Agência de YouTubers: leia isso antes de contratar
Então, você decidiu investir na carreira de influenciador digital, criando conteúdo para o YouTube. Você já leu bastante sobre o assunto, já escolheu uma temática para seu canal e o nome também.
E como você quer que seu canal funcione como uma empresa, você viu que o ideal é trabalhar com uma equipe, de preferência, composta por profissionais. Mas o que uma agência de YouTubers pode ou não fazer por você?
O que uma agência de YouTubers NÃO faz (nem deve prometer):
- Resultados “mágicos”: mesmo contratando profissionais, você deve desconfiar e muito de profissionais e agências que te prometam que você vai ter resultados rapidamente, logo no primeiro mês.
Antes de crescer, um canal precisa estar bem estruturado. Muitas pessoas nos procuram pedindo para “divulgar” seu canal, pensando que é isso que falta para o canal crescer. Ledo engano! Nós já comentamos aqui no blog e vamos falar novamente. Se seu canal precisa melhorar coisas importantes como conteúdo e edição, divulgar ele vai ser a pior coisa que você pode fazer. Vai apenas mostrar pra mais pessoas o ruim que é seu canal no momento. Então o primeiro a se fazer é “arrumar a casa”, e aí com tudo bem estruturado, arrumado e bem definido, fazer divulgação.
Nenhuma agência responsável pode prometer que em poucos dias seu canal, sem importar como ele esteja agora, vai crescer bastante. Desconfie de quem te prometer isso! - Ter criatividade por você: isso infelizmente é um problema frequente. Há pessoas que imaginam que a agência tem que fazer o conteúdo dele, não apenas dar ideias, mas desenvolver a matéria, cabendo ao cliente apenas apresentá-lo em seu canal.
Lembre-se que um influenciador digital é também chamado de “criador de conteúdo” por uma razão, e sabe qual é? Criar conteúdo! Nós já escrevemos aqui como você pode fazer para ter ideias para conteúdos, se perdeu esse artigo, você pode clicar AQUI para ver. A responsabilidade por criar conteúdo é sua como influenciador. A equipe da agência pode e deve te orientar sobre os melhores temas, mas o conteúdo em si deve partir de você, sempre. É parte de seu trabalho! - Garantir prazos para que seu canal monetize ou vá “do zero ao sucesso”. Sabe a razão disso? Simples, em primeiro lugar cada canal tem um amadurecimento único. Aliás uma coisa que você nunca deve fazer é comparar o crescimento do seu canal com outros, principalmente se o tema do outro canal não for relacionado ao seu. Mas isso é assunto para outro artigo. O ponto é que um canal, devido a uma série de fatores (carisma do apresentador, conteúdo estar em alta, ganhar visibilidade em outros meios importantes de comunicação, etc) pode viralizar e se tornar popular rapidamente. Um exemplo interessante é o canal Treta News, que no primeiro ano de existência atingiu a marca de 1 milhão de inscritos. Por outro lado, conhecemos influenciadores muito bons que hoje tem mais de 3 milhões de inscritos e que levaram 4 anos para atingir 1 milhão de inscritos.
O que a agência pode e deve fazer é trabalhar com carinho e profissionalismo. Isso garante que seu canal vai crescer sim, mas no ritmo correto e da maneira certa.
O que uma agência de YouTubers PODE e DEVE fazer
- Ser transparente com seu cliente, sempre. A melhor coisa é trabalhar sem esconder opiniões importantes, ou pareceres que podem fazer diferença, mesmo que sejam incômodos. Como profissionais, nós temos que informar a você quando tudo vai bem, assim também como quando algo não vai bem no seu projeto. Só assim haverá base para melhoras. Então, se há algum problema, seja com alguma coisa nos vídeos, seja com algo relacionado a estratégia ou qualquer outra coisa, isso precisa ser comentado com você, sempre.
- Orientar, sempre! O que mais o cliente precisa é de orientação, inclusive, é pra isso mesmo que a agência existe. E isso deve ser constante. Um cliente não pode ser abandonado por sua agência, contatado apenas de vez em quando e de maneira superficial.
- Se guiar por um plano de comunicação, que deve ser revisto e ajustado sempre que for necessário. Isso garante que o atendimento seja bem planejado e bem executado, gerando satisfação para o cliente.
- Oferecer equipe com várias habilidades. Isso permite que seu canal seja cuidado em todos os aspectos.
Aqui na Warp, fazemos assim…
Aqui na Warp Media, nossa meta é cuidar do sonho de pessoas. Quem nos procura tem o desejo de, ou começar a realizar seu desejo de se tornar influenciador, ou de se profissionalizar como influenciador. Seja como for, veja os serviços que oferecemos a nossos clientes:
- Edição de vídeos
- Desenvolvimento de capas para vídeos e outros elementos gráficos
- Suporte para desenvolvimento de temas para seu canal
- Otimização dos vídeos, com técnicas modernas de SEO (Otimização dos motores de busca)
- Campanhas de divulgação do seu material
- Gerenciamento de suas redes sociais
- Conectamos seu canal com possíveis anunciantes
- Assessoria de comunicação.
Bem, se você está lendo esse artigo, pode ser que você esteja pensando em procurar ajuda profissional. Quer conhecer nossos pacotes de serviço? CLIQUE AQUI para ver. Vamos trabalhar juntos!
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