Saiba como se tornar um influenciador em 2022

Os Influenciadores digitais estão cada vez mais em alta. As marcas querem colaborar com eles para expandir seu alcance e impulsionar conversões. Os seguidores dos influenciadores, por outro lado, esperam conselhos e recomendações de especialistas.

Você está se perguntando como você pode se tornar um? Com a popularidade do marketing de influenciadores, é natural que as pessoas estejam cada vez mais curiosas sobre como se tornar um influenciador.

No entanto, construir e reter uma comunidade de seguidores dedicados não é tão fácil quanto parece ser. Requer um esforço consistente por parte de um influenciador. Antes de discutir algumas dicas úteis sobre como se tornar um influenciador, vamos dar uma olhada mais profunda no conceito de influenciadores social.

Entendendo como funcionam os Influenciadores

Em termos simples, influenciadores são personalidades das mídias sociais com muitos seguidores leais e engajados. A maioria dos influenciadores compartilha uma relação amigável com seus fãs.

Os fãs, por sua vez, muitas vezes consideram esses influenciadores como exemplos e seguem suas recomendações. Na verdade, os influenciadores são frequentemente percebidos como figuras de autoridade ou especialistas em seus respectivos nichos. Quer saber por que eles são tão influentes?

Devido à acessibilidade das plataformas de mídia social, os influenciadores são capazes de estabelecer conexões pessoais com seus seguidores. Ao contrário das celebridades tradicionais, suas vidas não estão envoltas em um ar de mistério. Isso é o que lhes dá influência sobre seu público.

Em vez disso, influenciadores frequentemente revelam um vislumbre de suas vidas pessoais para seus seguidores. Isso é precisamente o que os ajuda a estabelecer laços amigáveis com sua base de fãs.

Influenciadores são celebridades das redes sociais que têm uma certa influência com suas comunidades de fãs.

O fator mais significativo que distingue influenciadores de celebridades de alto perfil é que o primeiro adiciona suas vozes únicas e autênticas ao seu conteúdo. Isso os ajuda a ganhar a confiança e lealdade de seus seguidores. Na verdade, 70% dos millennials afirmam ser mais influenciados por blogueiros do que celebridades.

Quais são as vantagens de se tornar um influenciador?

Quer saber os benefícios de ser um influenciador? Bem, isso é o que vamos discutir nesta seção.

Profissionais de marketing e marcas digitais perceberam a importância de colaborar com influenciadores. A maior vantagem do marketing de influenciadores é que dá aos profissionais de marketing acesso direto à fiel base de fãs de um influenciador.

Também poupa os profissionais de marketing do trabalho de identificar e direcionar o público certo. Essa tarefa meticulosa já foi feita pelo influenciador.

E quem não gosta de ser capaz de impactar a vida de outras pessoas e influenciar suas decisões? E isso é justamente o que os influenciadores fazem, eles influenciam.

Quais são os desafios enfrentados pelos influenciadores?

Hoje, muitas pessoas aspiram a se tornar influenciadores. Parece uma opção lucrativa de carreira e escolha de vida para muitas pessoas. No entanto, por trás de todo o brilho e glamour do perfil de um influenciador nas redes sociais, há um caminhão cheio de trabalho duro e paciência.

Construir e reter um fã fiel seguindo nas plataformas de mídia social não é moleza. Isso está se tornando cada vez mais difícil à medida que mais pessoas estão tentando se tornar influenciadoras.

Assim, ganhar a confiança de seus seguidores é uma tarefa minuciosa. É preciso esforço persistente de sua parte para tornar seu conteúdo autêntico e chamar a atenção do seu público.

E, como influenciador, é preciso ser extremamente cauteloso ao colaborar com marcas. Seus seguidores se tornam leais devido ao toque pessoal e honesto que você adiciona ao seu conteúdo. Bombardeá-los com conteúdo patrocinado pode prejudicar sua reputação como influenciador de mídia social e desengajar seus seguidores.

Se você ainda está tentado a viver a vida de um influenciador, continue lendo para aprender a se tornar um influenciador.

Mas, como você se torna um influenciador?

A vida de um influenciador de redes sociais é invejada por muitos. O que muitas vezes não reconhecemos é o esforço persistente que eles têm que fazer para viver uma vida de luxo e glamour.

A verdade é que não há uma resposta fácil para a questão de como se tornar um influenciador. No entanto, existem certos passos que você pode tomar para orientar seus esforços na direção certa.

Identifique seu nicho

Se você quer se tornar um influenciador, você não pode esperar ser um “especialista em tudo”, com um canal que fala de tudo um pouco. É crucial que você escolha um nicho que se alinhe com sua imagem.

Uma maneira fácil de selecionar seu nicho é avaliar seus pontos fortes e fracos. Escolha um nicho que permita mostrar seus pontos fortes e aprimorar ainda mais suas habilidades.

Decidir sobre um determinado nicho ajudará você a agilizar seu público e adaptar seu conteúdo para se adequar às suas preferências.

Normalmente, ao decidir como se tornar um influenciador, você pode escolher uma das seguintes categorias:

  • Viajar
  • Estilo de vida
  • Moda
  • Alimento
  • Beleza
  • Desportivo
  • Jogos
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Saúde e Fitness

Você não tem que se limitar a apenas uma dessas categorias. Você pode combinar dois ou mais desses nichos. Certifique-se de que os nichos individuais estejam alinhados entre si. Por exemplo, você pode combinar viagens e estilo de vida ou beleza e moda quando você decide sobre o seu nicho.

Não é obrigatório para você manter esses nichos estabelecidos e conhecidos. A chave para se tornar um influenciador de mídia social é adicionar sua voz única a tudo o que você faz. Então, não hesite em experimentar e esculpir seu próprio nicho que permite que você exiba seus pontos fortes, bem como suas peculiaridades.

Escolha sua plataforma

Como influenciadora, você precisa ter uma presença poderosa na internet. No entanto, isso não significa que você deve usar todas as plataformas de mídia social e canais de distribuição lá fora. Dependendo do seu nicho, certas plataformas podem ser mais adequadas para o seu conteúdo do que outras.

Quer saber mais critérios para selecionar uma plataforma?

Você também deve considerar a plataforma que seu público é mais provável de usar. Por exemplo, se o seu público-alvo inclui millennials, você deve concentrar seu esforço no Snapchat e no Instagram. Se você optar por utilizar várias plataformas de mídia social, certifique-se de adaptar seu conteúdo para cada canal.

Embora seja recomendável que você selecione a plataforma mais adequada para o seu conteúdo e público-alvo, você não deve ignorar outros canais de distribuição. Em vez disso, você deve se esforçar para adquirir um conhecimento básico de trabalho de outros canais para que você possa utilizá-los no futuro se a necessidade surgir.

Priorize seu conteúdo

Conteúdo de alta qualidade é talvez a resposta mais potente para a questão de como se tornar um influenciador. É extremamente importante publicar conteúdo único e autêntico que ressoe com seu público.

Na verdade, esta é a única maneira de manter seu público ligado ao seu conteúdo. Independentemente do tipo de conteúdo que você cria, ele deve ser significativo e valioso.

Dependendo do seu nicho e canais de distribuição, você pode escolher diferentes tipos de conteúdo, como postagens em blog, fotos, vídeos, podcasts etc.

É crucial adicionar sua voz de assinatura a cada conteúdo que você criar. Isso é o que vai distingui-lo de outras pessoas que também estão tentando descobrir como ser um influenciador.

É extremamente importante que você encontre a peculiaridade ou traço único que o distingue de outros influenciadores em seu nicho. Depois de identificar essa proposta de venda exclusiva (USP), incorpore-a ao seu conteúdo o máximo possível.

Além de ajudar seu conteúdo a se destacar, isso também estabelecerá sua imagem como influenciador. É aconselhável que você integre esta USP em seu conteúdo patrocinado também.

Ouça seu público

Uma maneira eficaz de garantir que seu conteúdo ganhe tração é criar conteúdo que seu público deseja.

Para obter ideias de conteúdo relevantes, você pode executar uma rápida pesquisa no Google para o seu nicho. Role até o fundo dos resultados de pesquisa para encontrar as palavras-chave de cauda longa que estão sendo usadas pelo seu público-alvo. Você também pode pesquisar plataformas como Quora e Reddit para ter uma ideia do que seu público-alvo está falando.

Se você quer que seu conteúdo atinja um acorde com seu público, você deve ter uma compreensão profunda de sua comunidade de seguidores.

A maioria das plataformas de mídia social tem uma seção de análise que pode fornecer insights significativos sobre seu público-alvo. Você tem acesso a dados demográficos de audiência, como sexo, localização geográfica, ocupação, comportamento on-line etc.

Além disso, você deve prestar muita atenção na seção de comentários de suas mídias sociais e posts no blog. Pode ser uma mina de ouro de ideias de conteúdo fresco que seu público quer ler/assistir. Você também pode realizar pesquisas em canais de mídia social e pedir aos seus seguidores para lhe contar tudo sobre suas preferências e pontos de dor.

Aumenta o seu jogo de hashtag

Se você está se perguntando como se tornar um influenciador e se destacar nele, a resposta é fazer uso criterioso das hashtags certas. Seu conteúdo só se torna valioso e significativo quando atinge o público certo.

Uma maneira eficaz de dar maior visibilidade ao seu conteúdo é adicionando hashtags apropriadas às suas postagens nas redes sociais. Isso é especialmente útil para pessoas que estão apenas começando como influenciadores e precisam aumentar seu público.

Identifique as hashtags mais relevantes e de tendências em seu nicho. Em seguida, use-os em seus posts para obter o seu conteúdo visto por um público totalmente novo que pode ter desconhecimento de sua existência.

Ao usar hashtags, você deve ter cuidado para não inundar suas postagens com outras desnecessárias. Use apenas hashtags que se alinham à sua imagem como influenciador.

Imaginando o que mais você pode fazer? Além de usar hashtags populares, você também pode criar sua própria hashtag exclusiva para ampliar ainda mais seu alcance. Incentive seus seguidores a enviar conteúdo em seus próprios perfis usando suas hashtags de marca. Isso populariza sua hashtag e conscientiza sobre você nas redes sociais de seus seguidores.

Manter a consistência

Publicar conteúdo de alta qualidade regularmente é uma das formas mais eficazes de manter a atenção do seu público. Quando você entrega um bom conteúdo regularmente, isso cria uma sensação de expectativa entre seu público.

Isso, por sua vez, aumenta o engajamento do público e aumenta seu alcance. É aconselhável que você crie uma linha do tempo para todo o conteúdo que planeja publicar nos próximos meses. Você também pode criar uma série semanal ou mensal para manter seu público viciado.

No entanto, você deve garantir que a qualidade do seu conteúdo nunca seja comprometida na tentativa de manter a regularidade. Se surgir uma situação em que você não pode entregar conteúdo na data proposta, publique um post para comunicar isso. Assegure ao seu público que você está trabalhando no conteúdo e ele estará disponível em breve.

Quando você está ficando sem conteúdo de boa qualidade, você pode usar o recurso Stories no Instagram e Facebook. Você pode enviar fotos simples para dar ao seu público uma espiada no seu espaço de trabalho ou sala de estar.

Isso pode ajudar a manter seu público engajado e ajudá-lo a se manter conectado com eles sem passar horas aperfeiçoando um vídeo.

Colabore com outros influenciadores

Quando você está começando, e ainda se perguntando como se tornar um influenciador, fazer parceria com alguém famoso em seu nicho pode ser de grande ajuda. Ele lhe dá acesso à base de fãs deles e permite atraí-los para seus perfis de mídia social.

Você deve ser capaz de oferecer algo de uso para o outro influenciador de mídia social, a fim de tentá-los a colaborar com você. Se os influenciadores maiores parecem fora de alcance, você pode até mesmo fazer parcerias com micros influenciadores que têm pequenas, mas altamente engajadas bases de fãs.

Crie um media kit

Um media kit serve como um portfólio digital para um influenciador. Pense nisso como uma maneira de mostrar às marcas o que você pode ajudá-las a alcançar.

Se uma marca se aproxima de você para colaboração ou você quer lançar uma marca com a qual você gostaria de trabalhar, ter um kit de mídia vai ajudá-lo a se destacar como um influenciador.

Seu media kit deve incluir detalhes como:

  • Introdução sobre você e sua experiência
  • Número de seguidores nas redes sociais
  • Demografia do público
  • Taxa de engajamento
  • Parcerias e depoimentos anteriores da marca
  • Opções de colaboração

Você pode facilmente criar um impressionante kit de mídia on-line com dados e análises em tempo real usando uma plataforma como MediaKits. Ele oferece várias opções de personalização para garantir que seu kit de mídia reflita perfeitamente sua marca pessoal.

Vídeos de perguntas e respostas, Concursos e Sorteios

Se você está se perguntando como se tornar um influenciador com uma comunidade de seguidores devotado, a resposta é mantê-los engajados.

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o engajamento do público é fazendo vídeos respondendo a perguntas que o público enviou a você na plataforma de sua escolha. Além de manter seu público engajado, também ajudará a estabelecer sua expertise em determinados assuntos em seu nicho.

Outra maneira inteligente de melhorar o engajamento é anunciar uma oferta. Normalmente, você oferece aos seus seguidores uma recompensa em troca de curtidas, comentários e compartilhamentos em suas postagens. Você também pode pedir que eles marquem seus amigos no anúncio do sorteio.

Um concurso é semelhante a um sorteio, exceto que os participantes são obrigados a carregar conteúdo específico ou usar sua hashtag de marca para ser elegível para ganhar.

Concursos e sorteios também ajudam você a alcançar um grande público e aumentar seus seguidores. Você pode colaborar com outros influenciadores ou marcas em seu nicho, a fim de torná-los mais eficazes. Certifique-se de especificar claramente as regras, prazo, recompensas etc., e anuncie o vencedor no momento prometido. Uma das melhores respostas para a questão de como se tornar um influenciador é hospedar brindes e concursos para manter seu público engajado.

Invista em transmissões ao vivo

A resposta mais simples para a questão de como se tornar um influenciador é manter uma conexão pessoal com seu público.

A maioria das plataformas, como Facebook, Instagram e YouTube, permite que os usuários entrem ao vivo e compartilhem atualizações em tempo real com seus seguidores. Você pode usar isso a seu favor e dar ao seu público um vislumbre da ação nos bastidores em um evento ou uma festa. Faz com que seus seguidores se sintam mais próximos de você e reforça sua lealdade.

Você também pode hospedar uma sessão AMA ao vivo para se comunicar com seus seguidores em tempo real. Esta é uma estratégia extremamente eficaz para aumentar o engajamento. Ao mesmo tempo, também permite que você tenha uma ideia justa do que seu público gosta/não gosta e espera de você. Certifique-se de notificar seus seguidores sobre a sessão com antecedência.

Responda aos seus fãs

À medida que seu público cresce e mais pessoas começam a apreciar seu conteúdo, é provável que deixem seu feedback em DMs e comentários.

Responder a cada comentário pode ser uma tarefa hercúlea. No entanto, é aconselhável que você responda ao maior número possível. Uma resposta do seu lado valida a confiança que seus fãs colocam em você e faz com que eles se sintam mais conectados a você.

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