como ser influenciador digital

O que é marketing de influencia e como ele funciona?

Para aqueles que não ouviram o termo ‘marketing influenciador’ (onde você esteve?) Ou não estão muito claros sobre o que isso significa, aqui está a definição da TapInfluence:

 

“O marketing de influência é um tipo de marketing que se concentra no uso de líderes-chave para levar a mensagem da sua marca ao mercado mais amplo. Em vez de fazer marketing diretamente para um grande grupo de consumidores, você inspira / contrata / paga influenciadores para espalhar a palavra por você. ”

Em nossa opinião, o marketing de influenciador não é apenas um jargão; é um gigante do marketing que só vai continuar a crescer.

Um estudo da eMarketer confirma essa afirmação. Ele descobriu que apenas neste ano, 85% dos profissionais de marketing planejam lançar uma campanha de marketing de influenciador. Além do mais, 59% dos que já realizam campanhas de influenciadores estão muito felizes com os resultados que planejam aumentar os gastos com a campanha no próximo ano.

Acreditamos firmemente que você precisa fazer do marketing de influência um componente-chave de seu mix de marketing.

Não porque todo mundo está fazendo isso. Porque funciona.

Aqui está o porquê…

Ele oferece um grande ROI

O ROI sempre será ‘o pai’ das métricas de KPI, e o marketing influenciador sai por cima quando se trata de impulsionar a receita.

Um estudo de caso recente da TapInfluence e Nielsen Catalina Solutions descobriu que o marketing influenciador gerou US $ 285 por 1.000 impressões, proporcionando assim 11 vezes mais ROI do que métodos alternativos de marketing digital. Além disso, o ROI gerado por meio do marketing influenciador dobrou após três meses, apesar de nenhum investimento extra por parte do cliente.

Isso ocorre porque um blog de um influenciador ainda estará disponível para as pessoas encontrarem, enquanto outros tipos de anúncio podem desaparecer quando sua campanha terminar.

Ele fornece uma alternativa para as limitações de outros métodos de marketing

Vamos desempacotar isso. Não estamos dizendo que outros métodos de marketing não funcionam; eles funcionam, mas o marketing de influenciador fornece um antídoto para algumas de suas desvantagens inerentes, que são descritas a seguir.

Marketing de conteúdo 

Às vezes, um conteúdo incrível não é escolhido ou não tem o número de visitas que merece. Às vezes, isso é porque você não escolheu a estratégia de mídia social certa para sua marca, às vezes é simplesmente azar.

Como os influenciadores têm leitores fortes e regulares, colaborar com eles garantirá que sua mensagem seja lida.

 

Publicidade digital

Anúncios pagos são um método comprovado de geração de receita, mas os consumidores modernos estão cada vez mais usando bloqueadores de anúncios que os impedem de ver seus anúncios.

Ao colocar ‘conteúdo nativo’ com um influenciador – especialmente aquele que seu público-alvo decidiu seguir – você pode ter certeza de que seu conteúdo será descoberto pelo tipo certo de pessoas.

RP tradicional

Com a mídia adquirida, não há garantia de que seus comunicados à imprensa serão selecionados.

Com o marketing de influenciador, esse não é o caso. Além do mais, ao colaborar com o editor, você também terá um maior nível de controle em relação a como sua mensagem é empacotada e compartilhada.

Adiciona autenticidade à sua marca

 

Como Gabrielle Archambault, Gerente Sênior da EOS explica:

“Os influenciadores não apenas amplificam o alcance da sua marca nas redes sociais, mas também adicionam um elemento de autenticidade à sua mensagem. Embora os consumidores possam amar as marcas, eles foram treinados para serem um pouco céticos em relação a elas e ao conteúdo / mensagem que distribuem.

“O conteúdo e as mensagens criados por influenciadores ainda não foram submetidos a esse nível de escrutínio e são vistos como mais orgânicos, mesmo quando ‘#ad’ ou ‘#sponsored’ estão incluídos.

“Como marca, uma coisa é dizer aos consumidores “Eu sou legal”, é significativamente mais poderoso ter uma pessoa que o consumidor admira dizendo que sua marca é legal.”

Para adicionar peso ao ponto de Gabrielle, um estudo do Social Media Explorer descobriu que 92% dos clientes são mais propensos a confiar em um indivíduo (influenciador) em vez de uma marca – não é de se admirar que o marketing de influenciador seja tão eficaz, então.

Aumenta o engajamento

A parceria com o influenciador certo pode pagar dividendos por todas as suas métricas de marketing, não apenas pelo ROI.

Uma campanha de marketing de influenciador de sucesso resultará em mais pessoas se conscientizando de sua marca, mais pessoas visitando seu site, mais pessoas se inscrevendo em seu boletim informativo, mais pessoas seguindo você nas redes sociais – praticamente todas as estatísticas que o conselho vai querer ver acontecendo na direção certa.

Além disso, você também se beneficiará de algo um pouco mais difícil de medir: como as pessoas se sentem em relação à sua marca. Se você escolher o influenciador certo para o seu nicho, verá que pode aproveitar os elogios da parceria. Pense nisso como ganhar respeito por meio da associação.

OK, isso parece ótimo, mas por onde você começa?

1) Pesquisa, pesquisa, pesquisa!

Qualquer equipe de marketing que se preze saberá quem é seu público-alvo (idealmente, eles também terão criado buyer personas), que conteúdo esse público-alvo gosta de ver e onde eles ‘passam’ on-line.

Use essas informações para ajudá-lo a decidir que tipo de influenciador é mais adequado para fazer parceria com sua marca.

2) Escolher o influenciador certo

Além de serem adequados para sua marca, eles também precisam ter as estatísticas certas.

Pergunte a si mesmo …

  • O número de seguidores deles é grande o suficiente para transmitir sua mensagem?
  • Eles são seguidos por uma proporção grande o suficiente de seu público-alvo?
  • Quantos visitantes de retorno seus blogs recebem?
  • As pessoas se envolvem com suas postagens sociais e comentam em seus blogs?

 

Nesse aspecto, nossa equipe está preparada para te ajudar.

3) Chame a atenção deles

Muitas vezes, os influenciadores serão inundados com marcas que procuram trabalhar com eles. Frequentemente, eles recusarão empregos se estiverem muito ocupados ou se acharem que sua marca não é a opção certa para eles.

Para ajudar a aumentar suas chances de trabalhar com o influenciador de sua escolha, é uma boa ideia fazer com que eles se sintam especiais antes de ‘a abordagem’.

Retuite suas postagens, inscreva-se em seu boletim informativo, compartilhe seus artigos, peça-lhes para aparecerem em algum de seu conteúdo. Basicamente, coloque-se no radar deles. Isso aumentará suas chances de trabalhar com eles, pois você não será ‘apenas mais uma marca’ em sua caixa de entrada quando finalmente entrar em contato.

Esse método é demorado, mas vale a pena no longo prazo.

4) Defina o sucesso

Embora o marketing de influenciador use métodos diferentes do marketing tradicional, os princípios básicos permanecem os mesmos – não há por que fazer uma campanha só por fazer.

Antes de se unir ao seu influenciador, você precisa decidir como será uma campanha de sucesso.

Você deseja conversões, tráfego, compartilhamentos ou simplesmente reconhecimento da marca? Anote tudo isso em um briefing com seu influenciador, você pode até fazer um contrato declarando suas expectativas.

Se você não definir seus KPIs e metas desde o início, nunca será capaz de medir o sucesso de sua campanha (o que você precisará fazer para melhorar o desempenho futuro).

5) Determine sua estratégia

Saber o que você está tentando alcançar desde o início tornará mais fácil determinar a forma que seu conteúdo deve assumir.

Um vídeo será o melhor? Ou deveria ser uma competição social, um podcast ou uma postagem de blog?

O fato é que, se você escolheu um influenciador, provavelmente é porque você ficou impressionado com o que viu dele. Agora que você conhece seus KPIs, compartilhe-os com seu influenciador e veja se eles têm alguma ideia criativa sobre como atingi-los.

Isso não significa que você não terá controle.

Nossa abordagem usual é dar ao influenciador um esboço do que gostaríamos de alcançar, como gostaríamos de ver a mensagem retratada e quaisquer requisitos específicos (ou seja, menções de um determinado serviço que o cliente oferece, ou o uso de uma designada hashtag), e então veremos se eles podem usar sua experiência para adicionar algo ao que tínhamos em mente.

Afinal, você escolheu seu influenciador por um motivo, então por que não ver se ele pode adicionar um pouco de brilho criativo à sua campanha?

6) Lembre-se de sempre usar de ética

Lembre-se: assim como na publicidade, existem regras que você precisa seguir nas campanhas de marketing de influenciadores.

As regras são claras. Seja “honesto e não enganoso”.

Na maioria dos casos, usar a hashtag ‘#ad’ no post (ou outras semelhantes como #conteudopatrocinado) demonstra suficientemente que o influenciador foi compensado de alguma forma. Com conteúdo de vídeo, o influenciador deve mencionar que foi abordado por uma marca para testar um produto ou serviço.

Você pode pensar que isso vai arruinar a autenticidade da mensagem, mas não é o caso. Contanto que o produto que está sendo endossado se encaixe na marca do influenciador, o público não se importará. Na verdade, eles querem ver os produtos que o influenciador gosta e usa.

Vamos bater um papo!

Aqui na Warp Media, oferecemos o marketing de influência como um serviço ao cliente, porque nós (e mais importante, as marcas com que trabalhamos) podemos ver os resultados em primeira mão.

Construímos uma extensa rede de influenciadores (de uma variedade de setores) com os quais mantemos relacionamentos sólidos, e todos eles estão ansiosos para trabalhar com as marcas em nossa lista de clientes.

Gostamos de entender totalmente o seu briefing, encontrar o (s) influenciador (es) perfeito (s) para o trabalho e, em seguida, planejar uma estratégia de marketing que sabemos que irá gerar resultados para você.

Se você gostaria de discutir a criação de uma campanha de marketing de influenciador que dará um pouco de vida ao seu mix de marketing, entre em contato hoje para uma consulta gratuita.

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