YouTube anuncia o fim dos “dislikes” públicos. Veja como afeta a seu canal

Ontem, 10 de novembro de 2021, o YouTube anunciou em seu canal  e também em seu blog o fim da contagem de dislikes, pelo menos para o público em geral. Em breve, você ainda poderá deixar seu “dislike” em qualquer vídeo, porém ninguém vai ver que o vídeo recebeu essa interação, ou a contagem total de “dislikes” que o vídeo recebeu.

Ainda segundo o blog oficial do Youtube, essa é a explicação:

No YouTube, nos esforçamos para ser um lugar onde criadores de todos os tamanhos e origens possam encontrar e compartilhar sua voz. Para garantir que o YouTube promova interações respeitosas entre espectadores e criadores, introduzimos vários recursos e políticas para melhorar sua experiência. E no início deste ano, experimentamos o botão de antipatia para ver se as mudanças poderiam ou não ajudar a proteger melhor nossos criadores de assédio, e reduzir ataques de antipatia — onde as pessoas trabalham para aumentar o número de desgostos nos vídeos de um criador.

Estamos fazendo a antipatia conta privada no YouTube, mas o botão de antipatia não vai embora. Essa mudança começará gradualmente a ser lançada hoje.

Como parte deste experimento, os espectadores ainda podiam ver e usar o botão antipatia. Mas como a contagem não era visível para eles, descobrimos que eles eram menos propensos a atingir o botão de antipatia de um vídeo para aumentar a contagem. Em suma, nossos dados de experimento mostraram uma redução no comportamento de ataque antipático1. Também ouvimos diretamente de criadores menores e aqueles que estão apenas começando que são injustamente alvo desse comportamento — e nosso experimento confirmou que isso ocorre em uma proporção maior em canais menores.

Com base no que aprendemos, estamos fazendo a antipatia contar privada em todo o YouTube, mas o botão de antipatia não vai embora. Essa mudança começará gradualmente a ser lançada hoje.  Fonte: Uma atualização para deslikes no YouTube (blog.youtube)

Segundo o mesmo artigo, os criadores de conteúdo, ou seja, os YouTubers, ainda poderão ver quantos dislikes seus vídeos tiveram, através do “YouTube Studio” porém ninguém mais saberá, além de você, quantas pessoas não gostaram de certos vídeos. Segundo a informação, essa atualização está sendo feita gradualmente, a partir de 10 de novembro de 2021, por isso talvez você ainda veja os dislikes de muitos vídeos até que tudo esteja atualizado.

Curiosamente, o vídeo no canal oficial do YouTube que anuncia o “fim dos dislikes” recebeu até agora mais dislikes do que likes: foram mais de 30 mil dislikes em comparação aos 8 mil likes no vídeo.

youtube

Esse é o vídeo:

O que vai mudar para você, que tem canal no YouTube?

Na verdade, não dá pra dizer que vai mudar alguma coisa. Simplesmente, seus vídeos não contabilizar o desagrado da sua audiência, de maneira pública. Isso pode ser positivo, principalmente no caso de pessoas que se afetam muito ao receber muita rejeição.

Muitas pessoas realmente clicam em “dislike” em um vídeo muitas vezes não porque não gostou do vídeo, mas simplesmente porque não gostam daquela pessoa ou ainda, porque querem promover um ataque contra ela. É sabido de grupos de pessoas que se organizam para dar “dislikes” em vídeos, para mostrar como se opõem a aquela pessoa.

Já para quem utiliza o YouTube em geral, o que poderá acontecer (e é o que o YouTube espera) é a redução das reações negativas em um conteúdo. Uma vez que você não verá o resultado do seu clique no “dislike”, pode ser que você não tenha tanta vontade de clicar nele.

O lado ruim dessa decisão do YouTube

Sim, há um lado ruim nisso tudo. Se o volume de “dislikes” diminuir, empresas que lançam produtos no YouTube talvez não recebam todo o feedback que precisam de seus clientes sobre aquele produto. Recentemente, a Ubisoft, grande produtora de jogos lançou um futuro novo game da franquia Ghost Recon e o vídeo recebeu uma saraivada de “dislikes” absurda, superando e muito, a quantidade de likes. E apesar de isso parecer ruim, na verdade tem seu lado bom. Mostra para a empresa que ela precisa fazer mudanças ou na divulgação do produto, o game no caso, ou no próprio produto. E esses “dislikes” mostraram isso de uma maneira muito forte.

Vídeos campeões de “dislikes” no YouTube

Veja esse outro exemplo de vídeo com mais “dislikes” do que likes. Estamos falando do anúncio do game Ghost Recon Frontline, que apesar de estar muito, muito longe de ser o mais odiado do YouTube, o vídeo é recente e mostra o profundo descontentamento do público ao produto. Com certeza a Ubisoft irá fazer mudanças no game e certamente na apresentação do game, para cativar novamente os fãs dessa franquia lendária de Tom Clancy.

https://www.youtube.com/watch?v=rPoo_7SgyhU&t=8s

Portanto, a função do “dislike” será grandemente enfraquecida por essa mudança. Vai caber ao público se manifestar pelos comentários. Será que as pessoas vão se animar a comentar? Pouco provável, já que para comentar, a pessoa leva mais tempo para interagir e além disso, geralmente ela acaba se identificando. Então o mais provável é que diminua essas interações negativas.

É claro, ninguém gosta de ver interações negativas em seus vídeos no YouTube ou em qualquer outro conteúdo que tenha publicado. Mas em alguns casos, um “dislike” ajuda a que um canal melhore seu conteúdo.

Vejamos os próximos capítulos dessa novela!

A propósito, você é influenciador digital? É ou quer ser um YouTuber? CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços!

2 Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!