Como é hoje o mercado dos influenciadores digitais?

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Embora o termo tenha surgido há poucos anos, está diretamente relacionado a uma prática amplamente conhecida e existente no mundo desde 1940: o marketing de influência, cuja fonte é algo utilizado por formadores de opinião.

Numa época em que Orkut e Fotolog estavam febris, o personagem influenciador já estava presente. No entanto, essa prática cresceu em importância como carreira desde que grandes marcas começaram a investir em esforços de marketing de rede social.

Hoje, alguns brasileiros estão entre os YouTubers mais influentes do mundo. Entre eles, o comediante Whindersson Nunes, que ocupa o segundo lugar no ranking internacional, com mais de 30 milhões de seguidores no YouTube e milhares de visualizações. Esses dados mostram o quanto essa profissão ganhou importância nos últimos anos.

Mas não são apenas influenciadores digitais no YouTube. No Instagram, temos Gabriela Pugliesi que compartilha sua formação e alimentação com cerca de 3,8 milhões de seguidores na rede social. O influenciador digital é muito respeitado em seu nicho, e sua autoridade pode ir ainda mais longe que as celebridades, pois as chances de se identificar com elas são ainda maiores.

Quais são os requisitos necessários para ser tornar um influenciador digital?

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso de alguém como influenciador digital. No entanto, certas características podem ser vistas como um requisito para os produtores de conteúdo obterem relevância online, passando a despertar o interesse de marcas e potenciais patrocinadores.

Mais autoridade

Ser proficiente em um determinado assunto pode colocá-lo à frente de muitos concorrentes possíveis. O que você faz, ninguém pode fazer melhor? Pode variar de tipos específicos de bordado a métodos de cozimento exclusivos. Quanto mais nichos você escolhe para competir, mais autoridade você precisa demonstrar. Mas, por favor, não me entenda mal! Mesmo que você decida abordar um assunto incomum, ainda precisa provar seu propósito.

Ganhe mais relevância

Além de saber do que está falando, também é preciso fazê-lo de forma atrativa. Aqui, não é necessário apenas entender o que mais interessa ao público, mas também dominar a oralidade, postura diante da câmera, etc. (se o seu produto principal é um vídeo no YouTube), é muito interessante.

Para o Instagram, é importante entender as técnicas da fotografia, seja sua execução ou edição. Além disso, compreender os algoritmos das redes sociais pode ajudá-lo a publicar postagens e usá-los para fins de conteúdo. Para quem realmente quer ganhar dinheiro nas redes sociais, ganhar relevância é um passo muito importante. Esse é um dos principais requisitos para que marcas e patrocinadores em potencial tenham interesse em seu conteúdo.

Mais autenticidade

Você pode enumerar rapidamente quantos influenciadores do mundo? E viajar? E o mundo da comida? Claro, você pensou em alguns em um curto período de tempo, não é? Com a popularidade das redes sociais e smartphones, é relativamente fácil se tornar um influenciador digital.

Em todas essas competições, a autenticidade se tornou uma moeda básica para aqueles que desejam alcançar um sucesso duradouro neste ambiente. Criar um personagem para ser embutido na frente da câmera pode ser cansativo e causar erros. Além disso, os seguidores valorizam seguir pessoas reais identificáveis.

Você é o seu principal produto, e você precisa saber se comercializar, e sempre valoriza a transparência com o seu público. Afinal, lembre-se sempre de que eles podem facilmente parar de seguir seu conteúdo a qualquer momento e encontrar inúmeras outras opções de mídia social.

Sua criatividade a mil.

Por último, mas não menos importante, é a criatividade! Pode ser um grande aliado para se diferenciar da ampla concorrência que mencionamos. Suponha que você escolha um nicho de mercado relativamente saturado.

Todo mundo já está falando sobre um determinado assunto. Falar sobre ele de uma maneira que ninguém pode falar? Aqui, é preciso saber aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais. Como usar pesquisas de histórias de maneiras inovadoras? Você já tentou publicar novos conteúdos na IGTV?

Um bom exemplo de pessoas influentes que usam e abusam da boa criatividade. Mesmo quando o Snapchat era o queridinho dos jovens, virou mania ao criar esquetes em formato semelhante ao de programas de TV. Quando a rede perdeu o poder do Instagram Stories, migrou a maior parte de seu conteúdo para lá e só recentemente lançou seu canal no YouTube.

Vantagens e desvantagens de ser um influenciador digital:

Como qualquer outra profissão existem vantagens e desvantagens que devem ser pautadas. A seguir confira algumas vantagens da carreira:

  • Você pode trabalhar remotamente;
  • Liberdade para produzir seus conteúdos;
  • Você pode ganhar vantagens com isso, como cachês, como viagens, produtos gratuitos e ingressos para determinados eventos.

Como já sabemos que nem tudo é flores, confira as desvantagens:

  • Menos tempo para se dedicar as coisas pessoais como amigos e familia, pois a sua presença é cada vez mais exigida;
  • Falta de privacidade;
  • Você pode ser vitima de comentários maldosos;
  • Empresas que não pagam valores ideiais, baixos cachês.

Porque definir a sua persona é tão importante?

  • Nicho de atuação é um ponto importante.

O primeiro passo para se tornar um influenciador digital de sucesso é entender com quem você deseja trabalhar e com quem deve falar. Se essas duas coisas não forem determinadas, será difícil criar um conteúdo verdadeiramente relevante.

Algumas opções de nicho são: literatura, estilo de vida, decoração, finanças, tecnologia, comida e humor. O que você gosta e sabe fazer? Sobre que autoridade você pode falar? Estes são os tópicos que seu canal deve discutir primeiro.

Por sua vez, os personagens são imagens semificcionais de seguidores ideais. Qual é o seu hobby? Problemas que só você e seu conteúdo podem resolver?

São essas respostas que têm guiado sua estratégia na mídia – sem identificar claramente essas informações, fica difícil saber em quais canais você deve aparecer e como lidar com determinados temas. Portanto, pesquisar e entender seu público é essencial para criar conteúdo corretamente e aumentar a visibilidade.

Ser um influenciador de sucesso determina que você siga diretrizes no conteúdo acima dispomos de informações que vai te ajudar a construir sua carreira.

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