Como ter mais visualizações no seu canal: método simples e fácil

Uma das coisas que mais preocupam quem produz vídeos em alguma plataforma, seja YouTube, Instagram, TikTok ou outra com certeza são as visualizações.

Você grava um vídeo atrás do outro, mas parece que as pessoas simplesmente não veem o que você produz. Tem como resolver isso?

Porque não tenho mais visualizações?

Existem várias possibilidades. Aliás, geralmente o problema não está localizado apenas em um ponto. Veja algumas razões pelas quais talvez seu canal não esteja recebendo tantas visualizações como merecia (ou não):

  • Seus vídeos não são interessantes: e veja só, apesar de ser duro dizer isso, você deve sempre verificar se os vídeos que você está produzindo são de interesse. Muitas vezes, um criador de conteúdo pensa e quer criar vídeos para um público, mas fracassa completamente em atingir esse público.
    Por exemplo, imagine um canal que pretende atingir ao público adolescente em geral. Esse canal produz conteúdo tipo “vlog” e paródias de músicas. Parece ótimo pra atingir adolescentes, certo?
    Menos por um detalhe: os vídeos de paródias são de músicas dos anos 80, músicas que em geral, são completamente desconhecidas para esses adolescentes e que inclusive, não são interessantes para esse público. Um exemplo de como uma boa ideia pode ser mal executada. Claro, outros motivos podem fazer com que seus vídeos não sejam interessantes, como sua postura, o tom em que você apresenta os vídeos, a edição, a iluminação entre outros fatores.
  • Você posta um vídeo “quando der na telha”: isso é um problema muito frequênte em canais iniciantes. Alguns canais sonham em ter muitas visualizações, mas postam novos conteúdos de maneira irregular, um vídeo hoje, o próximo em 2 semanas, o seguinte em 3 e assim vai. Desse jeito, você não acostuma seu público (seja ele do tamanho que for) a um horário e o algorítimo das plataformas costuma “perceber” isso. Aí não tem jeito.
  • Seu canal “fala de tudo”: esse também é um problema bem frequente. Pode ser que você tenha vontade de falar sobre muitos assuntos ao mesmo tempo. Aí, em um vídeo, você prepara uma receita de pizza, no vídeo seguinte, você faz uma paródia e no outro uma gameplay. Qual o problema disso?
    O problema é que principalmente no começo, você precisa como que “guiar” o robô da sua plataforma de vídeos (YouTube, Instagram, TikTok etc) para que ele saiba sobre o que se trata seu canal. E não pense que “variedades” é um tema que esse robô entenda bem na hora de classificar seu canal na lista de resultados.
    Principalmente no começo, seu canal precisa de seguir em uma direção. Então, depois que você já tiver um público bem consolidado, aí você poderá variar o conteúdo produzido.
  • Você ignora as Tags, texto de descrição, etc: além de postar seu vídeo, é importantíssimo dar um texto bem completo sobre de quê se trata o vídeo. Além disso, você precisa usar bem as Tags (etiquetas) de vídeo, que sempre devem ter a ver com o assunto do vídeo.
    Se você produz vídeos para o YouTube, também deve se lembrar de usar em todos os vídeos os recursos de “tela final” e os cartões. Tudo isso ajuda bastante.

Ok, mas se você já cuida para que seus vídeos sejam interessantes, já produz vídeos de maneira constante, bem focados e utilizando todas as ferramentas de otimização e mesmo assim você ainda não está tendo o resultado que gostaria. O que fazer? Essa técnica pode te ajudar.

Como ligar um vídeo no outro

Uma técnica simples para conseguir mais visualizações no YouTube ou outras plataformas é ligar o conteúdo de um vídeo com outro ou com vários outros.
Primeiramente, se você já deu um foco para seu canal, já tem um tema central, então essa técnica vai funcionar melhor. Vejamos passo a passo:

  1. Passo 01: planeje vários vídeos sobre certo assunto. Exemplo: um canal de culinária decide fazer vários vídeos sobre como fazer pão.
  2. Passo 02: no final do primeiro vídeo, comente que você vai fazer outra receita de pão, agora usando outra técnica.
  3. Passo 03: no segundo vídeo, na introdução do vídeo, comente que antes desse vídeo, você tem um outro vídeo fazendo pão. Nesse momento, você vai pedir para as pessoas clicarem no card que aparece do lado direito do vídeo, acima, onde elas vão encontrar o link para esse primeiro vídeo (lembre-se de configurar esse card para que isso aconteça). No final do vídeo, você vai comentar que o próximo vídeo você vai ensinar uma receita diferente de pão, agora recheado. Utilize o recurso “tela final” e coloque o link do canal para inscrição e a sugestão de ver o vídeo anterior, que falava do mesmo assunto.
  4. Passo 04: prepare uma sequência de pelo menos 5 vídeos com uma temática parecida. Em cada vídeo, você vai comentar que se trata de uma série, e que as pessoas podem clicar no card para ver o vídeo anterior. No final de cada vídeo, comente com seu público que eles podem clicar nos links de vídeo que estão aparecendo na tela para ver outras receitas de pão. E claro, use o recurso “tela final” e além de por o link de inscrição do seu canal, promova 02 vídeos da série.
modelos de tela final no YouTube

Você pode criar várias “séries” no seu canal, sempre respeitando o tema central do seu canal. Claro, se seu canal for de culinária, você não precisa fazer somente vídeos de “pão”. Mas você pode fazer uma série sobre como preparar de várias maneiras pão, depois você pode criar uma série sobre pastas italianas, outra com bolos, outra com pudins e assim por diante.
Essa é uma forma de fazer com que as pessoas que veem seus vídeos se preparem para ver outros vídeos parecidos. Além disso, essa técnica te ajuda a se posicionar melhor na platafoma de vídeo que você utiliza.

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