Como escrever as melhores descrições do YouTube: dicas e exemplos

descrições do youtube

O bom marketing do YouTube começa com ótimas descrições do YouTube. Existem dois tipos de descrições que todo profissional de marketing precisa saber:

  1. A descrição de um canal do YouTube é o texto na página “Sobre” de seu canal. Ajuda os espectadores a entender o que esperar de sua marca.
  2. Uma descrição de vídeo do YouTube é o texto abaixo de cada um de seus vídeos. Ajuda os espectadores a encontrar seu conteúdo e decidir se querem assisti-lo.

Feito da maneira certa, as descrições do YouTube podem impulsionar o SEO, as inscrições, a contagem de visualizações e o tempo de exibição. Eles também podem ajudar a classificar seus vídeos na função de “pesquisa sugerida” do YouTube.

Então, como você cria descrições que funcionam? Aqui estão algumas de nossas estratégias favoritas.

20 dicas para escrever descrições eficazes para o YouTube

1. Use palavras-chave específicas

Escolha uma ou duas palavras-chave que descrevam com precisão o seu conteúdo para maximizar o tráfego de pesquisa para o seu vídeo. Inclua-os na descrição e no título do seu vídeo para aumentar suas chances de classificação nos resultados de pesquisa de possíveis espectadores.

O mesmo vale para a descrição do seu canal. O algoritmo do YouTube dá muita importância às palavras-chave em sua página Sobre. Use-os com sabedoria.

Não tem certeza de quais palavras-chave usar? Ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google Ads e o Google Trends podem ajudar você a começar.

Basta digitar as palavras que melhor descrevem o assunto do seu canal ou vídeo e o Google irá sugerir as palavras-chave relacionadas mais próximas.

2. Repita suas palavras-chave

A repetição permite que o YouTube saiba que um termo específico é relevante para seu vídeo ou canal. Use sua palavra-chave duas a três vezes para obter melhores resultados. Mais de três, e pode ser sinalizado como excesso de palavras-chave .

3. Encontre palavras-chave complementares

Inclua palavras-chave relacionadas em suas descrições. Isso fornece aos visualizadores informações adicionais sobre o seu conteúdo. Também ajuda a classificar esses termos nas pesquisas do Google e do YouTube.

Por exemplo, em um video sobre “A importância da reciclagem de lixo”, uma boa descrição inclui palavras-chave complementares como “zero desperdício”, “reduzir o lixo” e “baixo desperdício”. Melhor ainda, todos se encaixam na primeira frase!

4. Diga aos espectadores o que esperar

Se você deturpar seus vídeos, os espectadores vão parar de assisti-los no meio. Isso prejudicará seus rankings de pesquisa – bem como sua reputação.

Evite títulos clickbait e palavras-chave irrelevantes. Eles podem ajudá-lo a se classificar no início, mas o algoritmo de pesquisa do YouTube pegará mais cedo ou mais tarde.

5. Escreva como um humano

Conheça o seu público! Use uma linguagem que seus espectadores entendam e se identifiquem. Incorpore palavras-chave de forma natural, não como uma lista.

Felizmente, você não precisa ser um criador de palavras para escrever uma boa descrição para o YouTube. Existem muitos recursos de escrita para ajudá-lo a aperfeiçoar suas habilidades.

 

6. Antecipar informações importantes

Sempre comece com um resumo atraente de seu vídeo ou canal. Mencione suas principais palavras-chave nas primeiras duas a três frases de sua descrição para obter melhores resultados.

Por quê? Por um lado, o algoritmo do YouTube prioriza o início de sua descrição. Acertar nas primeiras frases é fundamental para o seu SEO.

Essas frases também são a primeira coisa que os espectadores veem quando procuram por conteúdo:

Finalmente, o início é a única parte da sua descrição que aparece “acima da dobra” na página de exibição. O resto do texto permanece oculto, a menos que alguém opte por “mostrar mais”:

7. Adicione links

 

Use esta oportunidade para promover sua marca . Adicione uma breve descrição do canal, seus identificadores de mídia social e links de produtos relevantes.
Você pode por links de suas redes sociais e também de sua empresa, de seu blog e do que mais você quiser.

 

8. Otimize para CTR (taxa de cliques)

Procure por descrições clicáveis ​​que resolvam problemas reais. Setenta por cento dos YouTubers da geração Y usam vídeos para aprender coisas novas. Tenha isso em mente sempre que escrever uma roteiro.

 

9. Valor da oferta

Sempre inclua uma proposição de valor óbvia em suas descrições. Por que alguém deveria se inscrever em seu canal? Como seu vídeo os beneficiará?

Tente responder a pelo menos uma dessas perguntas em termos simples (bônus se você puder fazer as duas coisas).

10. Incluir CTAs

Agora que você tem a atenção do espectador, use-a!

As melhores frases de chamariz são claras, urgentes e mostram um benefício óbvio para o visualizador. Bem feitos, eles podem aumentar o envolvimento, as assinaturas e muito mais.

Adicione uma frase de chamariz na descrição do vídeo e do canal. Incentive os espectadores a curtir, comentar, se inscrever ou ler mais. Inclua links para listas de reprodução relacionadas para que eles assistam ainda mais do seu conteúdo.

11. Economize tempo com as descrições padrão

Cansado de copiar e colar links de mídia social nas descrições de seus vídeos do YouTube?

Tente usar descrições padrão . Este recurso adiciona automaticamente informações importantes do canal a cada vídeo que você enviar.

12. ..mas faça suas descrições originais

Descrições exclusivas geram melhores resultados de pesquisa do que os modelos. Além disso, eles são muito mais interessantes para seus assinantes!

As descrições padrão são uma maneira rápida de adicionar informações de contato e metadados básicos aos seus vídeos. Mas certifique-se de que o restante de sua descrição seja sempre atualizado.

13. Use Marcadores de data / hora

Nossos períodos de atenção estão mais curtos do que nunca . Adicione TAGs de data / hora às suas descrições para ajudar os espectadores a pular para o conteúdo que desejam.

Os timestamps são especialmente úteis quando se trata de vídeos longos, como tutoriais de várias partes ou álbuns de música:

14. Use http: // ou https: //

A descrição de seu vídeo é um dos poucos lugares que o YouTube permite que você crie links. Use-o! Lembre-se de adicionar “http: //” a todos os URLs para torná-los clicáveis.

15. Descrições de teste em vários dispositivos

Como sua descrição aparece em seu telefone? No tablet do seu amigo?

Setenta por cento das visualizações do YouTube agora vêm do celular. Garantir que suas descrições sejam visíveis e atraentes em todas as telas é uma obrigação.

Visualize seus vídeos na página de exibição e na pesquisa, usando o máximo de dispositivos e navegadores possíveis. Alguma das suas palavras-chave foi cortada?

Faça o mesmo com a descrição de seu canal e pronto.

16. Adicione (algumas) hashtags

Hashtags são uma maneira simples de ajudar os espectadores a encontrar seu conteúdo, desde que você as use com sabedoria.

Limite-se a 15 hashtags ou menos, ou o YouTube irá ignorá-los completamente. Como sempre, verifique se eles são relevantes para o seu vídeo. Hashtags enganosas apenas frustram os espectadores.

17. Copie seus concorrentes

Os metadados desempenham um papel importante no algoritmo “Vídeo sugerido” do YouTube. É mais provável que seu vídeo apareça como uma sugestão de vídeo para conteúdo que usa palavras-chave semelhantes.

Conforme você escreve, navegue pelos vídeos populares sobre o mesmo assunto. Pegue algumas das principais palavras-chave de suas descrições e incorpore-as nas suas.

18. Adicione links para recursos úteis

Indicar recursos úteis é uma maneira simples de mostrar ao público que você está pensando neles.

Você menciona alguma ferramenta, postagem de blog ou produto em seu vídeo? Crie um link para eles nas descrições de seus vídeos para que os espectadores possam encontrá-los facilmente.

19. Dê crédito às suas fontes

Você usou as imagens, músicas ou filmagens de outra pessoa? Liste-os abaixo da dobra na descrição do vídeo, junto com links para seus canais sociais.

Creditar suas fontes é a coisa justa a se fazer. Mas também é uma ótima maneira de construir relacionamentos e fomentar colaborações futuras.

20. Use o Youtube Analytics

A sua descrição está atraindo as visualizações que você deseja ?

Escrever descrições para o YouTube é tanto uma ciência quanto uma arte. Portanto, não tenha medo de experimentar! Ajuste sua cópia, acompanhe o que acontece e revise novamente.

O YouTube Analytics é a maneira mais eficaz de fazer isso . Isso pode ajudar você a entender quais palavras-chave estão gerando mais tráfego. Também permite que você explore quaisquer palavras-chave que possa ter perdido.

É difícil encontrar suas descrições no YouTube. Mas com essas dicas simples do seu lado, você estará escrevendo uma cópia estelar em nenhum momento!

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fonte: https://blog.hootsuite.com/

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