Como fazer sua primeira collab do YouTube acontecer

Os collabs do YouTube são uma ótima maneira de fazer networking com outros YouTubers e ganhar novos assinantes. No entanto, fazer sua primeira collab acontecer pode ser tedioso. É por isso que neste artigo eu quero guiá-lo através do processo de criação de sua primeira collab do YouTube.

No caso de você ser novo no jogo do YouTube, porém, você pode primeiro querer saber:

O que é um YouTube Collab?

“Collab” é abreviação de “colaboração”. Uma collab do YouTube é um vídeo onde dois (ou mais) YouTubers que geralmente trabalham em diferentes canais criam um vídeo juntos. Isso pode assumir diferentes formas.

Se os YouTubers forem capazes de se encontrar, eles podem fazer um vídeo onde ambos estão na frente da câmera. No entanto, você não precisa se encontrar fisicamente para fazer uma collab. Você também pode filmar seus vídeos separadamente e, em seguida, editá-los juntos.

Esses tipos de “collabs online” são legais porque podem envolver muitas pessoas (e você não precisa viver perto deles!). No entanto, eles também podem ser difíceis de fazer, já que você tem que comunicar exatamente que tipo de vídeo você quer deles. Além disso, fazer as pessoas cumprirem um prazo pode ser um desafio.

Por que você deveria fazer um Collab?

Muitos YouTubers fazem collabs só por diversão – o que é uma ótima razão para fazê-los. Mas os collabs também têm outros benefícios:

  • Você faz uma rede com outros criadores – Isso não só vai fazer você se sentir menos solitário como um YouTuber, mas essas relações também podem ser uma grande ajuda para você e seu canal a longo prazo.
  • Collabs pode trazer tráfego sério para o seu canal, o que pode aumentar drasticamente o número de seus assinantes. Em particular, ser apresentado em um canal maior do que o seu pode acelerar drasticamente o crescimento do seu canal.
  • Você adiciona mais variedade ao seu canal – Os telespectadores adoram collabs bem executados! Apresentar outros criadores em seu canal pode ser uma ótima maneira de manter seus assinantes entretidos

Como encontrar ideias de Collab

Ok, então você quer fazer um collab, mas que tipo de vídeo você deve fazer? Encontrar uma ideia de collab pode parecer difícil, mas realmente não é: Apenas pense no que você geralmente faz em seu canal e como outra pessoa poderia contribuir para isso.

  • Você é um vlogger? Você pode fazer uma tag ou um desafio com outro vlogger.
  • Você tem um canal tutorial? Que tal você fazer um vídeo de Perguntas e Respostas com outro criador tutorial?
  • Você revisa filmes no seu canal? Então você pode criar uma collab onde você discute um filme com outro YouTuber.

Há toneladas de coisas que você pode fazer. Se você precisa de alguma inspiração, é uma boa ideia conferir outras collabs – especialmente de canais que são semelhantes aos seus.

Caso precise de ideias mais concretas, criamos  uma lista com 161 ideias do YouTube aqui. Muitos deles podem ser feitos como collabs.

Como encontrar canais do YouTube para collab com

Uma das partes mais difíceis de fazer um collab é encontrar um colaborador. Enquanto algumas pessoas estão abertas a conversar com alguém, muitas vezes não é isso que você quer fazer.

Especialmente se você quiser criar um collab para crescer seu canal, você precisa ter certeza de que seus canais ou pelo menos audiências são um pouco semelhantes entre si. Aqui estão alguns fatores que serão importantes:

  • Idade: Um jovem de 15 anos e um de 35 anos podem não compartilhar o mesmo público (embora certamente haja exceções)
  • Tópico do canal: Se o seu tópico for muito diferente um do outro, seus assinantes provavelmente não estarão interessados em ambos os seus canais. Por exemplo, se você é um vlogger de maquiagem é improvável que alguém que só faz vídeos de games será um bom negócio.
  • Tamanho do canal: Se você está em 200 inscritos, um canal com 20.000 inscritos provavelmente não vai querer combinar um collab com você; afinal, um collab é uma troca de interesses e benefícios. Você, com 200 inscritos está ganhando boa visibilidade, mas e o outro canal, o que ganha?

Outro fator que pode ser importante é a localização. Enquanto alguns tipos de collabs não exigem que você se encontre pessoalmente, outros o fazem (filmar um curta-metragem juntos enquanto não se encontrar é difícil).

Faz sentido pensar em todas essas coisas antes de começar a procurar YouTubers para trabalhar. Assim você sabe exatamente quem será um bom ajuste e quem não vai.

Recursos para encontrar colaboradores

Agora, onde você encontra outros criadores para conversar?

YouTube

Pesquisar diretamente no YouTube pode ser um começo. Você pode filtrar sua pesquisa no YouTube por canais aqui:

Pesquisa do canal do YouTube
O maior problema com a pesquisa do YouTube é que ele prefere grandes canais. Isso significa que pode ser difícil encontrar canais de tamanho semelhante.
Outra maneira de encontrar canais semelhantes no YouTube é conferir os vídeos sugeridos ao lado (ou abaixo) de seus vídeos, já que eles são muitas vezes semelhantes ao seu conteúdo.

Sejamos honestos, porém, procurar canais no YouTube não é uma grande experiência ou mesmo eficaz. Em vez disso, vamos dar uma olhada em algumas outras opções.

Canalcrawler

Encontre canais do YouTube com o Channel Crawler

Channelcrawler é um mecanismo de busca de canais do YouTube que permite filtrar por tamanho de canal, categoria de canal, país, visualizações, número de vídeos, palavras-chave e data do último vídeo. Isso é ótimo para encontrar bons canais para conversar! Além disso, certifique-se de adicionar seu próprio canal ao banco de dados para que você possa ser encontrado.

Fóruns

Muitos fóruns do YouTube têm uma seção onde os criadores podem postar ofertas de collab. Isso muitas vezes pode ser bastante interessante.

O maior problema com isso é que você tem que passar por um monte de posts antes de encontrar uma oferta que seja relevante para o seu canal. Além disso, as postagens podem não ser tão interessantes em alguns dias como em outros. É por isso que você provavelmente vai ter que continuar olhando regularmente durante alguns dias ou até semanas.

 

Meetups

O meetups YouTube são outra ótima maneira de encontrar collabs e muitos especialistas recomendam.. No entanto, os encontros no YouTube não acontecem em todos os lugares. Se você não mora em uma cidade grande, é improvável que haja um encontro no YouTube por perto.

Como se conectar com criadores de canais

Você encontrou alguns canais interessantes? Então é hora de entrar em contato com eles. Infelizmente, entrar em contato com outros YouTubers pode ser um desafio – especialmente se você os encontrou diretamente no YouTube.

Aqui está o principal problema: a função de comentários do YouTube é uma droga!

Pior ainda: Se você adicionar um link ao seu canal ou a um site, sua mensagem provavelmente cairá no filtro de spam. Não é bom se você precisa entrar em contato e quiser contar a alguém sobre o seu canal!

Em vez de confiar na função de comentários do YouTube, tente encontrar outras maneiras de entrar em contato com os criadores. Aqui está o que normalmente funciona melhor.

Email

Muitos YouTubers têm um endereço de e-mail em sua página sobre sobre (certifique-se de adicionar um na sua, também!). Se não for mostrado diretamente no texto, é preciso um clique e um captcha para revelá-los:

O e-mail geralmente é a melhor (e mais profissional) maneira de pedir um collab. No entanto, muitos YouTubers adicionam e-mails às páginas sobre páginas que eles não verificam regularmente. Outros criadores não querem publicar seu endereço de e-mail no YouTube. Nesse caso, sua mensagem pode nunca ser lida. É por isso que também faz sentido contatá-los através das mídias sociais.

Mídias Sociais

Muitos YouTubers têm seu perfil de mídia social vinculado em sua página sobre ou sob seus vídeos:

Você também pode encontrar canais procurando diretamente no Google.

Nem sempre você terá seus e-mails respondidos, mas sempre vale a pena tentar.

Como fazer um Collab do YouTube acontecer

O processo de collab vai depender do tipo de collab que você quer fazer e que estilo de comunicação ambas as partes preferem, mas aqui estão algumas dicas.

1) Escreva e-mails comunicativos e eficazes

Você não vai acreditar quantos pedidos de collab eu recebo que não têm mais informações do que “Whazup, quer collab?” Esta é a pior maneira de começar uma conversa. Não me dá nenhuma informação sobre você, seu canal ou seus planos de collab, e deixa todo o trabalho para mim. Se quer que eu responda, facilite as coisas para mim. Me conta:

  • Quem você é
  • Onde eu posso encontrar o seu canal (envie-lhe um link, não apenas o seu nome de canal!)
  • Que tipo de collab você quer fazer

Você pode até incluir:

  • Onde você encontrou meu canal
  • Por que você gosta dos meus vídeos
  • Por que você acha que vocês seriam um bom collab

2) Deixar as instruções de collab muito claras

Se você está fazendo um collab online, certifique-se de deixar bem claro qual vídeo você quer receber:

  • Sobre o que deveria ser?
  • Deveria ser engraçado/sério/emocional?
  • Deve ser editado ou não?
  • Quanto tempo deve demorar?

3) Estabeleça um prazo

As collabs online sempre precisam de um prazo – caso contrário, como seu parceiro collab saberá quando enviar seu vídeo?

4) Como transferir seu vídeo

Os arquivos de vídeo são muito grandes, então não é uma boa ideia tentar enviá-los por e-mail. Em vez disso, você pode usar serviços como Dropbox ou WeTransfer. O que eu honestamente achei mais fácil, no entanto, é usar o Google Drive, especialmente se você já está usando o Gmail.

Outra possibilidade é carregar o vídeo como “não listado” e enviar o link para o seu colaborador. O receptor pode então pegar o vídeo através de um conversor de vídeo como c onvert2mp3.ne t.

Dicas de colaboração do YouTube

Não desista!

Fazer sua primeira collab acontecer pode levar um tempo, especialmente se você está apenas começando no YouTube. Se você está se sentindo preso, faça uma pausa por um dia, então tente novamente.

Se você está abaixo de 100 inscritos…

Quando você está apenas começando, colaborar com você pode não ser muito benéfico para outros criadores ainda. Se você sente que está sendo rejeitado muito, trabalhe na construção do seu canal até pelo menos uns 1000 inscritos e tente novamente.

Não espere milagres.

Nem toda collab será um sucesso incrível que trará centenas ou até milhares de submarinos. Tenha em mente que mesmo depois de uma collab bem sucedida, apenas uma pequena porcentagem de espectadores vai conferir o YouTuber em destaque (seja você ou seu parceiro collab). Quanto mais realista você for sobre esses números, menos frustrante será o processo.

Divertir-se

Crescer seu canal é ótimo, mas não se esqueça de se divertir enquanto você está fazendo isso. Ao ser um YouTuber divertido para conversar, você vai ter certeza de que as pessoas vão querer conversar com você uma e outra vez.

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