Como contratar um Youtuber

COMO CONTRATAR UM YOUTUBER

  1. Defina primeiro o tipo de público que você quer atingir
  2. Analise cabalmente os dados da audiência desse canal (esqueça a quantidade de inscritos)
  3. Se a audiência for adequada para seu produto, entre em contato
  4. Defina com ele (ou sua assessoria ou agencia de influenciadores) como será a campanha e seus objetivos
  5. Defina o valor a ser investido

Contratar um YouTuber faz parte do planejamento de marketing de muitas empresas. Por que? Porque muitas empresas sabem do poder que tem um influenciador falando do produto ou serviço delas. Nós já comentamos sobre o poder de influência que tem alguém falar de seu produto para uma audiência.

Mas como contratar um Youtuber, ou outro tipo de influenciador digital para te ajudar a promover sua empresa? Vamos mostrar para você os passos mais importantes. Olha só:

 

1- Para quem você quer promover sua empresa ou produto? contratar um youtuber avatar

Antes de contratar um Youtuber, pense nas pessoas que tem potencial para comprar seu produto. Quem são? Qual um perfil comum que elas têm (homens casados, entre 30 e 40 anos que gostam de futebol, etc) ? Em muitos casos mesmo que seus clientes tenham perfis variados, é possível traçar um perfil médio. Em marketing chamamos isso de “persona” ou “avatar” (mas não aquele do desenho ou do filme do James Cameron)

Com esse perfil em mente, é necessário fazer parceria com um influenciador de preferência que fale com esse público, com esse perfil de pessoas. Isso vai facilitar para que seu produto seja mostrado pra quem se importa ou pode se importar com ele.

2- Que números são mais importantes em um canal do Youtube?

Geralmente, muitas empresas cometem um erro comum, porém compreensível: decidem anunciar em certo canal porque ele tem “milhões de inscritos”. Mas porque dizemos que é um enorme erro fazer isso?

contratar um youtuber inscritos fanstasmasEm primeiro lugar, o Youtube está infestado de canais com inscritos “fantasma”, gente que se inscreve num canal e depois não acompanha mais. Prova disso é quando você encontra um canal com 1 milhão de inscritos porém com uma média de visualizações por vídeo de 10 mil ou menos (ou seja menos de 1% do número de inscritos vê cada vídeo). Então muito mais relevante são as visualizações que um canal tem. Mas mesmo isso não é tão importante quanto o que vamos mencionar agora:

Perfil demográfico do canal:da quantidade de gente que visita o canal, quantos são homens, mulheres, quantos são adultos, quantos adolescentes e quantas crianças vêem o canal? Saber isso ajuda muito a saber sobre o perfil da audiência do canal.

Quantidade de interação que o canal tem: cada vídeo tem quantas curtidas em relação ao número de visualziações? E os comentários, como é a proporção dos comentários recebidos? Temos também que avaliar o que comentam os visitantes, pois isso revela muito sobre a audiência do canal. Não adianta nada por exemplo, anunciar produtos automotivos num canal cujo público é composto principalmente de crianças. Além disso, nos comentários você vê o poder de influência que tem um canal, o quanto sua audiência é responsiva e quanto eles respeitam esse influenciador.

3- Entrando em contato com o influenciador

Sim, parece fácil e até óbvio, mas aqui não nos referimos a simplesmente procurar o e-mail do influenciador e entrar em contato. Esse contato precisa ser direto e fácil de entender ao se contratar um youtuber.

Não mande mensagens muito curtas: é uma péssima ideia mandar uma mensagem simplesmente dizendo que “tem interesse em anunciar no canal” porque “tem uma empresa”. Diga exatamente qual é o produto que você quer anunciar e qual a ideia que você tem em mente para o anúncio.

Não mande mensagens muito grandes:o oposto também não é agradável. Muitos influenciadores tem uma vida ocupada e checam o e-mail às vezes uma vez ao dia, ou menos. Então, é inútil na mensagem você querer contar a história de sua empresa ou mostrar quão “grande” ela é. Seja direto, passe apenas a informação que o influenciador quer saber e nada mais. Se coloque à disposição para esclarecer mais detalhes se for preciso.

4- Defina com ele quais serão os objetivos da campanha

Pode ser que você não saiba ainda exatamente como seu anúncio vai aparecer no canal escolhido. Mas algo que você deve saber é onde você quer chegar com essa campanha. Quer tornar sua marca conhecida? Ou seria vender um produto especificamente?

Para isso uma boa ideia pode ser contratar uma agência de Youtubers, ou assessoria de influenciadores digitais, como a Warp Media

Nós podemos ajudar com a montagem da campanha, acompanhar os resultados e ajustar o que for preciso pra você ter o resultado que quer.

5- Defina o valor a ser investido

Em primeiro lugar você deve saber que cada canal tem um perfil e cada influenciador tem uma visão sobre quanto “vale seu trabalho”. Por  isso, é comum que um canal com por exemplo, 100 mil inscritos peça um valor superior a outro de 300 mil inscritos para fazer uma campanha. Além dos motivos que explicamos anteriormente, o sentido de valor que cada influenciador tem precisa ser respeitado.

Mas evidentemente que você também precisa respeitar seu orçamento! Então defina internamente um limite para investir e se apegue a ele. Se um influenciador não quiser fazer uma campanha por motivo de preço, continue procurando.

Nisso, nossa agência de Youtubers (e outros influenciadores digitais) pode te ajudar bastante. Uma coisa é certa: se você quer contratar um youtuber, chame a Warp Media!

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