Tem como seu canal crescer “do dia pra noite”? Entenda aqui

shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape
shape

“Quero que meu canal cresça logo!”

“Por que o canal do fulano já tem tantos inscritos e o meu ainda não?”

“Será que esse ano eu chego ao milhão de inscritos?”

Você já fez algumas dessas perguntas acima? Pode ser que sim, principalmente se você quer muito crescer no YouTube rapidamente, assim como a maioria das pessoas que começam um canal por lá.
Mas tem muita coisa que você precisa saber antes de querer “rushar” seu sucesso no YouTube, de maneira descontrolada. Vamos ver nesse artigo alguns detalhes que podem prejudicar você, caso você seja apressadinho. Vejamos.

Crescer rápido, mas o que é rápido para você?

Uma coisa é certa. É verdade que existem canais que começam e em um mês já têm milhares de inscritos. Como é que eles conseguem (e você não)?

Bem, em primeiro lugar, nós já falamos aqui detalhes que podem prejudicar seu canal. Mas mesmo que você esteja fazendo tudo direitinho, o sucesso que você quer pode vir num prazo diferente do que você tem em sua cabeça.

Pense nesses fatores aqui:

  • Temática do canal: existem assuntos que, dependendo da maneira em que foram apresentados, geraram mais interação e com isso, mais crescimento que outros. Nunca compare “pêras com laranjas”. Se seu canal é sobre culinária, jamais pense em comparar com o crescimento que outro canal que você acompanha, de games, que está de alguma forma crescendo mais que o seu. Cada canal é uma história diferente, mesmo inclusive, que os dois canais tiverem a mesma temática.
  • Será que um canal que está crescendo subitamente, está fazendo alguma coisa “do lado negro da força”? Como você deve saber, hoje existem muitas formas de fazer crescer um canal, de maneira artificial e perigosamente contra as regras do YouTube. Uma pessoa que esteja disposta a investir algumas centenas de reais em “compra” de visualizações” por exemplo, vai conseguir um resultado que chamamos de “resultado cosmético”: apenas para manter aparência de sucesso. E tenha uma certeza: milhares de canais fizeram, fazem ou vão fazer isso em algum momento, ou em muitos momentos.
    E mesmo que não tem como acusar um canal de estar comprando resultados, isso pode sim, ter acontecido.
  • Rede de relacionamento poderosa: algumas pessoas, mesmo sendo desconhecidas, têm contatos ou até amizades com grandes influenciadores digitais. Quando elas decidem criar seus canais, esses amigos ilustres podem dar um apoio muito poderoso, que é divulgar o canal da pessoa para seu público, às vezes até mesmo fazendo alguma promoção envolvendo sorteio de algo ou alguma premiação.
    Outras pessoas fazem parte de grandes comunidades nas redes sociais, como grupos no Facebook, onde pode ser que elas já tenham certo grau de influencia. Quando criam um canal, e o divulgam nessas comunidades, o crescimento pode ser acelerado, principalmente no começo.
  • Vídeo viral: o dono de um canal, até então desconhecido pode decidir produzir um vídeo com um assunto do interesse de milhões de pessoas, assunto esse que está sendo discutido em todas as partes e que no momento da postagem do vídeo, existe pouco conteúdo publicado no YouTube. Ele posta o vídeo no momento certo, com o assunto certo. Resultado: o vídeo viraliza! Isso acontece muito no YouTube, geralmente o canal começa a ser conhecido por muitas pessoas e começa uma escalada até se tornar um canal com grande público. O segredo é saber qual é um assunto que esteja fazendo sucesso e que ao mesmo tempo, exista pouca informação sobre ele no YouTube. Pra isso, é essencial estar atento às novidades e produzir conteúdo rápido.

Muitos canais de sucesso hoje demoraram mais de 1 ano para serem canais de renome. Alguns levaram alguns anos. Já outros conseguiram centenas de milhares de inscritos em poucos meses.

Assim, cada canal tem seu tempo. Claro, você sempre pode acelerar o processo, com boas práticas e com apoio profissional, se você puder contratar.

Mas então, como crescer mais rápido?

Primeiro, você pode tentar seguir essas dicas AQUI, AQUI E AQUI. Além disso, você deve tentar isso:

  • “Espalhe a palavra por aí”: se você tem canal, então mostra pra todo mundo que você tem. Afinal, se você tem vergonha de mostrar seu conteúdo, então alguma coisa já está mal no seu pensamento para com seu canal. Nas redes sociais, peça pra todos os seus contatos se inscreverem e compartilharem seus vídeos. Em grupos onde é permitido divulgar canais, vai lá “vender seu peixe”. E no WhatsApp a mesma coisa: coloque o link dos vídeos novos na atualização temporária de perfil, comente com os contatos por meio de listas de transmissão, enfim. Distribuia seu conteúdo!
  • Experimente anunciar. O YouTube tem um sistema de anúncios nativo, que pode te ajudar a conseguir mais visualizações e inscritos. E não é muito caro!
  • Produza bastante conteúdo relevante. Capriche nos assuntos dos vídeos, sem esquecer a edição e a thumbnail. E lembre-se que esse conteúdo tem que ser constante, sem falhar nenhuma semana.
  • Experimente produzir mais contéudo. Se você posta um video por semana, que tal aumentar a dose? Quanto mais conteúdo houver, melhor posicionado seu canal poderá estar, se todos os vídeos forem de uma mesma temática.
  • Procure ajuda especializada. Às vezes o que você precisa é de orientação profissional. Imagine contar com uma equipe que vai tomar conta das edições, calendário editorial, thumbnails, divulgação, enfim, tudo para que sua única preocupação seja gravar seus vídeos? Bem, se você ficou interessado, CLIQUE AQUI pra conhecer nossa proposta.

Se você tem realmente o desejo de ser profissional como influenciador digital, seja persistente e constante na produção de conteúdo. Vai com tudo que dá certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Vamos conversar?
Oi, tudo bem?
Como podemos apoiar a seu projeto? :D
Powered by