Ser YouTuber é profissão? É sim! Saiba quando.

Um fato é que atualmente, milhares de pessoas em todo o mundo ganham dinheiro e vivem da renda gerada pelo YouTube. Mas isso faz da ocupação “YouTuber” uma profissão? Quando é que sim e quando é que não? Vamos te mostrar isso nesse artigo.

Em primeiro lugar, falemos da “origem” do nome “YouTuber”. Em inglês, geralmente títulos e pronomes que terminem em “er” dão desinência a uma pessoa que realiza uma atividade com regularidade, geralmente de maneira profissional. Alguns exemplos: mariner = marinheiro comander = comandante. Mas aqui não é aula de inglês. O que queremos comentar é que, com o sucesso das plataformas sociais online, as pessoas que têm o costume de produzir e publicar conteúdo nelas acabou ganhando o mesmo final “er”. Dessa forma, quem produz para o Instagram se transformou em “Instagrammer”, quem joga de maneira regular se tornou “Gamer” e, claro, os que produzem para o YouTube em base regular, são os “YouTubers”.
Então é normal pensar em quem tem canal no YouTube como um Youtuber, certo? Mas será que todo mundo que tem canal no YouTube é YouTuber?

Quando você NÃO é um YouTuber

Bem, já vimos que ganha a terminação “er” em inglês aqueles que se dedicam de maneira regular a fazer alguma atividade. Isso nos mostra que um YouTuber é alguém que produz conteúdo constantemente para seu canal. Isso indica que ele não vai gravar um vídeo e postar hoje, e o próximo quando “der”. Toda semana em seu canal, vai ter vídeo novo, no mesmo dia e horário.

Também vimos que geralmente os nomes em inglês com final “er” designam profissionais. E isso não é diferente no caso do Youtube. No caso do YouTube, o dono de um canal vê nele um negócio, uma empresa. E como toda empresa, a meta é ter lucro com ela.
Dentro da plataforma vermelha, existem muitos canais profissionais. Um detalhe importante é que nem somente o canal que recebe muito dinheiro de anúncios do YouTube é profissional. Muitas empresas e profissionais usam o YouTube para publicar aulas, demonstrações, apresentações e material corporativo em geral. Esses vídeos podem não receber milhões de visualizações, mas foram feitos com o propósito de promover um negócio, uma empresa ou um profissional, e são produzidos constantemente. Portanto são canais profissionais também.

Então, se você tem um canal no YouTube, mas posta vídeos apenas “de vez em quando” e são vídeos sem nenhum cuidado com edição ou roteiro, não dá pra considerar você um YouTuber. E não tem nada de errado com isso. O próprio YouTube foi criado para que qualquer pessoa pudesse postar o vídeo que quisesse, para qualquer motivo, inclusive, como uma recordação de família, por exemplo.

Ou seja, se seu canal tem conteúdo casual e sem muito compromisso com qualidade e nem uma constância, então você é um usuário do YouTube, mas não um “YouTuber”.

Provas de que você é um YouTuber

Bem, se você leu o que comentamos anteriormente, com certeza você já sabe o que é necessário para se ser um YouTuber:

  • Postar conteúdo constantemente, de preferência no mesmo dia e horário, sempre.
  • Cuidar do conteúdo dos vídeos, para que sejam bons e bem preparados.
  • A edição é bem feita, mesmo que não for cheia de efeitos especiais.
  • Você usa seu canal para fazer dinheiro, seja por meio de anúncios do canal, anúncios que você negociou diretamente ou não, uso corporativo constante entre outros meios de monetização.

Afinal, Youtuber é profissão?

Parece que ficou fácil responder a essa pergunta também não é mesmo? Afnal, se quem vende leite é leiteiro, quem conserta sapatos é sapateiro, quem faz vídeos para o YouTube, de maneira profissional, é YouTuber e é sim um profissional.

Inclusive já existem países que reconhecem a palavra “YouTuber” como uma ocupação profissional, sabia?

Além disso, cada vez mais surgem serviços para essas pessoas. Já existe até graduação universitária como Influenciador Digital! E vários cursos de pós graduação que abordam esse tema. Portanto, existe sim a profissão YouTuber!

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