Como funciona o algoritmo do YouTube
Para muitos criadores de vídeo, sejam YouTubers profissionais ou marcas no YouTube , o algoritmo do YouTube é um completo mistério – um poder superior que domina a contagem de visualizações, completamente fora de seu controle.
Eles acreditam que não há como entender como o algoritmo do YouTube funciona. Afinal, é um dos segredos mais cuidadosamente guardados da plataforma.
Só que não.
Em um trabalho de pesquisa publicado em 2016, um grupo de engenheiros do Google compartilhou seus planos de como os vídeos poderiam ser exibidos através do mecanismo de recomendação do YouTube para uma melhor experiência do usuário.
Embora não tenha atraído muita atenção na época, ele tem muita relevância para o YouTube de hoje, pois, segundo o diretor de produtos do YouTube , 70% das visualizações do YouTube agora passam por esse mecanismo de recomendação.
Grande parte da discussão sobre como obter visualizações no YouTube se concentra no SEO do YouTube , na promoção de mídia social e na obtenção de inscritos . Embora eles contribuam para a descoberta de seus vídeos, eles não desbloqueiam a maior parte das visualizações que você espera obter do mecanismo de recomendações do YouTube (na página inicial do YouTube e nas sugestões de “recomendado para você”).
Como o algoritmo do YouTube funciona
Neste trabalho de pesquisa publicado pelos engenheiros do Google Paul Covington, Jay Adams e Emre Sargin, eles detalham os sinais que usam para classificar vídeos para recomendações do YouTube:
- Taxa de cliques (a probabilidade de alguém clicar no seu vídeo depois de vê-lo)
- Tempo de exibição (o tempo combinado que os espectadores passam assistindo seus vídeos)
- Quantos vídeos o usuário assistiu do seu canal
- Quão recentemente o usuário assistiu a um vídeo sobre este tópico
- O que o usuário procurou no passado
- Os vídeos assistidos anteriormente pelo usuário
- Informações demográficas e localização do usuário
Os três primeiros sinais são os únicos que você pode influenciar diretamente. O restante depende de fatores fora do seu canal para personalizar a recomendação.
Esses engenheiros do Google afirmam que seu objetivo final de classificação é “geralmente uma função simples do tempo de exibição esperado por impressão. A classificação por taxa de cliques geralmente promove vídeos enganosos que o usuário não conclui (‘clickbait’), enquanto o tempo de exibição captura melhor o engajamento. ”
Alguns podem interpretar isso como significando que a otimização para cliques fará com que você seja penalizado pelo YouTube, mas isso é um grande mal-entendido.
O YouTube está penalizando apenas as táticas de click bait – prometendo antes do clique e fornecendo conteúdo decepcionante depois dele. A taxa de cliques ainda é tão importante como sempre. Você não pode gerar muito tempo de exibição para o YouTube sem receber cliques primeiro, afinal.
Você pode ver essas prioridades refletidas no YouTube Studios : o painel de análise do YouTube.
Na guia Alcance, você pode ver as seguintes métricas, que juntas ilustram a nova ênfase do YouTube na taxa de cliques e no tempo de exibição:
- Impressões: quantas vezes suas miniaturas de vídeo foram mostradas aos espectadores como um vídeo recomendado, na página inicial ou nos resultados de pesquisa.
- Origens de tráfego para impressões: onde, no YouTube, suas miniaturas de vídeo foram mostradas para os espectadores em potencial.
- CTR (taxa de cliques) de impressões: com que frequência os usuários assistiram a um vídeo depois de ver suas miniaturas (com base nas impressões de logon).
- Visualizações de impressões: mede a frequência com que os espectadores assistiram aos seus vídeos depois de vê-los no YouTube.
- Tempo de exibição das impressões: tempo de exibição originário de pessoas que viram seus vídeos e clicaram neles no YouTube.
Repensando “clickbait”: a relação entre a taxa de cliques e o tempo de exibição
Nos últimos anos, você provavelmente viu artigos sobre a guerra do YouTube contra a clickbait, uma vez que a plataforma foi inundada com miniaturas de vídeos enganosas e títulos exagerados tentando manipular o algoritmo.
Como resultado, o pêndulo girou em direção ao tempo de exibição como o principal sinal para garantir a qualidade de um vídeo. Muitos criadores de conteúdo do YouTube reagiram abandonando as táticas que os ajudaram a capturar a atenção enquanto competiam contra as centenas de horas de conteúdo de vídeo carregado a cada minuto no YouTube.
Só que isso também não funcionou.
Em uma sessão de perguntas e respostas sobre como priorizar sinais no algoritmo do YouTube, um dos mesmos engenheiros do Google do artigo mencionado admitiu: “É uma luta constante, porque você está combatendo abusos ao mesmo tempo. Portanto, se você otimiza a taxa de cliques, obtém a isca de cliques e, se otimiza o tempo de exibição, obtém vídeos incrivelmente longos. “
Se um vídeo tem uma alta taxa de cliques, mas gera baixo tempo de exibição, é isca de cliques sem dúvida. Mas se miniaturas e títulos atraentes levam as pessoas a clicar e assistir aos seus vídeos, isso não é justo aos olhos do YouTube – é o ideal.
E isso nos leva ao ponto crucial do meu argumento: se você deseja obter mais visualizações por meio do mecanismo de recomendações do YouTube, precisa otimizar seu canal e seus vídeos para a taxa de cliques e o tempo de exibição.
5 maneiras de obter mais visualizações através das recomendações do YouTube
1. Atenha-se a uma premissa ou formato consistente para o seu canal do YouTube
Muitos canais do YouTube lutam para ganhar força porque tratam o canal do YouTube como um local para fazer upload de todo o conteúdo de vídeo, e não como o lar de uma série de vídeos consistente.
Os canais do YouTube que consideram a consistência são capazes de aumentar de forma sustentável a base de assinantes e a visualização, pois torna mais fácil para as pessoas decidirem assistir a mais conteúdos e se inscrever no canal.
Se você quiser se desviar de sua premissa principal, é melhor fazer isso em um canal separado do YouTube para evitar prejudicar seus próprios esforços.
2. Alimente o mecanismo de recomendação com outras fontes
Os canais mais recentes do YouTube não podem contar com o mecanismo de recomendação para gerar todas as visualizações.
Afinal, as recomendações são baseadas principalmente em como os espectadores visualizaram e interagiram com seus vídeos no passado. O YouTube precisa de dados para basear as recomendações e não há dados sem as pessoas assistindo seus vídeos. Portanto, faça todos os esforços habituais para promover seus vídeos, como:
- Enviando novos vídeos para sua lista de e-mails
- Parceria com a imprensa ou outros influenciadores
- Como promover seus vídeos nas mídias sociais
Mas, acima de tudo, concentre-se no SEO do YouTube e obtenha mais inscritos , não apenas para obter visualizações de vídeo a longo prazo, mas também porque o que um usuário consome repetidamente na plataforma e o que ele assina são sinais-chave que o algoritmo do YouTube usa para faça recomendações personalizadas.
No artigo, os engenheiros observam que “os sinais mais importantes são aqueles que descrevem a interação anterior de um usuário com o item em si e outros itens semelhantes … Como exemplo, considere o histórico passado do usuário com o canal que enviou o vídeo sendo pontuado – como quantos vídeos o usuário assistiu neste canal? Quando foi a última vez que o usuário assistiu a um vídeo sobre esse tópico? ”
Se você conseguir que um novo usuário continue assistindo mais conteúdo depois de clicar em um de seus vídeos, poderá aumentar as chances de seus vídeos serem recomendados para eles na próxima vez que abrirem o YouTube.
3. Crie miniaturas que sejam clicadas
Estabelecemos que a taxa de cliques ainda é importante e que o YouTube priorizar o tempo de exibição é simplesmente uma contramedida contra a isca de baixa qualidade.
Então agora vamos falar sobre o elefante na sala – melhorando sua taxa de cliques – usando duas ótimas fontes de inspiração para miniaturas clicáveis: a guia de vídeos em destaque do YouTube e a Netflix.
Tenha close-ups de rostos emotivos ou cenas de ação
Olhe pelo YouTube e não verá falta de rostos altamente expressivos nas miniaturas de vídeo.
De acordo com um estudo da Netflix sobre o desempenho de obras de arte na plataforma, “as emoções são uma maneira eficiente de transmitir nuances complexas. É sabido que os humanos são conectados para responder aos rostos – vimos que isso é consistente em todos os meios. Mas é importante notar que os rostos com emoções complexas superam as expressões estóicas ou benignas. “
Uma das primeiras tendências também observadas pela Netflix, que vale a pena levar adiante em suas próprias miniaturas, é que a tendência de uma imagem de vencer outras caiu quando ela continha mais de 3 pessoas.
Você pode otimizar suas miniaturas para cliques, incluindo um a três rostos nas miniaturas usando expressões que falam mais alto que palavras.
Siga a “regra dos terços” para compor sua imagem em miniatura
A regra dos terços é uma maneira simplificada de alcançar a “ proporção áurea” , que estudos demonstram minimizar o tempo que leva para o cérebro processar uma imagem.
Esta diretriz de composição da imagem sugere que você posicione seu ponto de interesse não no centro da imagem, mas no primeiro ou no último terço do quadro.
Embora seja mais uma diretriz do que uma regra rígida, o design da miniatura dessa maneira permite chamar a atenção do espectador para a “mensagem” mais importante da sua imagem.
Adicione texto às suas miniaturas
De acordo com um estudo de 2019 da Sandvine , o YouTube agora responde por 37% de todo o tráfego móvel na Internet. Isso também significa que um segmento justo de seus espectadores verá seus vídeos em um dispositivo móvel.
A importância da sua miniatura em relação ao título quase garante que os olhos do usuário sejam atraídos pela miniatura do vídeo primeiro. E então, se acharem a imagem atraente o suficiente, eles lerão o título.
Então, por que não adicionar algum texto à miniatura para ajudar os espectadores a se decidirem?
O texto pode ser o título do seu vídeo ou até apenas algumas palavras relacionadas ao seu gancho. Qualquer que seja a sua escolha, se mais de um terço dos seus espectadores estiverem acostumados a “ler” miniaturas no celular, verifique se suas próprias miniaturas podem comunicar o que é o seu vídeo, mesmo sem o título.
As miniaturas do YouTube podem ser muito semelhantes esteticamente, facilitando assim a visualização rápida de seus vídeos, aumentando as chances de que eles sejam clicados por pessoas que já estão familiarizadas com seu conteúdo.
Se você tem um formato consistente para o seu canal do YouTube, considere marcar as miniaturas para diferenciá-las de outros vídeos recomendados.
4. Incentive os espectadores a ficarem depois que clicarem
Fazer com que as pessoas vejam seus vídeos é uma coisa. Fazer com que eles assistam a um vídeo durante todo o processo é outro.
Felizmente, você pode melhorar sua taxa de conclusão de vídeo (e ganhar mais tempo de exibição) incorporando esse objetivo ao seu processo de criação de vídeo:
- Comece forte e incorpore um “gancho” na introdução do seu vídeo
- Transcreva seus vídeos para que as pessoas possam assisti-los sem áudio
- Ajuste a duração dos seus vídeos de acordo com suas análises (até onde os espectadores realmente chegam antes de sair?)
- Não use a mesma foto por muito tempo ou você pode entediar o espectador (é por isso que os cortes de salto são populares no YouTube)
- Se o seu vídeo for longo, salpique em momentos de interrupção que redirecionam a atenção do espectador quando ele começa a vagar
5. Incentive a observação de compulsões no seu canal
Você também pode otimizar o tempo de exibição no nível do canal, empregando estratégias que envolvem consistência e consumo de vídeo.
Além de ter uma premissa focada para o seu canal do YouTube, que é provavelmente o fator mais importante, algumas outras maneiras pelas quais você pode tornar mais fácil para os espectadores assistirem mais ao seu conteúdo incluem:
- Usando cartões e cartões finais para recomendar manualmente vídeos relacionados
- Vincular a vídeos em listas de reprodução sempre que você compartilhar, para que o próximo vídeo que o usuário assista seja sempre seu
- Desenvolvendo um formato consistente da miniatura para o próprio vídeo – se os espectadores gostarem de um de seus vídeos, eles deverão supor com razão que gostarão de seus outros vídeos.
- Incorporar uma frase de chamariz específica ou até mesmo cenas de outros vídeos para “transmitir” os espectadores diretamente para consumir mais conteúdo.
À medida que o algoritmo do YouTube muda, uma coisa permanece a mesma
O algoritmo do YouTube mudou muito ao longo dos anos, deixando cada vez mais criadores e marcas se perguntando por que os métodos em que eles confiaram não estão mais funcionando.
Mas, à medida que o algoritmo do YouTube evolui, lembre-se de que o objetivo da plataforma permanece o mesmo: atrair mais pessoas para assistir e interagir com mais vídeos no YouTube. E isso não é tão diferente do seu.
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fonte: www.shopify.com
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