SEO para YouTube: o guia completo para posicionar bem seu canal
Cada vez mais os brasileiros estão consumindo vídeos no YouTube e, por consequência, também são criados dezenas de milhares de canais todos os dias. Posicionar bem no YouTube nos dias atuais não é mais uma opção, mas uma obrigação para todo aquele que deseja conseguir resultados com seu canal. Portanto, hoje vou te contar um guia completo de SEO para YouTube.
O YouTube atualmente é similar ao Google. Não apenas pelo Google ser dono da plataforma, mas por funcionar igual a ele.
Antigamente o criador de conteúdo publicava um vídeo e esperava que o YouTube mostrasse para a audiência que o acompanhava (os inscritos). Contudo, hoje as coisas mudaram um pouco.
O que é SEO para YouTube e porquê é importante?
SEO, da sigla em Inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de práticas de posicionamento de vídeos dentro do YouTube.
Como falava anteriormente, na atualidade a plataforma entrega uma parte do conteúdo aos assinantes, mas preza mais por catalogar o vídeo dentro da temática de busca dele do que entregar para 100% da audiência.
O que você quer dizer com isso, Mateus? Que hoje existem dois tipos de forma e entrega de vídeos. Uma é temporal, que tem por objetivo se relacionar com a audiência e mantê-la engajada, assistindo diariamente o conteúdo, e outra de ampliar a base de inscritos.
Existem casos em que o vídeo temporal também pode servir como base para ampliar a audiência. São aqueles conteúdos que estão em alta na semana.
Um bom SEO para YouTube é indispensável porque fornece todas as informações que o robô do YouTube – o famoso algoritmo – precisa para mostrar o seu vídeo exatamente para quem está buscando por ele.
A plataforma coleta diversos dados para classificar do que se trata um vídeo. Desde título do vídeo, descrição, tags, nome do arquivo e legendas geradas automaticamente. Tudo é lido pelo algoritmo, então é muito importante fornecer o máximo de informações possíveis a ele.
SEO para canal no YouTube: dicas importantes
O SEO para canal no YouTube não pode ser feito de qualquer forma e nem se resume a fazer título com o termo de busca. Existem outras coisas que você precisa estar atento. Vamos à elas:
1. Pesquise a palavra-chave antes de pensar em gravar um vídeo
Um dos erros mais comuns quando se está criando um vídeo novo para o YouTube é não pensar no melhor termo de busca para encontrá-lo antes mesmo de gravar algo. Isso porque você precisa estruturar o roteiro de acordo com as palavras mais fortes dentro do tema do seu vídeo.
Por exemplo: antes de começar a escrever este artigo com todas as dicas que vou te passar, eu fiz uma pesquisa de palavras-chave profunda no Google para entender como as pessoas pesquisam por SEO para YouTube e estruturei o conteúdo de forma que tivesse todas as coisas mais importantes. Você deve fazer o mesmo!
Selecione pelo menos os 3 termos mais buscados dentro do tema do vídeo e introduza eles dentro do roteiro para que você possa falar durante a gravação. Lembra que eu te disse que o YouTube faz a legenda do vídeo? Pois é! É assim que ele sabe do que você está falando.
Tá, mas como fazer pesquisa de palavras-chave? Vou te contar duas formas:
- Previsões de Pesquisa no YouTube
A primeira é pesquisar na própria caixa de busca do YouTube. Ele vai te dar algumas sugestões de como as pessoas pesquisam o seu termo dentro da plataforma (foto) e você pode anexá-las no roteiro para falar também. Uma dica é sempre usar o _ na frente do termo para que as previsões sejam mais fiéis.
- Pesquisa pelo Planejador de Palavras-chave do Google
Outra forma eficaz de descobrir se um termo tem muitas buscas no Google e YouTube é pelo planejador de palavras-chave da função de anúncios do Google Ads. Nele, é possível saber a quantidade de pesquisas mensais, se o termo está em alta e também quais são as pesquisas similares. Nós usamos aqui e o resultado é fantástico!
2. Faça títulos atraentes para a audiência
Agora que você selecionou todos os termos que vai usar no seu vídeo, é hora de preparar um título que tenha o termo (neste caso, SEO para YouTube) e que seja atraente para o público.
É muito importante encaixar a palavra-chave no título do vídeo, pois é uma das formas do algoritmo encontrar e categorizar o conteúdo.
Além disso, reserve um tempo para deixar o título chamativo. Uma das métricas mais importantes para determinar se o robô vai ou não vai mostrar o vídeo para muitas pessoas é se a taxa de cliques está baixa ou alta. A média mundial é de 4%, mas pode variar de canal para canal. Nós recomendamos ser pelo menos 4,5%.
Veja nas estatísticas do seu canal qual é a taxa média dos seus vídeos e busque sempre superá-la.
Leia também:
SEO para YouTube: 10 dicas infalíveis
Como classificar mais alto e obter mais visualizações em seu canal do YouTube
3. Faça uma capa chamativa
A capa – ou thumbnail – também é um dos principais elementos. A capa funciona como forma de complementar o que o título do vídeo fala.
Por exemplo, vamos supor que você esteja fazendo um vídeo de bolo de cenoura, e que o título ficou “Como fazer o melhor bolo de cenoura fácil e rápido”. Agora, é hora de complementar e chamar a atenção com uma boa foto nítida, elementos na tela que conversem com quem está buscando por isso. Veja um exemplo a seguir:
4. Escreva uma descrição que converse com o título
Mais uma etapa importante no processo de composição de um bom SEO no seu vídeo.
Segundo o próprio YouTube, a descrição do vídeo é a parte que você mais conversa com o robô da plataforma. Isso porque é na descrição que você escreve do que se trata o seu vídeo. Não adianta nada gravar um vídeo em alta qualidade se não fornecer tudo que o algoritmo precisa para posicionar no termo. Ninguém vai encontrar.
Lembra que te falei no início do artigo que seria importante que você reservasse pelo menos 3 palavras-chave sobre o tema do vídeo que está produzindo? Você deve usá-las na descrição do vídeo.
O recomendável é que a principal palavra apareça nas 3 primeiras linhas, mas não é uma regra absoluta. Tente encaixá-la, mas se não conseguir pode colocar onde quiser, contanto que esteja na descrição.
Vou te dar um exemplo que fizemos em um de nossos vídeos dentro do YouTube. Na ocasião, o vídeo trata sobre ideias para nichos de canais dark no YouTube, e o termo principal é nichos para canal dark.
Veja que na descrição do vídeo, nós usamos o termo principal nas primeiras linhas. Mas mais do que isso, também conseguimos encaixar variações dele na extensão do parágrafo.
Dessa forma, é provável que quando alguém buscar por nichos para canal dark, ideias para canal dark ou simplesmente por canal dark, o vídeo apareça como recomendação.
5. Boas tags também ajudam para um bom SEO de YouTube
Como você identifica que um sapato pertence à categoria de esportes? Pela etiqueta ou seção específica da loja, correto? Da mesma forma funciona o YouTube. Para que ele consiga identificar e mostrar o vídeo para as pessoas certas, é necessário que ele entenda primeiro do que se trata. O recurso de tags é mais um que ajuda o robô a conseguir mais metadados.
Usando o exemplo que falei acima, nesse vídeo, nós utilizamos os termos de pesquisa como tags. Exemplo: nichos para canal dark no youtube, canal dark no youtube em 2022, ideias para canal dark, enfim.
Todos esses termos ajudaram a sinalizar para o algoritmo que estamos falando sobre nichos para canal dark no YouTube.
Dica importante: evite usar termos muito genéricos e pequenos demais, exemplo: canal dark. São muito concorridos. Mas, se você já for referência no segmento, pode usar.
6. Dica bônus: faça uma cadeia de vídeos
Se eu pudesse ter tido uma dica matadora para SEO para YouTube seria essa: tenha uma cadeia de vídeos! É uma excelente maneira de informar para o algoritmo que você é especialista nesse assunto.
Cadeira de vídeos nada mais é do que um apanhado de vídeos sobre o mesmo tema, mas com temáticas diferentes! Por exemplo: supondo que você tenha um canal de dicas de YouTube e fale sobre SEO.
Seria importante que fizesse 3 vídeos sobre SEO para YouTube, mas com dicas distintas em cada um deles. O primeiro você poderia falar sobre 5 dicas importantes para SEO no YouTube, o segundo sobre os erros comuns de quem está fazendo SEO para YouTube e o terceiro quais são as palavras mais concorridas do nicho para o nicho de culinária.
Veja que o tema do vídeo é o mesmo: SEO para YouTube. Entretanto, a temática dos vídeos mudam, conforme necessidade.
Nós fazemos isso aqui na Agência com os clientes e o resultado é excelente!
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