Como se tornar um influenciador, passo-a-passo.
Quase todas as grandes indústrias viram um aumento nos influenciadores. E as marcas estão aproveitando-as agora mais do que nunca. Ser um influenciador se tornou tão lucrativo que não é de admirar que todos desejem ser um em seus respectivos domínios.
Se você é uma daquelas pessoas que querem se tornar um influenciador, chegou ao lugar certo. Neste post, discutiremos o processo passo a passo de como se tornar um influenciador. Então, continue a ler e comece a se tornar um influenciador.
1. Selecione seu nicho
Antes de começar a se tornar um influenciador, você precisa primeiro selecionar seu nicho. Você precisa escolher um nicho no qual esteja interessado e possa criar conteúdo de forma consistente. Você também deve ter algum nível de especialização em campo para poder se estabelecer como um influenciador.
Como influenciador, você terá que pesquisar e publicar conteúdo na área de interesse escolhida. Portanto, é importante escolher algo pelo qual você se apaixona e que aproveite seu tempo.
Se você gosta de cozinhar e experimentar novas receitas ou está interessado em artesanato DIY, precisa encontrar sua vocação. Você também pode selecionar uma combinação de 2 a 3 interesses, mas não a torne muito ampla.
2. Otimize seus perfis de mídia social
Depois de escolher seu nicho, o próximo passo é selecionar suas plataformas de mídia social preferidas e criar / otimizar seus perfis. A maioria dos influenciadores é popular em apenas uma ou duas plataformas de mídia social. Portanto, é melhor concentrar seus esforços em apenas 1-2 canais.
Depois de selecionar seus canais, você precisa criar novos perfis ou otimizar os existentes.
Aqui estão algumas das ações que você pode fazer para otimizar seus perfis:
Mudar para uma conta comercial
Se você pretende se tornar um influenciador, precisa mudar para uma conta comercial, pois isso abre muito mais opções. A maioria das plataformas, como Instagram, Twitter e Facebook, tem a opção de criar uma conta comercial nas configurações do perfil.
Criar uma biografia envolvente
Sua biografia é a primeira coisa que alguém vê quando visita seu perfil e, portanto, é uma parte importante de causar uma ótima primeira impressão. Sua biografia deve ser capaz de contar sua história de maneira envolvente. Ele também deve fornecer todas as informações pertinentes sobre você, como seu nome completo, localização, detalhes de contato e áreas de especialização.
Adicione uma foto de perfil e uma foto de capa
Você também precisa adicionar uma foto de perfil e uma foto de capa ao seu perfil, pois eles também são componentes importantes da sua identidade de marca pessoal. As pessoas geralmente reconhecem um perfil de mídia social pela foto do perfil, portanto, é necessário selecionar uma foto com cuidado. Além disso, verifique se o seu rosto está claramente visível e se a qualidade da imagem é boa.
3. Entenda seu público
Antes de começar a criar conteúdo e postar nas mídias sociais, você precisa entender seu público-alvo. Os influenciadores dominam o público e têm fortes conexões com eles. Isso se deve ao fato de que eles não atendem a todos, mas apenas àqueles com interesses semelhantes no mesmo nicho.
Para se tornar um influenciador, é importante que você saiba quem você está alvejando e faça bem para criar uma base fiel de seguidores. Para entender seu público, você pode começar analisando sua base atual de seguidores para obter informações sobre os dados demográficos e interesses deles.
A maioria das plataformas de mídia social possui uma ferramenta de análise integrada que fornece essas informações sobre o seu público atual. O Twitter Analytics, por exemplo, fornece informações sobre os interesses, gêneros, locais dos seus seguidores atuais, etc.
4. Crie e publique conteúdo relevante
O próximo passo para se tornar um influenciador é publicar conteúdo útil e relevante para seus seguidores. Quanto mais você conseguir se envolver com seu público, mais pessoas serão influenciadas por suas opiniões e recomendações.
Esse é o requisito mais importante para ser um influenciador, o fato de seus seguidores realmente ouvirem você.
Você precisa formular uma estratégia de conteúdo e usar uma mistura de tipos de conteúdo, de preferência os que o seu público mais gostar.
Alguns influenciadores mantêm seus feeds sobre todo o campo de interesse escolhido, como comida, viagens, moda, beleza etc. Esses influenciadores não misturam postagens sobre suas vidas pessoais com postagens de nicho e mantêm seu conteúdo focado apenas em seu nicho.
O que significa que um influenciador de alimentos pode postar receitas, fotos de visitas a restaurantes, críticas e até promoções de marcas.
Alguns influenciadores preferem misturar um pouco de conteúdo de suas vidas pessoais, para se conectar melhor com seu público. Adicionar postagens sobre o dia-a-dia ajuda os influenciadores a parecerem mais autênticos e relacionáveis. Isso fortalece suas conexões com o público.
Independentemente da estratégia de conteúdo escolhida, certifique-se de torná-la ampla o suficiente para acomodar futuras colaborações com a marca. Suas postagens patrocinadas devem caber naturalmente junto com o restante do conteúdo que você postar. Você pode adicionar comentários como um recurso regular em seu feed, para abrir oportunidades de revisão paga que você poderá obter mais tarde.
No geral, mantenha sua estratégia de conteúdo focada no seu nicho, mas não muito restrita a ele. Pense de uma perspectiva de longo prazo e comece a se preparar para ser um influenciador desde o início.
5. Seja regular e consistente
Depois de decidir quais tipos de conteúdo você publicará, será necessário finalizar a frequência e a programação da postagem. Os algoritmos da maioria das plataformas de mídia social dão preferência a contas que são postadas regularmente. Isso é especialmente verdade no Instagram, que requer uma frequência de publicação regular para aumentar a visibilidade. É também a maior plataforma de marketing de influência.
Você pode optar por publicar diariamente, semanalmente ou em qualquer frequência com a qual se sinta confortável. Você também deve considerar a plataforma antes de decidir sobre isso. Algumas plataformas, como o Twitter, são de natureza mais dinâmica e exigem uma frequência de postagem mais alta se você deseja se tornar um influenciador nessa plataforma.
Em outras plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube e Facebook, você pode publicar uma ou duas vezes por semana. No entanto, selecione os dias e horários que você publicará e seja consistente.
Este estudo realizado pelo Sprout Social revelou que existem determinados dias e horários da semana em que você pode obter o máximo de envolvimento em suas postagens. Para a maioria das plataformas, as taxas de engajamento mais altas podem ser vistas durante as horas da manhã e da tarde no meio da semana. Quarta-feira é o melhor dia para postar na maioria das plataformas. Você deve verificar os melhores horários para postar na plataforma escolhida e criar sua programação de postagem de acordo.
Aqui estão os melhores horários para postar no Instagram em 2020 , por exemplo.
Fonte da imagem: Sprout Social
6. Interaja com seu público
Depois de começar a postar conteúdo nas mídias sociais, você geralmente recebe curtidas e comentários em suas postagens. Para um influenciador, é importante se conectar com seus seguidores; portanto, você não pode ignorar esses comentários.
É uma boa prática responder a comentários e responder a quaisquer perguntas que seus seguidores façam. Você também pode “curtir” os comentários deles para mostrar sua gratidão.
Outra maneira de se envolver com seu público é fazer uma pergunta e iniciar uma conversa sobre um tópico de interesse mútuo. Interações como essas ajudam a criar conexões pessoais com seu público e solidificar sua posição como influenciador.
7. Informe as marcas que você está aberto a colaborações
O passo final em direção à sua busca para se tornar um influenciador é divulgá-la ao mundo. Você precisa se declarar um influenciador interessado em colaborações de marca.
Você pode fazer isso escrevendo em sua biografia que é um influenciador e está interessado em colaborações. Você também pode fornecer detalhes de contato para clientes em potencial, oferecendo a eles uma maneira fácil de se conectar com você.
Outra maneira de fazer isso é fazendo seu próprio alcance e enviando mensagens a marcas relevantes com um argumento sobre o que você pode oferecer. É melhor criar um modelo de divulgação que você possa usar para alcançar marcas diferentes, pois isso poupará muito tempo.
Existem várias plataformas de influenciadores nas quais marcas e influenciadores podem se encontrar. Você também pode usá-los para encontrar marcas em seu nicho que procuram colaborações.
Essas são algumas das maneiras mais diretas de procurar colaborações de marca. Uma maneira indireta é marcar marcas e mencioná-las quando você fala sobre os produtos delas em suas postagens.
É importante criar um nome para si mesmo e interagir com marcas em seu nicho. Isso pode não gerar resultados imediatos, mas o ajudará a formar associações de marcas de longo prazo que podem levar a futuras colaborações.
Conclusão
Essas são dicas de especialistas testadas e testadas que você pode usar para se tornar um influenciador em seu domínio. Siga estas etapas e aguarde um tempo e você definitivamente verá os resultados desejados.
Lembre-se de que é um processo que leva tempo e esforço para produzir resultados. Então, você não pode esperar se tornar um influenciador da noite para o dia. No entanto, se você seguir estas dicas, poderá se tornar um influenciador e começar a ganhar dinheiro online.
Se você quer ser um influenciador e precisa de ajuda profissional, somos uma agência de YouTubers e outros influenciadores. CLIQUE AQUI.
Fonte: Influencer Marketing Hub
Write a Comment