Quer anunciar com um Youtuber? Veja esse artigo primeiro

Se você está lendo este artigo, provavelmente é porque você tem interesse em anunciar em algum canal no YouTube. Você já viu que canais no YouTube são locais interessantes para campanhas publicitárias, já leu sobre o poder dos influenciadores digitais e está convencido de que eles podem gerar bons resultados para sua empresa.

Mas apesar disso, muita gente que tem interesse em anunciar no YouTube não tem ideia de como os “contratados” (os YouTubers) lidam com os anúncios em seus canais. Pensando nisso, decidimos escrever esse artigo, para você, que pensa em anunciar no YouTube mas não tem ideia de valores, de maneiras de anunciar, enfim, você está meio “cru” nesse assunto. Então vamos amadurecer aqui as ideias! (Trocadilho infame, ok)

Quanto custa anunciar no YouTube?

Essa pergunta não é fácil de responder. Dá muita vontade de dizer um “depende”, mas você já deve estar cansado de ler isso pela internet a fora. Então vamos comentar como funciona isso.

Em primeiro lugar, quando falamos aqui sobre anunciar no YouTube, não nos referimos aos anúncios nativos do YouTube, dentro do Google Ads. Os anúncios do próprio YouTube funcionam com outra mecânica e nesse artigo vamos nos concentrar nos anúncios que você pode fazer diretamente com um YouTuber em seu canal, certo?

Cada YouTuber tem sua própria visão de valores, que, infelizmente, em muitos casos é baseada em quanto eles acham que valem seus canais, que nem sempre condiz com a realidade. Alguns YouTubers cobram certo valor porque conhecem amigos de YouTube com perfil parecido com o deles, que cobra esse mesmo valor. Então, na lógica deles, o canal deles pode cobrar o mesmo valor.

Aqui na agência, já aconteceu (e de vez em quando ainda acontece) de algum YouTuber nos dizer assim: “o canal tal, que também fala do mesmo assunto que eu cobra tanto, então eu também posso cobrar”. Acontece que o tal canal que ele menciona tem uma audiência muito maior que a dele, então se justifica cobrar mais. Outros às vezes dizem que como seus canais tem tantos inscritos, então ele pode cobrar o valor que quer.
Enfim, muitos YouTubers levam em conta mais o número de inscritos que o número de visualizações que seus vídeos têm.

Isso vai fazer com que você, que quer anunciar, encontre preços bem discrepantes. Um canal cobrando por exemplo R$1.500,00 para fazer um anúncio e outro, com menos visualizações porém mais inscritos pedindo R$2.500,00. Parece incrível isso né? Detalhe: nesses exemplos, estamos considerando canais que tem acima de 1 milhão de inscritos, apesar que existem canais com menos que isso que cobram valores parecidos.
Canais com nichos muito específicos, como finanças pessoais ou turismo por exemplo, podem trabalhar com valores um pouco mais diferenciados, mesmo não contando com o famoso milhão de inscritos. Isso devido a que eles falam para um público muito específico, e portanto em teoria, um anúncio direcionado a esse público será muito mais eficiente que um anúncio em outros canais, que podem ter um público mais amplo.

Mas, aqui, trocando em miúdos, vamos listar aqui alguns pensamentos que muitos anunciantes principiantes podem ter e que não funcionam na prática:

  • Posso anunciar com um YouTuber, pagando entre R$100,00 a R$300,00. Pode até ser que você encontre um canal que cobre esses valores, mas isso na prática quase não existe. Os influenciadores digitais cobram segundo seu público, e geralmente seguem padrões já estabelecidos no mercado. Além disso, um anúncio com um canal significa falar de maneira direta com um público que se você escolheu o canal certinho, vai ter muito mais oportunidades de vender seu produto ou serviço.
    Por isso, o anúncio tende a ser mais eficiente. E por isso mesmo, é mais “caro” que outras formas de anúncio. Se você levar em conta o alcance e as vendas que podem ser geradas pelo anúncio, no entanto, ai você vai ver que o anúncio mesmo custando um pouco mais, vai valer a pena. De qualquer forma, saiba que um canal de porte médio a grande, cobra entre R$500,00 a R$1.500,00 ou mais, para fazer um vídeo falando sobre sua marca.
  • Quero anunciar em um canal oferecendo uma comissão pelas vendas geradas. Entenda que os YouTubers não se consideram vendedores e por isso, salvo pouquíssimas exceções, anunciantes que oferecem comissão como pagamento são extremamente mal vistos por eles, inclusive sendo motivo de piadas. Por mais espetacular que seja seu produto, não ofereça comissões, a menos que elas venham acompanhadas de algum pagamento inicial ou de um produto que você vai enviar ao influenciador como parte do pagamento. Mas oferecer comissão é pedir para ser ignorado pelos Youtubers.
  • Vou anunciar e quero pagar bem, mas só pago mediante resultados. Outro “clássico” entre os anunciantes que não conseguem que nenhum YouTuber lhes dê atenção.
    Imagine o seguinte: você vai contratar um ator famoso para anunciar seu produto na TV. Aí você diz pra ele que vai pagar ele segundo as vendas que o anúncio gerar para você. Você acha que ele vai aceitar sua proposta?
    Claro que não! Um ator, que é em sua essência, um influenciador, entende que o anunciante está usando sua imagem, seu poder de influência, para anunciar. Para melhor entendimento. Se você quiser anunciar num Outdoor. Dá pra pagar ao dono do espaço de acordo com os resultados? Você sabe que não. O que você paga é o uso do espaço.
    O mesmo acontece com influenciadores, digitais ou não. Na prática, você está pagando pelo espaço e pela imagem do influenciador. Se o anúncio vai trazer resultados isso é responsabilidade de muitos fatores, principalmente se o produto tem mesmo a ver com o influenciador. Um anúncio num canal é o aluguel de um espaço e de uma imagem. Lembre-se disso.
    Agora, como medir resultados de uma campanha feita com um canal? Disso trataremos num artigo futuro. Não perca!

É caro anunciar com YouTubers?

Vamos fazer umas contas rápidas aqui. Quanto você pagaria para um potencial cliente ver seu anúncio? Quanto você acha interessante? Qual o menor preço possível por uma visualização feita por uma pessoa que tem perfil para comprar teu produto? Vamos pensar aqui num canal com 1 milhão de inscritos e que tem a média de 150.000 visualizações por video. Esse canal está pedindo a você R$1.500,00 para anunciar seu produto. Sabe quanto dá o custo de cada visualização?

Veja 1.500/150.000= 0,01.

Um centavo por visualização! Isso é caro para você? Saiba que dificilmente você consegue esse valor por visualização, se fizer qualquer outro tipo de anúncio na internet em geral. Mas com influenciadores digitais você consegue. Tá vendo?

Claro, influenciadores podem pedir menos ou mais. Como comentamos, isso varia bastante. Então, como escolher bem o canal para anunciar?

Como escolher um canal para anunciar

Primeiro, procure por canais que realmente tenham a ver com seu produto ou serviço. Não se deixe levar pelo “tamanho” do canal, a menos que seu produto seja de aceitação ampla e muitos perfis possam ter interesse nele, como acontece com marcas de refrigerante famosas, por exemplo.
Então, se você quer anunciar um computador por exemplo, procure canais que falam sobre tecnologia e computadores. E nem pense em anunciar roupas em canais de culinária!

Analise as visualizações, esqueça a quantidade de inscritos. Lembre-se que o que vai ajudar a vender seu produto é a quantidade de pessoas que verem seu anúncio, não a quantidade de inscritos que o YouTuber tenha. Inscritos na prática, servem apenas para ego. E ego geramente não vende.

Veja também a interação nos vídeos por parte do público. Os vídeos tem muitos comentários? Os vídeos recebem muitos “likes”? Se sim, isso é sinal de que as pessoas gostam de interagir com o conteúdo. Isso mostra que elas se importam com o que o YouTuber está dizendo. E se ele estiver falando sobre sua marca, então isso pode ser muito bom, certo?

Nem sempre os “grandes canais” são a melhor opção. Como comentamos, muitos YouTubers cobram de acordo com o que acham que vale a quantidade de inscritos que seus canais têm. Mas o que vale para você, anunciante, é a quantidade de pessoas que vai ver seu anúncio.
Por isso, vale a pena ver também opções de canais que tenham menos inscritos, mas muitas visualizações. Atualmente, existem canais por exemplo, com 50 mil inscritos que conseguem ter mais visualizações que muitos canais de 1 milhão de inscritos. E muitas vezes, esses influenciadores costumam cobrar menos e trazer mais resultados. Lógico, nunca descarte anunciar num grande canal, se ele mostrar que tem capacidade de trazer resultados expressivos para você.

Tipos de anúncios comuns com YouTubers

Menção em vídeo: nesse modelo de anúncio, seu produto ou marca é mencionado em algum momento num vídeo do YouTuber, geralmente no início, mas pode ser também no meio ou final do vídeo selecionado para receber o anúncio. Geralmente as menções em video duram entre 30 segundos a 1 ou 2 minutos. Costumam ser mais baratas em comparação com os vídeos dedicados

Videos dedicados: são vídeos em que seu produto vai ser destaque. Pode ser uma análise de seu produto, um “unboxing” (o YouTuber vai desembalar seu produto e registrar suas primeiras impressões) ou um vídeo em que o influenciador vai mostrar curiosidades sobre seu produto. Em outras palavras, vídeos dedicados são vídeos em que seu produto vai aparecer praticamente do começo ao fim do vídeo. Então são mais caros de anunciar, mas podem ser extremamente persuasivos para convencer o público a comprar seu produto.

Recebidos: muito popular principalmente em canais de beleza e estilo de vida, é um tipo de video dedicado, em que o influenciador vai mostrar os produtos que recebeu do anunciante. Em alguns casos, os YouTubers aceitam os produtos como parte ou como o pagamento total pelo anúncio. Isso pode ser interessante para você, em termos de custo e resultado, mas depende muito do produto a ser anunciado também.

Banners: um canal pode criar uma imagem promovendo sua marca ou produto e exibi-la no começo dos vídeos. Às vezes o banner pode aparecer em momentos durante o vídeo também. Esse tipo de anúncio geralmente é mais barato, porque o influenciador não tem que dizer nada sobre seu produto, simplesmente tem que exibir o banner. Em alguns casos eles gravam uma mensagem curta para acompanhar a exibição do banner.

Pago por vídeo, por mês, como funciona?

Você pode escolher! Veja como geralmente acontecem os pagamentos de anúncios:

  • Por vídeo. Você contratou o anúncio, em qualquer formato mencionado acima, para aparecer em apenas um vídeo.
  • Por campanha. Você contratou um pacote de anúncios durante um período de tempo ou em certa quantidade de vídeos.
  • Mensal. Você quer ser patrocinador mensal do canal e que seus anúncios apareçam em todos os vídeos ou quase todos, todos os meses. Esse tipo de anúncio é muito comum com o sistema de banners, e muitas vezes é a opção mais barata também.

Em todos os casos, você deve saber que geralmente o pagamento é feito no momento da contratação e não depois da entrega, no caso dos vídeos por campanha e mensais. Os anúncios por vídeo em muitos casos são pagos depois do anúncio feito, mas mesmo assim o influenciador é quem vai determinar quando quer receber.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a tomar uma boa decisão. E se precisar, nossa agência está aqui para te ajudar. Entre em contato!

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