Dicas para turbinar o seu canal no YouTube
Turbinar seu canal no YouTube. Tudo otimizado e o canal bombando. É isso o que você quer?
Nesse artigo, vamos te mostrar algumas dicas que vão dar aquele gás a mais no seu canal. Veja só:
Não despreze o campo “descrição do vídeo”
Muitos vídeos no YouTube têm no texto da descrição simplesmente o título do vídeo e os links das redes sociais da pessoa ou pessoas que estiverem no vídeo. Um baita desperdício de espaço! Imagina que você tivesse um espaço para falar sobre seu conteúdo. Você iria querer aproveitar bem esse espaço, certo? Bem, no campo “descrição”, você tem espaço para 5000 caracteres. Dá para colocar um texto bem grande lá, recheado de palavras chave que, se estiverem coerentes com o texto e as tags usadas, vai te ajudar a posicionar melhor seu canal como um todo.
Use o método “corrente de vídeos”
Essa é uma forma de que seus vídeos “aproveitem” a audiencia de um em outro. Você pode fazer assim: programe uma sequencia, de pelo menos 5 vídeos. No primeiro você vai falar vamos supor aqui que sobre como fazer um bolo de chocolate perfeito. No final desse vídeo, você comenta que seu próximo vídeo vai ser sobre como preparar um bolo de banana muito bom. Nesse vídeo do bolo de banana, você vai comentar no começo que no seu vídeo anterior você deu uma receita de bolo de chocolate muito boa e nesse momento, aparace um card com o link para esse vídeo. Você vai fazer referência a esse card, inclusive apontando para o canto onde ele aparece (canto superior direito do player do YouTube). No final do vídeo, você vai dizer que seu próximo vídeo será uma receita de bolo de liquidificador.
Dessa forma, o público que gostou do vídeo, provavelmente vai se interessar em ver os outros vídeos também. Você pode fazer sequências específicas com base em um assunto, ou até mesmo unir todos os vídeos do seu canal usando esse método.
Lembre-se: para o YouTube, “texto é vida”
Uma das maneiras em que o sistema do YouTube usa para classificar vídeos e canais é através do conteúdo escrito. Então, quanto mais texto você usar, melhor.
Mas onde por esses textos?
Na descrição dos vídeos. Lembre-se, são 5.000 espaços para você escrever. Use bem esse espaço. É verdade que a maioria das pessoas não pôe atenção nenhuma no texto da descrição. Mas não tem problema nenhum, porque o YouTube presta muita atenção nesse campo. Tudo o que ajudar o YouTube a classificar seus vídeos é importante. E um texto de descrição que deixe claro o objetivo do vídeo, o assunto do vídeo e do canal, vai ajudar bastante.
Isso é bem um exemplo de “escrever para o YouTube”. Você pode adaptar seu roteiro no texto de descrição.
Outro lugar que o YouTube pode ler textos é nos arquivos enviados. Por isso, lembre-se de usar palavras chave tanto no arquivo de vídeo que você vai subir quanto também no arquivo da thumbnail (capa do vídeo). Há pessoas que chegam a clicar em propriedades em seu arquivo de vídeo, ir na aba “comentários” e escrever ali palavras chave!
Capriche nas thumbnails
As capas de vídeo ajudam a chamar a atenção do público. Quanto mais chamativas forem, mais chances de ter mais público você terá. Vale a pena estudar um pouco sobre tratamento de imagens se você puder, ou ver algum tutorial de edição de thumbnails, no Youtube mesmo há vários.
Um detalhe importante é que as thumbs não devem ter tantos elementos para ser chamativa. Às vezes, pensamos que se colocarmos além de uma imagem, vários elementos gráficos, ou muito texto, a thumb fica boa. Nada disso! Se houve muita coisa para se ver na thumb, ela pode se tornar justamente o inverso, uma thumb sem graça e que não vai transmitir nenhuma informação para as pessoas.
Use uma imagem que na sua opinião, “resume” ou ilustra bem o ponto mais alto do seu video. Você não precisa dar spoilers, a ideia é chamar a atenção. Alguns YouTubers costumam usar setas e outros elementos para destacar um ponto da thumb que chame mais a atenção. Em se falando em thumbs, leve isso em consideração:
- Use poucas imagens na thumb
- Fica bom usar elementos gráficos, mas sem exagerar
- Você pode escrever algo, mas de preferência apenas uma pequena frase ou expressão.
Não esqueça das TAGs!
TAGs são as etiquetas, um recurso que algumas plataformas sociais disponibilizam para posicionar melhor o conteúdo postado nelas. O YouTube permite que você inclua muitas TAGs nos seus vídeos. Essas são algumas dicas pra você sobre TAGs:
- Prefira usar expressões ou frases em lugar de palavras avulsas
- Não use TAGs que não tenham nada a ver com o assunto do seu vídeo. Por exemplo, se seu vídeo é sobre como fazer um bolo, não use TAGs como “rede globo” ou “fé em Deus”. Por incrível que pareça, muita gente coloca TAGs assim em seus vídeos, na esperança que usar palavras “muito usadas” vai ajudar.
- Não é bom usar TAGs com nomes de canais famosos, mesmo que forem canais com a mesma temática do seu.
São muitas dicas e ações que você pode tomar e otimizar de maneira incrível e bem estratégica o seu canal, caso você queira uma ajuda especializada pode contar também com os serviços prestados pela nossa assessoria acesse www.warpmedia.com.br/serviços e conheça nossos pacotes!
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