YouTube para iniciantes: como otimizar seu canal
O YouTube mudou sozinho a maneira como consumimos conteúdo.
Todos nós já ouvimos falar das centenas de horas de conteúdo enviadas todos os dias no YouTube e das bilhões de horas assistidas todos os meses, e é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo .
Outras plataformas de vídeo tentaram seguir o exemplo, mas pouco em comparação com o poderoso mecanismo de conteúdo do YouTube.
Muitos criaram carreiras fora do vlogging e ganharam milhões . Esse fenômeno é simplesmente uma resposta ao comportamento do usuário.
Quanto mais pessoas consomem conteúdo no YouTube, mais anunciantes pagam para colocar suas mensagens no site e mais influenciadores (até os micro) ganham dinheiro.
E embora os dias dourados da criação de dinheiro no YouTube tenham passado um pouco , a oportunidade de indivíduos e marcas se comercializarem efetivamente na plataforma ainda é muito real.
É por isso que muitos recém-chegados ainda estão tentando entrar na cena do vídeo.
De fato, o número de novos canais do YouTube dobrou entre 2017 e 2019, de 15 milhões para mais de 30 milhões. Veja essa tabela do site Tubics (em inglês).
No entanto, muitos que iniciam o vlogging descobrem que seu conteúdo está oculto entre os milhares de conteúdos enviados naquele dia.
Isso acontece ou porque a pessoa não tem o talento para apresentar um canal ou por alguma configuração que seja necessária no canal.
A configuração do canal não é tão direta quanto se pode imaginar.
Veja como qualquer SEO que se preze deve configurar seu canal no YouTube.
Antes de você começar
Sim, você pode apenas mergulhar no YouTube e configurar seu canal (vá para a próxima seção!), Mas a pesquisa estratégica é altamente recomendada.
Primeiro, pergunte-se qual é o objetivo do seu canal.
Se é para promoção individual, quais são seus objetivos?
- Para educar crianças no YouTube ?
- Para ganhar muito dinheiro ?
Como empresa, seu objetivo do canal pode ser simplesmente criar conteúdo atraente e atrair pessoas para sua marca.
Depois de saber qual é o seu objetivo no YouTube, você pode começar a ser estratégico.
Pesquisa de palavras-chave em vídeo
Como outros tipos de otimização de mecanismo de pesquisa, você deve conectar seus próprios temas de conteúdo às ferramentas de pesquisa de palavras-chave, mas verifique o volume de pesquisas do YouTube.
Isso fornecerá idéias e idéias sobre como as pessoas pesquisam tópicos relacionados às suas idéias de conteúdo, além de ajudar a orientar a criação futura de conteúdo.
Ferramentas como o vidIQ podem ajudar na pesquisa de palavras-chave do YouTube, mas é necessária uma assinatura Premium para que os resultados completos sejam exibidos na ferramenta:
Certifique-se de procurar várias frases-chave que descrevem o conteúdo que você deseja criar ou já possui.
Não confie na ferramenta para sugeri-lo para você.
Portanto, digite a descrição básica de uma palavra como “moda” ou “construção” – seja qual for a sua especialidade.
Mas também digite variações com linguagem descritiva, frases com instruções, comentários ou consultas no estilo tutorial.
Por exemplo, “troca de óleo” versus “tutorial de como trocar o óleo em um carro pequeno”.
Pense em quem você deseja assistir ao seu canal do YouTube e o que eles procurariam lá.
Lembre-se de que nem todo mundo que termina em um vídeo do YouTube iniciou sua jornada nessa plataforma.
Por exemplo, alguém que pesquisar “a melhor maneira de manter uma escada” pode fazê-lo primeiro no Google e depois clicar no vídeo que aparece para esta consulta (mas nem todas as consultas mostram os resultados do vídeo).
Como os resultados da placa de vídeo estão disponíveis na pesquisa do Google, você também deve procurar o bom planejador de palavras-chave no Google Ads para fazer uma pesquisa tradicional de palavras-chave.
Isso expandirá sua estratégia de aquisição, facilitando a coleta de novos espectadores e inscritos de canal.
Pesquisa Competitiva
Depois de ter uma lista decente de pesquisa de palavras-chave, conecte essas mesmas consultas ao YouTube para ver qual dos seus concorrentes está classificado.
Você pode até ver os mesmos concorrentes aparecendo repetidamente para as consultas que você deseja que seu conteúdo apareça.
Estude o que esses principais canais fizeram com seu conteúdo e tente tornar seu conteúdo ainda mais atraente.
- Seus concorrentes usam música em seus vídeos?
- Eles têm marcas consistentes nas miniaturas?
- Quanto tempo duram os vídeos deles?
Responda a essas perguntas claramente antes de comprar um bastão de selfie.
Você também pode usar extensões como o Tube Buddy para ver quais tags seus concorrentes usam nos vídeos deles.
Com isso instalado, você verá esses tipos de informações quando clicar na guia Tags do vídeo de um concorrente.
Os números verdes mostram a classificação deste vídeo no YouTube para essa consulta de tag.
Desenvolvimento de Conteúdo
Agora que você sabe para quais tópicos criar conteúdo, com algumas dicas fortes de como fazê-lo com sucesso, você pode começar a filmar!
Tente depositar algumas semanas de conteúdo antes de iniciar, para poder postar de forma consistente quando começar.
Isso envolverá os inscritos no canal e ajudará no desempenho geral do canal (mais sobre isso posteriormente).
Instruções de configuração de canal para iniciantes no YouTube
Não é preciso muito mais do que uma conta do Gmail para abrir um canal do YouTube .
Usando uma conta do Gmail, qualquer pessoa pode acessar o YouTube para curtir (ou não gostar) vídeos, comentar, se inscrever em outros canais e obter recomendações personalizadas de conteúdo com base nas preferências de navegação.
Faça login no computador ou no celular e preencha suas informações.
Você terá que selecionar se você é uma empresa ou um indivíduo.
Qualquer pessoa pode abrir uma conta do YouTube e iniciar um canal. Responda a esta pergunta no que se refere à sua situação.
A diferença é que as contas comerciais (às vezes chamadas de marca) permitem criar outro nome para o canal e compartilhar o gerenciamento com outros usuários do Gmail.
Os vloggers aspirantes podem abrir um canal usando o mesmo processo, mas dando um passo adiante.
Para abrir um canal, os usuários precisam participar de uma ação no YouTube que requer uma conta como comentar, fazer upload de um vídeo ou criar uma nova lista de reprodução.
Se você não possui um canal, será solicitado a criar um:
Depois que sua conta for criada, você deverá verificá-la usando um código enviado ao seu telefone.
O Google diz que pode levar até 15 minutos para recebê-lo, mas pode ser que você receba antes.
Depois que sua conta for verificada, você saberá que foi bem-sucedida porque verá esta mensagem encorajadora:
A verificação da sua conta fornece acesso a recursos que, de outra forma, você não conseguiria usar, mesmo que seu canal ainda estivesse ativo.
Por exemplo, você não pode usar miniaturas personalizadas sem a verificação oficial da conta.
A seguir, veja como são os recursos do canal antes da verificação da conta:
Veja como são esses mesmos recursos após a verificação:
Com o seu canal do YouTube verificado, agora você pode começar a trabalhar, começando pelo básico.
Passe o mouse sobre a seção Sobre e clique em editar para preenchê-la com uma descrição de 1.000 caracteres sobre seu canal. Você também pode incluir sua localização, informações de contato, site e links de mídia social.
Em seguida, você pode alterar o banner em segundo plano exibido na parte superior do seu canal, mas apenas em um dispositivo para computador.
Vá para o perfil do seu canal e clique no ícone no canto superior direito do banner.
Você será solicitado a enviar uma imagem do seu computador ou de outra fonte.
As dimensões recomendadas de 2.560 x 1.440 pixels são fornecidas nesta tela, mas observe que 2.560 x 423 pixels são as dimensões máximas seguras para texto e logotipos para não serem cortados em tamanhos variados de dispositivos.
Você pode e deve adicionar links de mídia social ao seu banner também, se disponível.
Para fazer isso, volte para a seção Sobre e clique no grande botão azul “Personalizar canal”.
Você verá uma seção “Links” expansível na parte inferior, onde você pode adicionar até 5 links.
Você pode escolher quantos desses links realmente serão exibidos no banner do seu canal do YouTube.
Depois de preencher os links, eles aparecerão no banner do seu canal da seguinte maneira:
Você pode preencher a descrição e o local do seu canal na mesma seção.
Para editar a miniatura real do seu canal, faça isso no painel de controle do Google Sobre mim , criado automaticamente ao lado da sua conta.
Arquitetura de canal
Depois que o básico do seu canal do YouTube estiver em vigor, você poderá começar a enviar conteúdo.
Seus vídeos enviados serão automaticamente agrupados em “Vídeos”, a menos que você os organize.
Os bons profissionais de marketing sabem sempre dar o seu melhor, e no YouTube, isso significa garantir que seus melhores vídeos sejam listados primeiro.
Se você não tem idéia de quais vídeos são melhores, pode esperar, medir e decidir.
Caso contrário, inclua-se na pesquisa de palavras-chave e no senso comum.
Os vídeos que estão segmentando palavras-chave e nos quais você valoriza mais a produção têm maior probabilidade de desempenho.
Organize o melhor conteúdo de acordo com o tema e faça o upload deles como listas de reprodução.
Para criar uma nova lista de reprodução, acesse o YouTube Studio enquanto estiver conectado à sua conta ou clique no grande botão azul “YouTube Studio” de dentro da sua conta (ao lado de “Personalizar canal”).
Selecione “Listas de reprodução” no menu do lado esquerdo:
Você será levado para a janela onde poderá criar novas listas de reprodução.
Ao clicar no botão “Nova lista de reprodução”, você poderá atribuir um título à sua lista de reprodução e decidir se é pública.
A criação de listas de reprodução bloqueadas permite que os criadores de conteúdo iniciantes experimentem o conteúdo da lista de reprodução antes de publicá-lo.
As listas de reprodução são especialmente úteis para quem tenta classificar no YouTube, mas o mecanismo e o algoritmo não funcionam da mesma maneira que a pesquisa .
Material bônus: otimizando seu novo canal do YouTube
Como profissionais de SEO, nos preocupamos mais com o desempenho de qualquer tipo de canal de conteúdo e a aquisição de novos olhos do que o próprio canal.
Perguntamos: qual é o sentido de ninguém encontrá-lo?
A otimização deve ser incorporada à configuração do seu canal para que você possa ter sucesso.
Você pode otimizar seu canal em geral, listas de reprodução e envios individuais, então vamos nos aprofundar nos três.
Otimização geral do canal
Se você deseja otimizar seu canal em geral, precisará saber quais métricas o YouTube usa . Aqui está um rápido resumo:
- Tempo de exibição : a quantidade total de minutos assistidos no seu canal
- Porcentagem média de visualizações + Duração média da visualização + Retenção de público : quanto tempo, em média, seus vídeos conseguem reter um espectador
- Quantas vezes as pessoas assistem seus vídeos ou partes deles
- Envolvimento : com que frequência as pessoas comentam, gostam, compartilham ou se inscrevem no seu vídeo
Saber o que o YouTube está procurando significa que você pode trabalhar com isso com sua estratégia de conteúdo de vídeo.
O Google fornece alguns indicadores adicionais para aumentar especificamente o tempo de exibição .
Por exemplo, se seu conteúdo é incrível e você obtém muitos compartilhamentos, atrai muitos inscritos, seu tempo de exibição aumenta e o YouTube provavelmente vai ajudar a amplificar seu conteúdo com a sugestão de IA.
E você sabe o que isso significa … mais inscritos, mais tempo de exibição e assim por diante.
Otimização da lista de reprodução
Pense em listas de reprodução como páginas de sites individuais quando se trata de otimização.
Cada lista de reprodução deve ter apenas um tema.
Então, digamos que o tema da sua primeira lista de reprodução seja carros.
Crie um punhado de vídeos com esse tema para poder iniciar a lista de reprodução de carros.
Use sua pesquisa de palavras-chave para ver quais vídeos você deve criar e, em seguida, crie a lista de reprodução com os vídeos que segmentam as palavras-chave relacionadas a carros de maior volume primeiro na lista de reprodução.
Isso ajudará a atrair a maior quantidade de usuários e, com sorte, mantê-los assistindo.
Outras técnicas para manter o interesse em seu canal (depois de atrair alguém para lá) são:
- Use os recursos da Comunidade do YouTube para:
- Promover conteúdo antigo.
- Provocar novo conteúdo.
- Use o Google Analytics como o Socialblade para descobrir o que os assinantes que não fazem parte do canal mais gostam no seu conteúdo.
Você sempre deseja manter os visitantes assistindo, para poder aumentar suas métricas de tempo de exibição (e o resto), sinalizando ao YouTube que você cria conteúdo que vale a pena assistir.
Quando o YouTube entender isso, o mecanismo de recomendação deles poderá começar a listar seus vídeos para os espectadores, e é assim que muitos canais realmente decolam.
Tenha cuidado, porém. Tentar burlar o sistema e otimizar demais funcionará contra você.
Por exemplo, o preenchimento de palavras-chave por uma lista de reprodução pode causar um aviso da comunidade à sua conta e, após três avisos, seu canal pode ser completamente removido do YouTube.
O mesmo vale para a otimização de vídeo individual.
Otimização de vídeo individual
Cada vídeo que você envia deve ser feito estrategicamente.
Às vezes, os vloggers criam um vídeo sobre algo que ninguém jamais pesquisou antes e se torna viral porque o conteúdo é interessante.
No entanto, mesmo vídeos sem palavras-chave ainda precisam de otimização.
Aqui está uma lista de verificação que você pode usar para otimizar todos os vídeos do YouTube criados a partir de agora:
Lista de verificação de otimização de vídeo do YouTube:
Veja algumas dicas que o guru da otimização do YouTube, Derral Eves , dá para a boa otimização de um canal:
- Se aplicável, coloque sua palavra-chave no nome do arquivo de filme (separado por traços), no início do título e na descrição, mas não use palavras-chave!
- Os títulos dos vídeos devem ter um som natural.
- Inclua uma descrição de vídeo com pelo menos 250 palavras, com qualquer página de destino associada no início, para que fique sempre visível.
- Nunca numere seus vídeos. Se necessário, adicione-o à primeira parte da descrição, mas não no título real.
- Nunca coloque sua marca no título, pois os espectadores já sabem a sua marca no canal.
- Use tags nos seus vídeos para sinalizar sua relação com outros vídeos como ele. Mas não use tags em excesso, pois você poderá arriscar uma strike na comunidade.
- Crie uma marca nos seus vídeos para que você apareça na sua marca, deixando os títulos de 100 caracteres com informações mais valiosas para o espectador.
- Faça o upload do seu vídeo em 4K, com uma proporção de 16: 9 no formato MP4, idealmente, mas recomendo consultar este guia para obter práticas recomendadas no tamanho e dimensão do vídeo do YouTube. Há muita frustração e posts escritos sobre isso.
- Sua miniatura deve estar visível em formatos menores e também deve se destacar! Miniaturas melhores podem aumentar o envolvimento do usuário no YouTube.
- Inclua uma transcrição de texto de cada vídeo e / ou legendas para que o conteúdo seja rastreável e acessível.
- Não pague para promover seu vídeo no YouTube até depois de divulgá-lo organicamente. Os vídeos populares nunca são um canal pago.
- Fixar vídeos no topo que você deseja promover. A posição faz com que eles tenham mais visualizações, o que resulta em maior tempo de exibição e maior potencial do que todos os outros vídeos em seu canal para serem promovidos pelo mecanismo de recomendação do YouTube.
Luzes, Câmera, Upload
Use este tutorial para ajudar você a configurar seu canal do YouTube corretamente, mas também reserve um tempo para otimizar seus pés.
O conteúdo do vídeo não é algo que deva ser inserido de ânimo leve.
Para fazê-lo bem e fazer certo, é preciso compromisso e muitas horas de edição.
A produção de vídeo pode ser demorada, cara ou ambas.
Portanto, se você tiver problemas para configurar uma conta do YouTube, faça-o porque você tem o necessário para se tornar um vlogger incrível.
E você precisará estar se quiser competir por visualizações no segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo.
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