Vale a pena “comprar um canal do YouTube”?

Comprar um canal do YouTube. Já “começar” com um canal cheio de inscritos e visualizações. Que tal, parece uma boa ideia?

No artigo de hoje, vamos comentar com você quais são as vantagens e desvantagens de comprar um canal do YouTube, incluindo riscos e cuidados que você precisa ter.

O que você deve saber antes de comprar um canal do YouTube

Em primeiro lugar, você deve levar em conta que o canal comprado tem um público que já está acostumado com quem apresenta o conteúdo do canal. Existe já um comprometimento do público com essa pessoa. E quando esse público perceber que o apresentador mudou e que o canal foi vendido, isso pode fazer com que seu novo canal perca vários inscritos. Ou que você tenha que lidar com a rejeição do público na forma de comentários negativos, dislikes e mais.

Então, você precisa criar um plano para que o “estrago” seja o menor possível. Entre as decisões que você tem, considere essas:

  • Devo comentar com os inscritos que o canal está “sob nova direção” ou simplesmente começar a postar meus vídeos como se nada tivesse acontecido?
  • Caso eu esteja recebendo muitas reações negativas, vou responder ou vou ignorar?
  • Como vai ser minha aproximação a esse público, os inscritos que “herdei”?

Além disso, antes de comprar um canal, você precisa pensar que se você quer postar conteúdo sobre games por exemplo, não é uma boa ideia comprar um canal de culinária. O público não tem nada a ver e você vai ter problemas com a audiência e inscritos do canal. Então, se vai comprar mesmo um canal, que seja um que já atenda ao nicho que você quer desenvolver.

Perigos ao comprar um canal do YouTube

Esse é o tipo de compra que pode trazer muita frustração pra você. É uma compra arriscada, acima de tudo. Isso por uma série de fatores que vamos listar abaixo:

  • O dono do canal pode simplesmente ficar com seu dinheiro e não te entregar o canal.
  • O canal pode não ser da pessoa que está vendendo. Pode ser um golpe.
  • O canal pode já ter levado strikes e pode estar a ponto de ser apagado. Por isso a razão da venda.
  • O canal pode ter sido criado e desenvolvido com compra de inscritos fantasmas e visualizações de robôs.
  • Muitas ofertas de canais do YouTube à venda aparecem em lugares com o Mercado Livre. Em muitos casos, os vendedores desses canais pedem que você informe que já recebeu o produto, no caso, o canal, afirmando que se você não fizer assim, eles não se sentem seguros. Dessa forma, eles recebem seu dinheiro e podem simplesmente “desaparecer”, levando seu dinheiro.

Existem sites que são especializados em compra e venda de contas em redes sociais, incluindo canais do Youtube. Nós não iremos aqui recomendar nenhum desses sites, porque não sabemos se são confiáveis realmente, mesmo que muitos parecem ser.

Se você for procurar um desses sites, veja como funciona o sistema de vendas dele. Por exemplo, se há alguma garantia de que você vai receber o canal e que se isso não ocorrer, a devolução de seu dinheiro está garantida.

E se você estiver pensando em vender seu canal?

Bem, em primeiro lugar, você deve pensar em seu público. Vamos por aqui algumas perguntas que você deve se fazer antes de oferecer seu canal por aí:

  • Você tem um público que gosta do seu trabalho?
  • Vai se despedir deles e avisar a venda do canal?
  • Por que você quer tanto vender seu canal?
  • Há pessoas que dizem querer comprar canais, mas na verdade elas dizem que irão mandar o dinheiro somente depois de receber o acesso ao canal. Aí, elas mudam a senha, te removem do canal e nunca te pagam. Por isso, pergunte-se: onde vou fazer a oferta de meu canal?

Qual o valor de venda de um canal?

Isso pode ser muito difícil de responder, porque cada canal tem uma história, nichos diferentes e tempo de existência. Então são fatores que você deve considerar na hora de dar um “preço” para seu canal:

 

  • Tempo de existência
  • Quantidade de inscritos
  • Quantidade de audiência mensal que o canal recebe
  • Nicho em alta?
  • Está monetizado pelo YouTube?
  • O canal vende ou ajuda a vender produtos? Vende bem?

 

Além disso, você pode pensar no lucro que seu canal gerou para você durante o último ano. Leve esse valor em conta para formar seu preço. Mas claro, como comentamos, os pontos acima devem te guiar na hora de decidir o preço.

Caso você não queira comprar ou vender canais e sim desenvolver seu canal, nossa equipe de assessoria pode ajudar, somos uma agência de YouTubers especialista nisso. CLIQUE AQUI  e conheça nossos serviços.

 

1 Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!