orçamento limitado, fashionistas, mães permissivas ou bebedores de café? Palavrões ou provocações fazem parte da personalidade da sua marca? Essas são coisas importantes a serem procuradas no conteúdo e no público de um influenciador e são muito mais importantes que o tráfego.

ENGAJAMENTO

O engajamento é um indicador de quão interativo o público de um blogueiro é com o conteúdo. Esses leitores respondem, comentam e compartilham ? Qual a porcentagem de leitores que estão retornando versus novos?

A quantidade de leitores que se envolvem com um editor e com que frequência eles retornam são indicações de quão significativos são esses relacionamentos.

ALCANCE

Embora não seja a métrica mais importante, o alcance é certamente uma consideração válida. No entanto, os profissionais de marketing devem resistir ao desejo de olhar apenas visitantes únicos como uma medida de alcance. Tráfego e seguidores são significativos apenas na medida em que o influenciador está atingindo o público-alvo da sua marca.

Por exemplo, se você é do ramo hoteleiro, um blogueiro de viagens com um pequeno alcance é mais influente do que um blogueiro de alimentos com 100.000 visitantes mensais únicos.

Também é importante considerar quais outras plataformas sociais seus clientes visitam. Se você é uma marca de alimentos ou moda, alguém com muitos seguidores no Pinterest ou Instagram pode ser mais valioso do que alguém no Facebook com uma grande base de fãs.

FREQUÊNCIA

Para muitas verticais, existe uma correlação direta entre a frequência com que um blogueiro publica e o tráfego e a taxa de retorno dos visitantes. Como no marketing de qualquer site, muitas vezes são necessárias várias exposições para que um visitante clique e confira seu site, e você deseja garantir que ele volte.

Quando um editor publica constantemente conteúdo de alta qualidade regularmente, é mais provável que os leitores retornem, adicionem aos favoritos e compartilhem. Os blogueiros que não publicam com tanta frequência tendem a ter uma maior taxa de rotatividade, menos visitantes de retorno e menos lealdade.

AUTENTICIDADE

Isso pode parecer contra-intuitivo, mas os blogueiros que têm uma proporção menor de conteúdo patrocinado tendem a ser mais confiáveis ​​e parecem mais autênticos . Histórias pessoais que incluem uso genuíno ou menção de um produto, serviço ou marca são mais confiáveis ​​do que análises diretas de produtos.

Histórias atraentes também tendem a receber mais compartilhamentos e comentários do que ofertas e análises de produtos. Embora seja tentador pedir aos editores que escrevam uma boa e longa revisão do seu produto (na qual os leitores realmente não prestam muita atenção), uma marca de saúde pode envolver os influenciadores a escrever um post sobre coisas em sua lista de itens e como essa lista é motivadora manter-se saudável e viver uma vida longa e ativa. Esse tipo de conteúdo é altamente atraente para os leitores, autêntico para o blogueiro e conecta a marca de saúde patrocinadora a uma conversa muito sincera sobre saúde entre um grande público.

Seja qual for o seu nicho, você pode se envolver com os blogueiros para criar o conteúdo autêntico e de qualidade que o público espera enquanto associa sua marca a esse conteúdo.

E lembre-se de que os influenciadores são mais do que apenas blogueiros – eles incluem aqueles com públicos leais no Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Instagram, Vine e outras redes sociais.

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