Como eu faço para ser influenciador digital?

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Mesmo sendo uma realidade recente, a figura do influenciador digital antigamente estava ligada a influênciar pessoas. Ele identificava pessoas que poderiam mudar ou motivar o poder de decisão do público e criava estratégias de marketing em torno delas.

Na era da Internet e da mídia social, os influenciadores digitais tornaram-se uma profissão extremamente lucrativa para as empresas porque podem inspirar os consumidores a tomar decisões de compra.

São celebridades, jornalistas, blogueiros, atores, músicos, comediantes, nutricionistas, acadêmicos ou simplesmente pessoas que conquistaram muitos seguidores nas redes sociais. Com apenas um anúncio, eles podem ser mais baratos do que outras ferramentas tradicionais (como rádio e televisão) e atingir milhões de usuários da Internet com mais eficácia.

Se você ainda não sabe quem são os influenciadores digitais, não se preocupe. Muitas pessoas também não têm ideia do que seja, embora nos últimos tempos tenha se tornado um adjetivo comumente usado e, em muitos aspectos, errado.

Com o advento das mídias sociais e seu impacto na opinião das pessoas, muitas pessoas passaram a se autodenominar “influências digitais” como forma de se destacar e alcançar um significado, seja ele social ou profissional, nem sempre relacionado a ele.

Devido à falta de referências técnicas, nos deparamos com o dilema de quem são os influenciadores digitais e quem na verdade é apenas o que chamo de “espumados” nas redes sociais. Quem realmente influencia o mercado e quem apenas faz o show?

Então você quer saber quem são os influenciadores e quem são os provocadores? Existem critérios técnicos e lógicos para determinar quem é quem no mundo online. Eu encorajo você a seguir seu raciocínio.

Confira algumas dicas a seguir de como ser tornar um influenciador digital:

1- Seja uma autoridade no seu nicho, no seu segmento.

Como o nome sugere, um influenciador digital é alguém que pode influenciar o comportamento, criar tendências e atuar como fonte de informação. Para isso, a melhor maneira é focar em um único segmento de mercado.

Não há sentido em distrair a atenção em dezenas de tópicos e não ser bom em nenhum deles. Escolha o segmento de mercado ideal que mais vale sua contribuição e analise seus interesses, recursos, rotinas e habilidades. Portanto, você terá mais tempo e diversão para se concentrar na pesquisa, aprender mais sobre a área e se tornar uma pessoa com autoridade e credibilidade.

2- Seja um personagem de inovação.

Mesmo que pareça mais fácil seguir o caminho que outros já seguiram, fazer o mesmo não lhe dará autoridade sobre o assunto. Pense no que seu público está procurando e como fornecer conteúdo diferenciado.

Isso pode ser feito através da realização de pesquisas online em redes sociais, blogs ou canais do Youtube de pessoas que se tornaram influenciadores em sua área de interesse. Imagine que você queira fazer um blog sobre viagens.

Você pode ensinar as pessoas a viajar com um orçamento limitado, como usar milhas aéreas, como encontrar empregos voluntários e estagiários no exterior, como se tornar um nômade digital, etc., em vez de dar dicas comuns sobre os melhores hotéis ou atrações.

3 –Dicas e conteúdos relevantes deve ser compartilhado.

Quem visita a Internet – um ambiente com muitas informações busca um conteúdo que realmente agregue valor. Mesmo os motores de busca como o Google estão em primeiro lugar na lista com base em sua relevância.

Depois de selecionar os segmentos de público, crie um conteúdo que atraia o público. Tentar atrair seguidores por meio de fotos de baixa qualidade, artigos e vídeos mal escritos sem uma boa edição é inútil. O único resultado do trabalho árduo é a falta de resultados.

Reserve um tempo para entender os conceitos de marketing, editar imagens e usar a linguagem adequada em cada rede social. Se necessário, faça um investimento financeiro para adquirir equipamentos, como câmera ou microfone de qualidade – por exemplo, se precisar gravar um vídeo.

4- Seja uma pessoa que espalha suas ideias.

Mesmo que você se concentre em uma plataforma específica, deve expandir sua influência em outros canais. Por exemplo, se você está no YouTube, pode usar o Facebook para atrair novos seguidores para o seu canal.

Essa também é uma forma de se remodelar, principalmente no mercado onde novas redes sociais são criadas a cada dia. Por exemplo, qualquer pessoa que tiver sucesso no Snapchat hoje provavelmente ficará para trás com o advento do Snapgram, um novo recurso do Instagram. É muito comum. Lembra que o Orkut era um fenômeno alguns anos atrás?

A melhor maneira de influenciar um grande grupo de pessoas é promover suas ideias. Faça amizade com outros influenciadores, crie comunidades e páginas para receber feedback, participe de eventos em sua área, ofereça brindes ou conteúdo e, o mais importante, deixe as pessoas verem.

5- Seja verdadeiro (a) com as palavras.

Uma das principais críticas a figuras influentes é a busca desenfreada do lucro. As pessoas geralmente mencionam uma determinada marca (chamada de “editor”) em suas postagens, mas usam produtos concorrentes todos os dias.

É muito importante estabelecer uma ligação real com os produtos que recomenda, caso contrário não vai ganhar a confiança do público. No mundo digital, é difícil apoiar histórias ou opiniões falsas. Portanto, se você não conhece, não consome ou acredita na marca, é melhor não anunciar. Afinal, qualquer problema danificará diretamente sua imagem.

6 –Seja paciente.

Se você deseja influenciar a moda, não começará com convites para semanas de moda em todo o mundo. Muitas pessoas desistem quando enfrentam a primeira dificuldade porque já estão começando a ter a ilusão de que ser um influenciador digital é fácil.

Mesmo sendo um ambiente democrático, não é fácil entrar no espaço digital. Qualquer pessoa que assiste a um mundo maravilhoso cheio de seguidores, brindes de marca e ingressos VIP não pode imaginar que a maioria das pessoas que alcançaram o pico como influenciadores trabalharam durante anos e chegaram lá com grande esforço e às vezes com dificuldade.

Portanto, não espere que nada aconteça rapidamente. Paciência assim como virtude – será sua principal aliada para chegar aonde deseja!

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