Seu filho quer ser YouTuber? Leia isso antes de decidir o que fazer
“Mãe, quero ser YouTuber”. E agora, o que você, como mãe ou pai vai fazer?
Nem sempre os pais sabem como reagir. Talvez era mais fácil antigamente, quando as crianças só pensavam em ser astronautas, policiais e cantores. Não saber como agir costuma ser a reação dos pais que descobrem que seus filhos querem fazer vídeos na internet, seja para “brincarem de ser YouTubers” ou para ganhar dinheiro mesmo.
Atualmente, muitos dos “heróis” das crianças e adolescentes estão nas redes sociais. Por isso, é normal que eles queiram se inspirar neles quando pensam no que eles querem fazer da vida. E pra falar a verdade, se uma criança é bem supervisionada e orientada, isso pode ser uma excelente experiência de vida.
Com um canal no YouTube, a criança estimula a criatividade e a disciplina (sem disciplina um canal é apenas um hobbie), fora que ela vai desenvolver a arte de falar em público, algo que pode ajudar bastante em outras carreiras que depois ela decida investir. E, para que seu filho possa aproveitar bem as vantagens e benefícios de ser um YouTuber, preparamos este artigo para que você possa ajudá-lo(a). Vamos lá!
Valorize o sonho do seu filho
A primeira coisa que você deve fazer é não demonizar o fato de alguém querer fazer vídeos para o YouTube, ou qualquer outra rede social. Em primeiro lugar, pode ser que seu filho(a) esteja apenas brincando de gravar vídeos, assim como ele brinca ou já brincou com carrinhos ou bonecas. Então, não há muito o que se preocupar. Claro, uma coisa que você deve fazer é sempre estar por perto, vendo como ele “brinca” de gravar seus vídeos. Apenas tenha atenção a esses detalhes:
- Seu filho grava vídeos e também os publica no YouTube ou apenas finge que está gravando? Acompanhe, guardando uma distancia, para não intimidar seu filho, se ele realmente está postando vídeos.
- O que ele está gravando? Suas brincadeiras, tutoriais (crianças fazendo tutoriais são muito divertidas), receitas culinárias, desafios? Veja se o conteúdo gravado possa expor o corpo de seu filho ou por ele em perigo de alguma outra forma.
- Seu filho tem conversado com desconhecidos online? Como pai ou mãe, você tem todo o direito de que seu filho te diga isso. Veja uma forma agradável de perguntar isso a ele, sem dar a impressão que você está dando um sermão nele. Mostre de maneira amorosa, que você se preocupa com ele e que existem muitas pessoas ruins online, inclusive se passando por outras crianças para chamar a atenção de menores, com objetivos perversos.
- Procure assistir a todos os vídeos que seu filho posta e inclusive acompanhar comentários feitos. É verdade que o YouTube desativa a opção de escrever comentários de canais com conteúdo infantil, mas eventualmente alguns vídeos acabam tendo essa opção liberada. Leia os comentários e veja se entre eles não há comentários que possam ser de preocupação, como ameaças, convites inapropriados entre outras coisas.
Agora, com certeza existem coisas muito boas em que seu filho(a). Veja aqui algumas delas:
- Seu filho irá melhorar sua oratória, o que pode ser extremamente útil quando ele for procurar um trabalho ou criar sua empresa.
- Pode ainda aprender uma profissão: você pode incentivar seu filho a desenvolver alguma habilidade que ele já tenha, como consertar coisas, organizar casas, preparar comida entre outras. Isso pode ajudá-lo tanto com seu canal como para depois do canal, se for o caso.
- Criar vídeos sempre exige disciplina e planejamento. E você pode mostrar a importância disso a seu filho, afinal, o conteúdo de um canal precisa ser sempre renovado, assim, seu filho irá aprender a ser disciplinado o suficiente para planejar seus vídeos, gravar no dia certo, se for o caso editar e fazer outros trabalhos referentes a seu canal. Ou seja, o canal de seu filho pode ser um ótimo investimento!
- Pode ajudar a combater a timidez. Nós não somos psicólogos ou algo do tipo, mas temos relatos de crianças que eram tímidas e que ao criarem seus canais, foram aos poucos perdendo a timidez e inclusive passaram a se socializar melhor com outras pessoas.
Por isso, se o seu filho quer fazer um canal no YouTube, apoie o sonho dele. O apoio e a orientação dos pais sobre o que será produzido e apresentado no canal são fundamentais. Dessa forma, também fica mais fácil gerenciar o que ele está fazendo, administrando a situação sem precisar fazer imposições ou colocar regras e limites.
Saiba como fazer um canal no YouTube
Apoie a seu filho, aprendendo a como criar um canal no YouTube. Você pode aprender mais sobre isso clicando aqui.
Participe do processo de criação do canal de seu filho. Dê opiniões sobre nome, assuntos para o canal, claro, sem parecer que você está determinando essas coisas e sim dando sugestões. O ideal é que você seja um dos administradores da conta de seu filho, para poder ter acesso a tudo o que foi postado e comentado no canal.
Esteja atento aos riscos
Mesmo que comentamos sobre os benefícios de se filho ter um canal, você e ele devem saber que existem alguns riscos. Vamos listar alguns deles aqui:
- Contato com pessoas com intenções sombrias. Infelizmente, por mais que o YouTube tem combatido isso, ainda existem pessoas que caçam crianças e adolescentes na plataforma com objetivos ruins.
- Exposição a assédio moral: algum vídeo (ou muitos), podem receber comentários tóxicos e maldosos de outras crianças e até de adultos. Nesse artigo aqui te contamos como lidar com os famosos “haters”.
- Seu filho pode ficar “viciado” em criar e assistir a vídeos. Isso pode afetar seu desempenho escolar e sua vida social. Para combater isso, converse com ele, mostrando a importância de se ter disciplina para tudo, inclusive para criar e ver vídeos.
Como mãe ou pai, é seu trabalho cuidar de seu filho. Como comentamos anteriormente, há muitos benefícios em ser YouTuber, mas como seus filhos são pessoas que estão em crescimento, você deve cuidar para que a experiência deles com o YouTube seja benéfica e positiva.
Ensine seu filho a lidar com frustrações
Não tem como agradar a todo mundo. Isso é fato.
Por essa razão, deixe claro para seu filho que haverá quem não goste do que ele posta na internet. E pode ser que sejam muitas pessoas. Mas ele deve saber que isso não vai acontecer somente no YouTube, na vida também acontece, constantemente.
Então sempre elogie os esforços que seu filho faz para fazer um bom conteúdo e diga a ele que pode ser que algumas pessoas não gostem de algum vídeo. Que ele deve aprender com esses comentários, fazer ajustes no conteúdo dele, melhorar cada vez seus vídeos.
Outra coisa que causa frustração é quando os resultados que esperamos não chegam no prazo que queremos. E para uma criança ou adolescente, isso pode ser ainda mais frustrante. Caso isso ocorra, tranquilize seu filho. Diga a ele que nem todo canal cresce no mesmo ritmo e que é preciso ter paciência e constância. Com o tempo, tudo vai ficar bem!
Claro que também pode acontecer o contrário. Seu filho pode conseguir muitas visualizações em pouco tempo e começar a ser assediado pelos internautas. Explique para ele a importância de não se achar melhor que todos os outros, afinal, a internet também é feita de momentos.
Lei e ordem (mas não nos referimos à série aqui)
Uma coisa que seu filho precisa ter em consideração é que você com mãe ou pai, é responsável por ele. E que ele não deve se meter em problemas com a lei. Existe sim, limites para os famosos vídeos de desafio, em que as pessoas fazem “de tudo” para ter audiência. Nem “tudo” é uma boa para seu filho fazer.
Seu filho também deve saber que não deve usar a internet para atacar a outros. Por isso, atenção se você ver seu filho gravando ou postando conteúdo que ataca a outras pessoas, crianças ou não.
[mailerlite_form form_id=1]
Por isso, se o sonho de seu filho é ser YouTuber, fique tranquilo, porém atento. E claro, sempre é uma boa ideia procurar ajudar profissional. Conheça nossa assessoria para YouTubers, a mais completa do Brasil! CLIQUE AQUI
2 Comments
YouTube vai parar de monetizar vídeos de baixa qualidade para crianças - Warp Media - Agência de YouTubers
26/10/2021
[…] estar atento ao que crianças e jovens veem. Nós já escrevemos um artigo sobre o que fazer se seu filho quer ser YouTuber, e você pode encontrar muitos outros em nosso […]
Quer que seu filho tenha um canal no YouTube? Leia isso antes - Warp Media - Agência de YouTubers
10/12/2022
[…] digitais. Você é um deles? Se sim, leia este artigo até o fim com atenção, antes de decidir colocar seu filho no mundo da influência digital, likes, inscrições, vídeos e […]