Influenciadores Digitais devem levantar alguma bandeira?

Influenciadores digitais são, por definição, pessoas que influenciam um público. Em tempos de fake news, guerra entre lados ideológicos e desinformação, será que é válido que um influenciador digital se pronuncie, tome um lado, levante uma bandeira?

É verdade que alguns influenciadores digitais já levantam “uma bandeira” porque seus canais já tem uma temática sobre algum assunto ideológico ou sobre alguma causa.
Mas, de vez em quando vemos influenciadores digitais que são “gamers” ou de humor e até de culinária falando de causas sociais. Quais os prós e contras disso?

Quando levantar uma bandeira pode ser positivo

Sempre que falamos bem ou mal de uma ideia uma linha de pensamento, uma causa ou modo de vida, estamos “nichando” nosso público. Isso faz com que talvez em pouco tempo, iremos atrair a atenção de pessoas que talvez não conheçam nosso trabalho, mas por se interessarem naquele tema que agora estamos defendendo, irão começar a nos acompanhar também.

Além disso, se esse público for grande, isso pode nos transformar em “especialistas” no tema que agora divulgamos. Isso pode inclusive, atrair a atenção de anunciantes que simpatizam com a ideia que estamos defendendo e podem vir projetos novos.

Mas lógico que existe um lado oposto nessa “moeda”.

O lado ruim de se levantar uma bandeira

O lado ruim é que sempre que você se pronunciar a favor ou contra uma ideia ou uma causa, ao mesmo tempo em que você vai atrair um público novo para sua audiência, você também vai espantar quem já é seu seguidor, mas não concorda com seu posicionamento. E dependendo do tema, você pode perder vários seguidores nesse processo.
Se posicionar a favor ou contra uma causa só é interessante, do ponto de vista estratégico se você perceber que existe um público muito grande que pode concordar com seu posicionamento. Então, no fim das contas, você vai perder seguidores, mas pode ganhar muitos mais.
Porém obviamente que o risco do inveso acontecer é grande: seu canal ou perfil social pode fica vazio em pouco tempo.

Além disso, ao mesmo tempo que alguns anunciantes podem passar a se interessar por seu posicionamento, pode ser que os anunciantes que você tem agora não queiram mais anunciar com você. Pense nisso também.

Mas além do lado estratégico existe outro lado.

Influenciador digital influencia onde?

Essa é uma boa pergunta. Pode ser que você tenha milhares ou até milhões de pessoas que acompanham seus passos pela internet. Elas já confiam no que você diz e são ansiosas para sempre terem notícias suas. Até onde você pode ou você quer ser uma influencia na vida delas?

Você acha que suas ideias podem mudar o pensamento das pessoas? Acha que se você defender uma causa, seu papel como influenciador será mais completo?
Ou você prefere influenciar apenas dentro do tema do seu canal?

Na verdade, não existem respostas certas ou erradas à essas perguntas. Cabe a você decidir o que vai fazer com seu poder de influência. Mas uma coisa que você deve saber é que apesar de você não ser o He-man, você tem a força! Resta saber onde você quer aplicar essa força.
E saber que ela vai te gerar consequências, boas ou ruins.

Se você quer que a gente cuide de sua carreira como influenciador, entre em contato! Clique aqui!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!